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Rua Júlio Parigot, 483 - Vila AntonietaSOBRADO LINDO NOVO E MUITO AREJADO COM 2 SUÍTES, 1 SALA GRANDE, 1 COZINHA, 2 VAGAS, 1 QUINTAL ,PRÓXIMO A BANCOS ITAÚ, BRADESCO, ACADEMIA BLUE FIT, SUPERMERCADO CARREFOUR,LANCHONTES MAC DONLDS, HABIB´S, BURGER KING,PRÓXIMO AO SHOPPING ARICANDUVA FÁCIL ACESSO A RADIAL LESTE, FÁCIL ACESSO AO AEROPORTO DE GUARULHOSSão Paulo - SPSOBRADO LINDO NOVO E MUITO AREJADO COM 2 SUÍTES, 1 SALA GRANDE, 1 COZINHA, 2 VAGAS, 1 QUINTAL ,PRÓXIMO A BANCOS ITAÚ, BRADESCO, ACADEMIA BLUE FIT, SUPERMERCADO CARREFOUR,LANCHONTES MAC DONLDS, HABIB´S, BURGER KING,PRÓXIMO AO SHOPPING ARICANDUVA FÁCIL ACESSO A RADIAL LESTE, FÁCIL ACESSO AO AEROPORTO DE GUARULHOS
Rua Danton Vampre, 151 - Jardim MaringáSOBRADO EXCELENTE COM 2 SUÍTES,2 Suítes com armário planejado, Sala de estar, Sala de jantar, Cozinha planejada, 3 Banheiros, 2 Vagas de garagem, Churraqueira e Área Goumert com cobertura de Vidro e abertura automática. * Box de Vidro nas Suítes * Portão Automático com motor Jetflex (Abertura e fechamento em 4 segundos) e Trava Eletromagnética * Câmeras de Segurança * Cerca Elétrica * Guarda Corpo de Vidro Área Construída 84 Mts Área Útil 140 Mts Metragem Frente 3,34 Fundo 25 M,COM ÓTIMA LOCALIZAÇÃO PRÓXIMO AO HOPPING ARICANDUVA,PRÓXIMO A TRAVESSA DA AV. ITAQUERA é Distrito dentro da Subprefeitura de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo O distrito vem sendo beneficiado, assim como Guaianases, por vários investimentos sociais do governo estadual e municipal, de modo que obteve significativa melhora em sua infraestrutura. Dentro de seus limites passa a avenida Jacu Pêssego, obra com projetos de extensão até o Grande ABC, na porção meridional, e até o município de Guarulhos, na porção setentrional. Em Itaquera, estão localizados a Arena Corinthians e a Obra Social Dom Bosco - Itaquera,[2] uma associação civil beneficente, filantrópica e religiosa, sem fins lucrativos. História Colonização Por volta de 1620, apareceram as primeiras referências à "Roça Itaquera", localizada nas proximidades do Aldeamento de São Miguel.[3] No final do século XVII, a região passou a ser citada como povoamento de São Miguel, no fim do século XVIII, como território da freguesia da Penha e por último como bairro do distrito de São Miguel Paulista. Em 1920, passou a ser um distrito autônomo.[4] Desenvolvimento O desenvolvimento do distrito se deu, em grande parte, sob a forma clássica de loteamentos e vilas. Em 1837 existiam apenas três grandes extensões de terras: Fazenda Caguaçu, também conhecida como Fazenda do Carmo, que pertencia a uma ordem religiosa chamada Província Carmelitana Fluminense (daí a origem dos nomes - Carmosina, Fazenda do Carmo, Parque do Carmo e Jardim Nossa Senhora do Carmo e da própria igreja matriz no centro do bairro), Sítio Caguaçu, que pertencia ao doutor Rodrigo Pereira Barreto, onde foi feito o primeiro "loteamento" ocorrido na região, com lotes de 10.000 metros quadrados cada um, vendidos como áreas de veraneio e chácaras (área compreendida entre o Hospital Planalto e o Rio Jacu).Sítio da Casa Pintada - cuja casa sede foi retratada por Debret, teve um cunho mais popular. Os compradores fizeram casas no local e ergueram uma capela em louvor a Santa Ana, surgindo assim a Vila Santana.A Fazenda Caguaçu teve uma parte vendida para o engenheiro Oscar Americano, parte esta que compreendia a área do Jardim e do Parque do Carmo. Na área remanescente a Companhia Pastorial e Agricola. Este fez um loteamento de cunho popular e urbano plenamente planejado (um dos primeiros da Zona Leste de São Paulo) no que hoje conhecemos como Vila Carmosina e fez loteamentos de cunho rural, na área hoje conhecida como Colônia Japonesa. Em 1875, um acontecimento moldou o desenvolvimento econômico da região: a inauguração da Estação de Trem de Itaquera pelo ramal da Estrada de Ferro Central do Brasil. O impacto da chegada da estrada de ferro foi enorme, propiciando o transporte de seus moradores a outras regiões e das mercadorias produzidas em Itaquera ao centro de São Paulo. Ao redor da estação se consolidou um pujante centro comercial. A partir da década de 1920, imigrantes japoneses passaram a residir nas glebas rurais existentes na região. A principal atividade econômica dessas famílias era a produção de pêssegos em uma extensa área circundante à Mata do Carmo. No transcorrer do século XX, processos econômicos foram aos poucos substituindo as áreas de roçado por vilas e loteamentos. Grandes levas populacionais, sobretudo do Nordeste assentaram-se na região, atraídas pelos terrenos baratos e pela estação de trem, que permitia o deslocamento rápido até o centro do município. Bairro de Itaquera Até o início da década de 1980, Itaquera era um distrito com pouca infraestrutura urbana, e sua população era composta de operários e trabalhadores assalariados no comércio e no ramo de serviços. Foi nessa época que surgiram as primeiras favelas da região. A partir de 1980, no entanto, a construção dos conjuntos habitacionais (conhecidos como Cohabs) potencializou a explosão demográfica de Itaquera. O primeiro deles, o Cohab José Bonifácio, foi inaugurado em 1980 pelo então presidente João Batista Figueiredo e se localiza em um enorme terreno ao lado das plantações de pêssegos. Após a inauguração do primeiro conjunto habitacional, vários outros foram construídos, sendo rapidamente povoados. A população pressionou o poder público por serviços essenciais de saúde e educação, sendo em parte atendida, uma vez que até hoje a prestação de serviços públicos é deficitária. Nesse momento, o distrito contava com 1.247.239 habitantes e por meio do processo migratório, sem precedentes, por conta do programa de habitação popular da COHAB atingiu 2.380.783 de habitantes em 2010. Em fevereiro de 1987, uma batida entre dois trens próximo à estação de Itaquera causou mais de 70 mortes, sendo este o maior acidente ferroviário da história de São Paulo. Em setembro de 1988, a chegada do metrô referendou Itaquera enquanto centralidade da zona leste. Em 1995, o então prefeito Paulo Maluf inaugurou a Avenida Jacu-Pêssego, que atravessa o distrito de ponta a ponta. Em 2000, a inauguração da linha de trem Itaquera-Guaianases serviu para desativar o trajeto da antiga estrada de ferro, tirando a linha férrea do centro do distrito e do local da batida dos trens. Atualmente Em 2004, sobre o traçado da antiga linha de trem foi inaugurada a Nova Radial Leste. Enquanto tramitava o processo de tombamento da antiga estação, memória histórica do distrito, uma ação silenciosa da prefeitura a demoliu, em 2004. Em 2007, influenciado pelo aquecimento do comércio na região, foi inaugurado o Shopping Metrô Itaquera, ao lado da estação de metrô Corinthians-Itaquera. No mesmo período, começou a ser inaugurada uma série de edifícios de padrão médio, voltados às demandas da classe média. Obras viárias no entorno da Arena Corinthians. Em 2010, é anunciada a construção da Arena Corinthians, que foi construído em um terreno de 197 095,14 metros quadrados na Zona Leste, ao lado da Estação Corinthians-Itaquera do Metrô e da CPTM, onde situava-se, desde a década de 1980, o centro de treinamento para as categorias de base do Corinthians. Na área no entorno da arena, foi estabelecido pelo governo o "Polo Institucional de Itaquera",[5] onde foram implantadas unidades da Escola Técnica Estadual (ETEC) e da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC).[6] Após o torneio mundial de futebol, serão criados ainda um fórum; uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); um quartel da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros; um centro de convenções; um parque ecológico e uma nova rodoviária.[7] O terminal urbano de ônibus da região também foi ampliado em 40%. A área externa da Arena Corinthians, um dia antes da abertura da Copa do Mundo. Entre as obras viárias construídas para a região consistem na abertura de uma nova avenida de ligação norte-sul, no trecho entre as avenidas Itaquera e José Pinheiro Borges (Radial Leste), incluindo as transposições em desnível sobre as linhas do Metrô e da CPTM; uma nova avenida, articulando a ligação norte-sul com a avenida Miguel Inácio Curi, junto à adutora da SABESP existente; adequação viária no cruzamento da avenida Miguel Inácio Curi com a avenida Engenheiro Adervan machado; além de novas alças de ligação no cruzamento do Complexo Viário Jacu Pêssego com a Radial Leste. O valor total investido no empreendimento foi de 548,5 milhões de reais, sendo 397,9 milhões do governo do estado e 150,6 milhões de reais da prefeitura para desapropriações e compensações ambientais. A estimativa é de que a abertura da Copa do Mundo FIFA de 2014 traria cerca de 30 bilhões de reais ao longo de 10 anos para o município de São Paulo. Estação Corinthians-Itaquera do Metrô de São Paulo A Arena Corinthians está localizada a 19 quilômetros a leste do centro da cidade e a 21 km de distância do Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos. A estação de metrô mais próxima é a Corinthians-Itaquera, a 500 metros do estádio. Ela se conecta a uma estação de trem com o mesmo nome. A estação de metrô Artur Alvim está a 800 metros de distância. Se todos os usuários embarcaram em trens para deixar o estádio, ele estaria vazio em 30 minutos.[8] Em jogos do Mundial um trem expresso ligou a Luz e a Estação Corinthians-Itaquera da CPTM, fazendo a viagem em 17 minutos.[9] Após a Copa do Mundo, estudos[quais?] iriam determinar se o serviço seria mantido. As estações de metrô e de trem podem lidar com 100 mil passageiros por hora. Cada trem do metrô pode transportar 1 600 passageiros e tem um intervalo de 85 segundos.[10] O local tem 1 620 vagas de estacionamento cobertas e 929 vagas de estacionamento ao ar livre, com mais 2 214 espaços fornecidos pelo Shopping Metrô Itaquera.[11] Há 61 linhas de ônibus que param perto da Arena Corinthians.[12] Verticalização Segundo Dados do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) confirmam a expansão do mercado imobiliário na região do estádio. Em 2022, o distrito ficou em sexto lugar na lista de distritos com o maior número de lançamentos residenciais, que registrou a criação de 2.065 apartamentos até setembro do ano de 2022[13] Transporte O distrito é Atendido pelas estações, Corinthians-Itaquera,da Linha 3 Vemelha, e Linha 11 Coral, do Metrô de São Paulo, e da CPTM, respectivamente, e a Estação Dom Bosco, da Linha 11 Coral, além de um Terminal de ônibus Principais Vias Avenida Jacu Pêssego/Nova Trabalhadores, Av Maria Luiza Americano que hoje vem se transformando em ponto de alimentação e gastronomia, pizzarias, restaurantes, Rua Sabbado D'Ângelo, onde é possível encontrar escolas, delegacias, restaurantes, supermercados e outros serviços. Outras vias são: Rua Augusto Carlos Baumann, Avenida dos Campanellas que leva até o bairro de Artur Alvim, e a Rua Virgínia Ferni que liga a Cohab até a Radial Leste, além das avenidas Radial Leste e Avenida Itaquera Geografia Relevo O distrito de Itaquera localiza-se na porção oriental do Estado de São Paulo. A estrutura geológica da área é constituída de rochas muito antigas do tipo cristalino. A região é constituída por morros com altitudes que variam entre 700 e 800 metros de altitude. Hidrografia O principal rio que banha a área de Itaquera é o Jacu. A área é servida por uma densa rede de rios todos afluentes e sub-afluentes do Tietê. São rios pouco expressivos, sendo os principais eixos: Jacu, Itaquera e Aricanduva. Indicadores sociais Os Indicadores sociodemográficos do censo de 2012 apontam um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio de 0,795 que o coloca na 76ª posição entre os distritos do município. IDH's do ano 2012[14] IDH - médio: 0,795 IDH - renda: 0,735 IDH - longevidade: 0,743 IDH - educação: 0,908 A média da idade do Itaquera é 36,1 anos. Em se tratando de níveis sociais, na população do distrito há um predomínio da Classe C, pesquisa feita no ano de 2008 pela Folha de S.Paulo. Segundo dados da Rede Nossa São Paulo, datados do ano de 2022, a idade media para morrer em Itaquera é de 65,3 anos, Sendo um pouco abaixo da média da cidade, que é de 68,1[15] Classes Sociais [16] Classe A 1 % Classe B 33 % Classe C 58 % Classe D 6 % Classe E 1 % Distritos Limítrofes São Miguel Paulista e Vila Jacuí (Norte). Lajeado (Leste). José Bonifácio (Sudeste). Cidade Líder e Parque do Carmo (Sul). Artur Alvim e Ponte Rasa (Oeste). Escudo de Armas do Distrito de Itaquera Em 20 de Dezembro de 2016 foi publicado no Diário Oficial do Município de São Paulo o projeto de lei Nº 16.596 de 15 de Dezembro de 2016, que oficializa a Bandeira e Brasão de Itaquera.[17] Brasão de Itaquera As Grandes Armas do Distrito de Itaquera são assim descritas: Sobre um manto de arminho com as cores nacionais, representando os séculos e a grandeza que cobrem Itaquera, aberto por dois cetros cruzados com o orbe em ouro, que representam as forças que compunham o Distrito em sua história e, ao mesmo tempo, a estrada de ferro que cruzou o distrito e marca o início de seu desenvolvimento em meados do século XIX, repousa o escudo de armas do Distrito de Itaquera formado pelos seguintes elementos: 5 escudetes distribuídos em seu corpo, onde cada cor representa um continente, representando a população que forma Itaquera. Chefe, em esmalte blau onde em seu Cantão destro e sinistro está o sol e a lua, respectivamente, que indicam que o brasão é considerado com força e poder permanentes, de dia e noite, para todo o sempre. Indica ainda que está sujeito a um poder mais alto, celestial. No alto, um escudete em ouro com linhas onduladas cravadas em prata e esmalte azul, representando os rios que cortam a região; Sobre o campo em ouro, no Flanco destro, assenta um escudete blau com um castelo de pedra em ouro que representa as primeiras fundações de Itaquera. No coração ou centro do escudo, um escudete em esmalte vermelho, representando as vitórias alcançadas pela nossa gente com uma árvore em ouro, representando as nossas matas e florestas locais. No Flanco esquerdo, um escudete em esmalte verde, e um cruzeiro em ouro, ambos representando a fé em Deus; Contra chefe em prata com um escudete em esmalte negro, representando firmeza e obediência, com um leão rampante em ouro, que representa a nobreza, a constância e o poder. Encimando o Brasão, uma coroa mural em prata de 4 torres, representando a condição de Distrito de Itaquera. Em listel de prata, livre no escudo, inscreve-se, em blau, a legenda Itaquera, no centro.[4][18] A Bandeira de Itaquera é assim descrita: esquartelada de verde e amarelo, representando as cores nacionais, um losango branco que representa ao mesmo tempo a riqueza e a paz, com quatro estrelas azuis em seus vértices, representando estas últimas os distritos que formam Itaquera. Dentro do Losango as Pequenas Armas de Itaquera. E AV. WALDEMARCARLOS PEREIRA E A 2 MIN.DA AV. ARICANDUVA,PRÓXIMO DA VILA DALILA,PRÓXIMO A VILA TALARÍCO,ÁCIL ACESSO AS MARGINAIS,FÁCIL ACESSO A RADIAL LESTE,FÁCIL ACESSO AO AEROPORTO DE GUARULHOS Um dos principais HUBs da América Latina, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, foi inaugurado em 20 de janeiro de 1985. Em 1989, iniciou a operação da segunda pista, com 3,7 mil metros de extensão. Quatro anos mais tarde, em 1993, concluiu a primeira expansão com a abertura do Terminal 2. Em 2001, passou a ser chamado de Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos - Governador André Franco Montoro. No ano de 2004, foi concluída a modernização da torre de controle. Já em 2012, foi inaugurado o Terminal 4, hoje chamado de Terminal 1. E em 6 de fevereiro do mesmo ano foi concedido à iniciativa privada. O consórcio formado pelas empresas Invepar e ACSA (Airports Company South Africa) foi anunciado como vencedor do leilão de concessão. O contrato foi assinado em junho de 2012 por um período de 20 anos, formando a Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., que responde por 51% da participação acionária, e se soma aos 49% da estatal Infraero. Durante o período de transferência operacional, em 15 de novembro de 2012, o aeroporto ganhou uma nova marca: GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo. Em 2014, inaugurou o moderno Terminal 3, com 192 mil metros quadrados, construído em tempo recorde: 1 ano e 9 meses de obra. Em novembro de 2015, os terminais foram renumerados e os antigos terminais 1 e 2 foram unificados, tornando-se o atual terminal 2 e o antigo terminal 4 o atual terminal 1, melhorando a lógica de organização dos terminais e facilitando o deslocamento dos usuários no GRU Airport.Destinos internacionais a partir do GRU AirportGRU AIRPORT EM NÚMEROS ILS (Instrument Landing System): Categoria III-AHoras de operação: 24 horas em todos os terminaisÁrea total do aeroporto (cerca patrimonial): 11.905.056,52 m2 Área total do aeroporto (cerca operacional): 5.883.000 m2Área total de pátio: 975.513,18 m2 Pistas de pouso / decolagem: 301.500 m² - 10R/28L com 3.000 m x 45 m e 10L/28R com 3.700 m x 45 m, homologada para operação de aeronaves de Código F (A380) Taxiways: 485.632,1 m² Slots disponíveis por hora: 60 Posições de estacionamento para aeronaves: 115 posições (considerando o mix de aeronaves possível, conforme a declaração de capacidade); Pontes de embarque: 51 Tipos de aeronave: Códigos A, B, C, D, E e F (incluindo 747-800 e A380) Coordenação das posições: ATA level 2 Airport Balcões de check-in: 320 e mais 48 balcões de recheck-in; Terminal 1: 34 Terminal 2: 186 Terminal 3: 100 Portões de embarque: 95 Terminal 1: 11 Terminal 2: oeste 29/ leste 23/ total 52 Terminal 3: 32Confira as prinicipais entregas do GRU Airport, desde que assumiu a administração do aeroporto em fevereiro de 2013. Fevereiro/2013Maio/2013Julho/2013Agosto/2013Outubro/2013Março/2014Abril/2014Maio/2014Maio/2014Junho/2014Fevereiro/2015Junho/2015Agosto/2015Outubro/2015Outubro/2015Novembro/2015Dezembro/2015Janeiro/2016 Panther GRU Airport recebeu seu primeiro Panther, caminhão de combate a incêndios, utilizado nos maiores aeroportos do mundo. Fomos o primeiro aeroporto no Brasil a importar um Panther. Em abril de 2014 recebemos o segundo caminhão 6x6, reforçando ainda mais nossa cultura de segurança.São Paulo - SPSOBRADO EXCELENTE COM 2 SUÍTES,2 Suítes com armário planejado, Sala de estar, Sala de jantar, Cozinha planejada, 3 Banheiros, 2 Vagas de garagem, Churraqueira e Área Goumert com cobertura de Vidro e abertura automática. * Box de Vidro nas Suítes * Portão Automático com motor Jetflex (Abertura e fechamento em 4 segundos) e Trava Eletromagnética * Câmeras de Segurança * Cerca Elétrica * Guarda Corpo de Vidro Área Construída 84 Mts Área Útil 140 Mts Metragem Frente 3,34 Fundo 25 M,COM ÓTIMA LOCALIZAÇÃO PRÓXIMO AO HOPPING ARICANDUVA,PRÓXIMO A TRAVESSA DA AV. ITAQUERA é Distrito dentro da Subprefeitura de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo O distrito vem sendo beneficiado, assim como Guaianases, por vários investimentos sociais do governo estadual e municipal, de modo que obteve significativa melhora em sua infraestrutura. Dentro de seus limites passa a avenida Jacu Pêssego, obra com projetos de extensão até o Grande ABC, na porção meridional, e até o município de Guarulhos, na porção setentrional. Em Itaquera, estão localizados a Arena Corinthians e a Obra Social Dom Bosco - Itaquera,[2] uma associação civil beneficente, filantrópica e religiosa, sem fins lucrativos. História Colonização Por volta de 1620, apareceram as primeiras referências à "Roça Itaquera", localizada nas proximidades do Aldeamento de São Miguel.[3] No final do século XVII, a região passou a ser citada como povoamento de São Miguel, no fim do século XVIII, como território da freguesia da Penha e por último como bairro do distrito de São Miguel Paulista. Em 1920, passou a ser um distrito autônomo.[4] Desenvolvimento O desenvolvimento do distrito se deu, em grande parte, sob a forma clássica de loteamentos e vilas. Em 1837 existiam apenas três grandes extensões de terras: Fazenda Caguaçu, também conhecida como Fazenda do Carmo, que pertencia a uma ordem religiosa chamada Província Carmelitana Fluminense (daí a origem dos nomes - Carmosina, Fazenda do Carmo, Parque do Carmo e Jardim Nossa Senhora do Carmo e da própria igreja matriz no centro do bairro), Sítio Caguaçu, que pertencia ao doutor Rodrigo Pereira Barreto, onde foi feito o primeiro "loteamento" ocorrido na região, com lotes de 10.000 metros quadrados cada um, vendidos como áreas de veraneio e chácaras (área compreendida entre o Hospital Planalto e o Rio Jacu).Sítio da Casa Pintada - cuja casa sede foi retratada por Debret, teve um cunho mais popular. Os compradores fizeram casas no local e ergueram uma capela em louvor a Santa Ana, surgindo assim a Vila Santana.A Fazenda Caguaçu teve uma parte vendida para o engenheiro Oscar Americano, parte esta que compreendia a área do Jardim e do Parque do Carmo. Na área remanescente a Companhia Pastorial e Agricola. Este fez um loteamento de cunho popular e urbano plenamente planejado (um dos primeiros da Zona Leste de São Paulo) no que hoje conhecemos como Vila Carmosina e fez loteamentos de cunho rural, na área hoje conhecida como Colônia Japonesa. Em 1875, um acontecimento moldou o desenvolvimento econômico da região: a inauguração da Estação de Trem de Itaquera pelo ramal da Estrada de Ferro Central do Brasil. O impacto da chegada da estrada de ferro foi enorme, propiciando o transporte de seus moradores a outras regiões e das mercadorias produzidas em Itaquera ao centro de São Paulo. Ao redor da estação se consolidou um pujante centro comercial. A partir da década de 1920, imigrantes japoneses passaram a residir nas glebas rurais existentes na região. A principal atividade econômica dessas famílias era a produção de pêssegos em uma extensa área circundante à Mata do Carmo. No transcorrer do século XX, processos econômicos foram aos poucos substituindo as áreas de roçado por vilas e loteamentos. Grandes levas populacionais, sobretudo do Nordeste assentaram-se na região, atraídas pelos terrenos baratos e pela estação de trem, que permitia o deslocamento rápido até o centro do município. Bairro de Itaquera Até o início da década de 1980, Itaquera era um distrito com pouca infraestrutura urbana, e sua população era composta de operários e trabalhadores assalariados no comércio e no ramo de serviços. Foi nessa época que surgiram as primeiras favelas da região. A partir de 1980, no entanto, a construção dos conjuntos habitacionais (conhecidos como Cohabs) potencializou a explosão demográfica de Itaquera. O primeiro deles, o Cohab José Bonifácio, foi inaugurado em 1980 pelo então presidente João Batista Figueiredo e se localiza em um enorme terreno ao lado das plantações de pêssegos. Após a inauguração do primeiro conjunto habitacional, vários outros foram construídos, sendo rapidamente povoados. A população pressionou o poder público por serviços essenciais de saúde e educação, sendo em parte atendida, uma vez que até hoje a prestação de serviços públicos é deficitária. Nesse momento, o distrito contava com 1.247.239 habitantes e por meio do processo migratório, sem precedentes, por conta do programa de habitação popular da COHAB atingiu 2.380.783 de habitantes em 2010. Em fevereiro de 1987, uma batida entre dois trens próximo à estação de Itaquera causou mais de 70 mortes, sendo este o maior acidente ferroviário da história de São Paulo. Em setembro de 1988, a chegada do metrô referendou Itaquera enquanto centralidade da zona leste. Em 1995, o então prefeito Paulo Maluf inaugurou a Avenida Jacu-Pêssego, que atravessa o distrito de ponta a ponta. Em 2000, a inauguração da linha de trem Itaquera-Guaianases serviu para desativar o trajeto da antiga estrada de ferro, tirando a linha férrea do centro do distrito e do local da batida dos trens. Atualmente Em 2004, sobre o traçado da antiga linha de trem foi inaugurada a Nova Radial Leste. Enquanto tramitava o processo de tombamento da antiga estação, memória histórica do distrito, uma ação silenciosa da prefeitura a demoliu, em 2004. Em 2007, influenciado pelo aquecimento do comércio na região, foi inaugurado o Shopping Metrô Itaquera, ao lado da estação de metrô Corinthians-Itaquera. No mesmo período, começou a ser inaugurada uma série de edifícios de padrão médio, voltados às demandas da classe média. Obras viárias no entorno da Arena Corinthians. Em 2010, é anunciada a construção da Arena Corinthians, que foi construído em um terreno de 197 095,14 metros quadrados na Zona Leste, ao lado da Estação Corinthians-Itaquera do Metrô e da CPTM, onde situava-se, desde a década de 1980, o centro de treinamento para as categorias de base do Corinthians. Na área no entorno da arena, foi estabelecido pelo governo o "Polo Institucional de Itaquera",[5] onde foram implantadas unidades da Escola Técnica Estadual (ETEC) e da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC).[6] Após o torneio mundial de futebol, serão criados ainda um fórum; uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); um quartel da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros; um centro de convenções; um parque ecológico e uma nova rodoviária.[7] O terminal urbano de ônibus da região também foi ampliado em 40%. A área externa da Arena Corinthians, um dia antes da abertura da Copa do Mundo. Entre as obras viárias construídas para a região consistem na abertura de uma nova avenida de ligação norte-sul, no trecho entre as avenidas Itaquera e José Pinheiro Borges (Radial Leste), incluindo as transposições em desnível sobre as linhas do Metrô e da CPTM; uma nova avenida, articulando a ligação norte-sul com a avenida Miguel Inácio Curi, junto à adutora da SABESP existente; adequação viária no cruzamento da avenida Miguel Inácio Curi com a avenida Engenheiro Adervan machado; além de novas alças de ligação no cruzamento do Complexo Viário Jacu Pêssego com a Radial Leste. O valor total investido no empreendimento foi de 548,5 milhões de reais, sendo 397,9 milhões do governo do estado e 150,6 milhões de reais da prefeitura para desapropriações e compensações ambientais. A estimativa é de que a abertura da Copa do Mundo FIFA de 2014 traria cerca de 30 bilhões de reais ao longo de 10 anos para o município de São Paulo. Estação Corinthians-Itaquera do Metrô de São Paulo A Arena Corinthians está localizada a 19 quilômetros a leste do centro da cidade e a 21 km de distância do Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos. A estação de metrô mais próxima é a Corinthians-Itaquera, a 500 metros do estádio. Ela se conecta a uma estação de trem com o mesmo nome. A estação de metrô Artur Alvim está a 800 metros de distância. Se todos os usuários embarcaram em trens para deixar o estádio, ele estaria vazio em 30 minutos.[8] Em jogos do Mundial um trem expresso ligou a Luz e a Estação Corinthians-Itaquera da CPTM, fazendo a viagem em 17 minutos.[9] Após a Copa do Mundo, estudos[quais?] iriam determinar se o serviço seria mantido. As estações de metrô e de trem podem lidar com 100 mil passageiros por hora. Cada trem do metrô pode transportar 1 600 passageiros e tem um intervalo de 85 segundos.[10] O local tem 1 620 vagas de estacionamento cobertas e 929 vagas de estacionamento ao ar livre, com mais 2 214 espaços fornecidos pelo Shopping Metrô Itaquera.[11] Há 61 linhas de ônibus que param perto da Arena Corinthians.[12] Verticalização Segundo Dados do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) confirmam a expansão do mercado imobiliário na região do estádio. Em 2022, o distrito ficou em sexto lugar na lista de distritos com o maior número de lançamentos residenciais, que registrou a criação de 2.065 apartamentos até setembro do ano de 2022[13] Transporte O distrito é Atendido pelas estações, Corinthians-Itaquera,da Linha 3 Vemelha, e Linha 11 Coral, do Metrô de São Paulo, e da CPTM, respectivamente, e a Estação Dom Bosco, da Linha 11 Coral, além de um Terminal de ônibus Principais Vias Avenida Jacu Pêssego/Nova Trabalhadores, Av Maria Luiza Americano que hoje vem se transformando em ponto de alimentação e gastronomia, pizzarias, restaurantes, Rua Sabbado D'Ângelo, onde é possível encontrar escolas, delegacias, restaurantes, supermercados e outros serviços. Outras vias são: Rua Augusto Carlos Baumann, Avenida dos Campanellas que leva até o bairro de Artur Alvim, e a Rua Virgínia Ferni que liga a Cohab até a Radial Leste, além das avenidas Radial Leste e Avenida Itaquera Geografia Relevo O distrito de Itaquera localiza-se na porção oriental do Estado de São Paulo. A estrutura geológica da área é constituída de rochas muito antigas do tipo cristalino. A região é constituída por morros com altitudes que variam entre 700 e 800 metros de altitude. Hidrografia O principal rio que banha a área de Itaquera é o Jacu. A área é servida por uma densa rede de rios todos afluentes e sub-afluentes do Tietê. São rios pouco expressivos, sendo os principais eixos: Jacu, Itaquera e Aricanduva. Indicadores sociais Os Indicadores sociodemográficos do censo de 2012 apontam um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio de 0,795 que o coloca na 76ª posição entre os distritos do município. IDH's do ano 2012[14] IDH - médio: 0,795 IDH - renda: 0,735 IDH - longevidade: 0,743 IDH - educação: 0,908 A média da idade do Itaquera é 36,1 anos. Em se tratando de níveis sociais, na população do distrito há um predomínio da Classe C, pesquisa feita no ano de 2008 pela Folha de S.Paulo. Segundo dados da Rede Nossa São Paulo, datados do ano de 2022, a idade media para morrer em Itaquera é de 65,3 anos, Sendo um pouco abaixo da média da cidade, que é de 68,1[15] Classes Sociais [16] Classe A 1 % Classe B 33 % Classe C 58 % Classe D 6 % Classe E 1 % Distritos Limítrofes São Miguel Paulista e Vila Jacuí (Norte). Lajeado (Leste). José Bonifácio (Sudeste). Cidade Líder e Parque do Carmo (Sul). Artur Alvim e Ponte Rasa (Oeste). Escudo de Armas do Distrito de Itaquera Em 20 de Dezembro de 2016 foi publicado no Diário Oficial do Município de São Paulo o projeto de lei Nº 16.596 de 15 de Dezembro de 2016, que oficializa a Bandeira e Brasão de Itaquera.[17] Brasão de Itaquera As Grandes Armas do Distrito de Itaquera são assim descritas: Sobre um manto de arminho com as cores nacionais, representando os séculos e a grandeza que cobrem Itaquera, aberto por dois cetros cruzados com o orbe em ouro, que representam as forças que compunham o Distrito em sua história e, ao mesmo tempo, a estrada de ferro que cruzou o distrito e marca o início de seu desenvolvimento em meados do século XIX, repousa o escudo de armas do Distrito de Itaquera formado pelos seguintes elementos: 5 escudetes distribuídos em seu corpo, onde cada cor representa um continente, representando a população que forma Itaquera. Chefe, em esmalte blau onde em seu Cantão destro e sinistro está o sol e a lua, respectivamente, que indicam que o brasão é considerado com força e poder permanentes, de dia e noite, para todo o sempre. Indica ainda que está sujeito a um poder mais alto, celestial. No alto, um escudete em ouro com linhas onduladas cravadas em prata e esmalte azul, representando os rios que cortam a região; Sobre o campo em ouro, no Flanco destro, assenta um escudete blau com um castelo de pedra em ouro que representa as primeiras fundações de Itaquera. No coração ou centro do escudo, um escudete em esmalte vermelho, representando as vitórias alcançadas pela nossa gente com uma árvore em ouro, representando as nossas matas e florestas locais. No Flanco esquerdo, um escudete em esmalte verde, e um cruzeiro em ouro, ambos representando a fé em Deus; Contra chefe em prata com um escudete em esmalte negro, representando firmeza e obediência, com um leão rampante em ouro, que representa a nobreza, a constância e o poder. Encimando o Brasão, uma coroa mural em prata de 4 torres, representando a condição de Distrito de Itaquera. Em listel de prata, livre no escudo, inscreve-se, em blau, a legenda Itaquera, no centro.[4][18] A Bandeira de Itaquera é assim descrita: esquartelada de verde e amarelo, representando as cores nacionais, um losango branco que representa ao mesmo tempo a riqueza e a paz, com quatro estrelas azuis em seus vértices, representando estas últimas os distritos que formam Itaquera. Dentro do Losango as Pequenas Armas de Itaquera. E AV. WALDEMARCARLOS PEREIRA E A 2 MIN.DA AV. ARICANDUVA,PRÓXIMO DA VILA DALILA,PRÓXIMO A VILA TALARÍCO,ÁCIL ACESSO AS MARGINAIS,FÁCIL ACESSO A RADIAL LESTE,FÁCIL ACESSO AO AEROPORTO DE GUARULHOS Um dos principais HUBs da América Latina, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, foi inaugurado em 20 de janeiro de 1985. Em 1989, iniciou a operação da segunda pista, com 3,7 mil metros de extensão. Quatro anos mais tarde, em 1993, concluiu a primeira expansão com a abertura do Terminal 2. Em 2001, passou a ser chamado de Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos - Governador André Franco Montoro. No ano de 2004, foi concluída a modernização da torre de controle. Já em 2012, foi inaugurado o Terminal 4, hoje chamado de Terminal 1. E em 6 de fevereiro do mesmo ano foi concedido à iniciativa privada. O consórcio formado pelas empresas Invepar e ACSA (Airports Company South Africa) foi anunciado como vencedor do leilão de concessão. O contrato foi assinado em junho de 2012 por um período de 20 anos, formando a Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., que responde por 51% da participação acionária, e se soma aos 49% da estatal Infraero. Durante o período de transferência operacional, em 15 de novembro de 2012, o aeroporto ganhou uma nova marca: GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo. Em 2014, inaugurou o moderno Terminal 3, com 192 mil metros quadrados, construído em tempo recorde: 1 ano e 9 meses de obra. Em novembro de 2015, os terminais foram renumerados e os antigos terminais 1 e 2 foram unificados, tornando-se o atual terminal 2 e o antigo terminal 4 o atual terminal 1, melhorando a lógica de organização dos terminais e facilitando o deslocamento dos usuários no GRU Airport.Destinos internacionais a partir do GRU AirportGRU AIRPORT EM NÚMEROS ILS (Instrument Landing System): Categoria III-AHoras de operação: 24 horas em todos os terminaisÁrea total do aeroporto (cerca patrimonial): 11.905.056,52 m2 Área total do aeroporto (cerca operacional): 5.883.000 m2Área total de pátio: 975.513,18 m2 Pistas de pouso / decolagem: 301.500 m² - 10R/28L com 3.000 m x 45 m e 10L/28R com 3.700 m x 45 m, homologada para operação de aeronaves de Código F (A380) Taxiways: 485.632,1 m² Slots disponíveis por hora: 60 Posições de estacionamento para aeronaves: 115 posições (considerando o mix de aeronaves possível, conforme a declaração de capacidade); Pontes de embarque: 51 Tipos de aeronave: Códigos A, B, C, D, E e F (incluindo 747-800 e A380) Coordenação das posições: ATA level 2 Airport Balcões de check-in: 320 e mais 48 balcões de recheck-in; Terminal 1: 34 Terminal 2: 186 Terminal 3: 100 Portões de embarque: 95 Terminal 1: 11 Terminal 2: oeste 29/ leste 23/ total 52 Terminal 3: 32Confira as prinicipais entregas do GRU Airport, desde que assumiu a administração do aeroporto em fevereiro de 2013. Fevereiro/2013Maio/2013Julho/2013Agosto/2013Outubro/2013Março/2014Abril/2014Maio/2014Maio/2014Junho/2014Fevereiro/2015Junho/2015Agosto/2015Outubro/2015Outubro/2015Novembro/2015Dezembro/2015Janeiro/2016 Panther GRU Airport recebeu seu primeiro Panther, caminhão de combate a incêndios, utilizado nos maiores aeroportos do mundo. Fomos o primeiro aeroporto no Brasil a importar um Panther. Em abril de 2014 recebemos o segundo caminhão 6x6, reforçando ainda mais nossa cultura de segurança.
Rua Visconde de Ataíde, 215 - Vila MafraEste encantador sobrado na Vila Mafra oferece um amplo espaço e diversas comodidades para você e sua família desfrutarem de todo o conforto e praticidade. Com uma estrutura bem planejada, o imóvel possui: 2 Dormitórios: Um dos quartos é acoplado a um escritório, ideal para quem trabalha ou estuda em casa. Sala para 2 Ambientes: Espaçosa e acolhedora, perfeita para receber visitas. Lavabo: Conveniente para uso social. 1 Banheiro Social: Completo e funcional. Copa e Cozinha Planejada: Com armários embutidos e espaço para refeições. Área de Serviço: Prática e bem ventilada. Entrada Lateral: Facilita o acesso ao quintal e à área gourmet. Espaço Gourmet: Com churrasqueira, pia e banheiro, ideal para confraternizações. 4 Vagas de Garagem: Amplas e cobertas, garantindo segurança e comodidade. Localização: O sobrado está situado em uma excelente localização, a apenas 7 minutos do Parque Ceret e do Shopping Anália Franco, oferecendo fácil acesso a uma variedade de serviços, comércios e opções de lazer. Detalhes Adicionais: Permuta: O proprietário estuda permuta de menor valor em apartamentos em São Paulo ou nas praias de Santos, Guarujá ou Litoral Norte. Aceita Pet: Seu animal de estimação é bem-vindo. Semi Mobiliado: Inclui armários na área de serviço, banheiro, cozinha, escritório e quarto. Comodidades Disponíveis: O sobrado possui uma variedade de comodidades que garantem um ambiente funcional e confortável: Armários embutidos na área de serviço, banheiro, cozinha, escritório e quarto Churrasqueira e espaço gourmet Copa e cozinha planejada Interfone para comunicação interna Lavabo para maior conveniência Piso laminado e porcelanato de alta qualidade Portão eletrônico para maior segurança Quintal espaçoso Sacada com vista Acabamentos: O sobrado apresenta acabamentos de alta qualidade, com pisos laminados e porcelanatos, proporcionando um ambiente elegante e acolhedor. Este sobrado é a escolha ideal para quem busca um lar espaçoso e bem localizado em São Paulo. Com várias comodidades e uma excelente distribuição dos ambientes, oferece todo o conforto e praticidade que sua família merece. Não perca a oportunidade de morar em uma das melhores regiões da cidade com tudo o que você precisa ao seu alcance! Você pode contar com pontos de ônibus proximos a imóvel. 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Contamos também com um time de programadores, corretores treinados e uma central de atendimento preparada para atender proprietários e inquilinos.São Paulo - SPEste encantador sobrado na Vila Mafra oferece um amplo espaço e diversas comodidades para você e sua família desfrutarem de todo o conforto e praticidade. Com uma estrutura bem planejada, o imóvel possui: 2 Dormitórios: Um dos quartos é acoplado a um escritório, ideal para quem trabalha ou estuda em casa. Sala para 2 Ambientes: Espaçosa e acolhedora, perfeita para receber visitas. Lavabo: Conveniente para uso social. 1 Banheiro Social: Completo e funcional. Copa e Cozinha Planejada: Com armários embutidos e espaço para refeições. Área de Serviço: Prática e bem ventilada. Entrada Lateral: Facilita o acesso ao quintal e à área gourmet. Espaço Gourmet: Com churrasqueira, pia e banheiro, ideal para confraternizações. 4 Vagas de Garagem: Amplas e cobertas, garantindo segurança e comodidade. 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Rua Vale Formoso, 367 - Chácara Santo Antônio (Zona Leste)Casa à Venda - Chacara Santo António - Zona Leste com 140 m². O imóvel: Excelente sobrado com 3 pavimentos, de esquina com 3 dormitórios sendo 1 suite, 2 banheiros, cozinha, área de serviço, 3 vagas de garagem. Enfim Imóvel diferenciado, ideal para clínicas, comércios, escritórios ou mesmo para CONSTRUTORAS.São Paulo - SPCasa à Venda - Chacara Santo António - Zona Leste com 140 m². O imóvel: Excelente sobrado com 3 pavimentos, de esquina com 3 dormitórios sendo 1 suite, 2 banheiros, cozinha, área de serviço, 3 vagas de garagem. Enfim Imóvel diferenciado, ideal para clínicas, comércios, escritórios ou mesmo para CONSTRUTORAS.
Rua Ângelo de Cândia, 389 - Cidade São MateusSobrado lindo à Venda no bairro Jd 9 de Julho-São Mateus, 2 suítes, 1 vaga, 89 m² * Sobrado Amplo bem localizado, em ótimo estado de conservação. O Imóvel possui: - 1 vaga de garagem - 1 sala grande - 1 sala de jantar - 1 cozinha espaçosa com armários embutidos - 2 dormitórios - com suítes - 1 lavabo - 1 lavandeira coberta * Com fácil acesso á transportes. * Todos os tipo de comércios próximos, tais como Supermercados, Farmácias, Bancos, Academias, Postos de Gasolina, etc. - Infra Estrutura: Água Individualizada, Energia elétrica, Vaga coberta. - Ótima oportunidade. - Está localizado próximo as Principais Avenidas Mateo Bei e Av: Aricanduva Próximo do Sesc e Parque do Carmo, e apenas há 10 minutos do metrô linha - Prata - Aceita proposta.São Paulo - SPSobrado lindo à Venda no bairro Jd 9 de Julho-São Mateus, 2 suítes, 1 vaga, 89 m² * Sobrado Amplo bem localizado, em ótimo estado de conservação. O Imóvel possui: - 1 vaga de garagem - 1 sala grande - 1 sala de jantar - 1 cozinha espaçosa com armários embutidos - 2 dormitórios - com suítes - 1 lavabo - 1 lavandeira coberta * Com fácil acesso á transportes. * Todos os tipo de comércios próximos, tais como Supermercados, Farmácias, Bancos, Academias, Postos de Gasolina, etc. - Infra Estrutura: Água Individualizada, Energia elétrica, Vaga coberta. - Ótima oportunidade. - Está localizado próximo as Principais Avenidas Mateo Bei e Av: Aricanduva Próximo do Sesc e Parque do Carmo, e apenas há 10 minutos do metrô linha - Prata - Aceita proposta.
Rua Ângelo de Cândia, 271 - Cidade São MateusSobrado para Venda 89m2* localizado no bairro Jd. 9 de Julho- São Mateus, 2 suítes, Sobrado Amplo bem localizado,iluminação natural em ótimo estado de conservação. O Imóvel possui: - 2 vaga de garagem portão automático - 1 sala grande e arejada ,1 cozinha espaçosa com armários embutidos - 2 dormitórios - 2 suítes todas com ar condicionado - 1 lavabo - 1 lavandeira coberta * o imóvel possuí sistema de alarme e muros com cercas elétrica para maior comodidade e segurança. Com fácil acesso á transportes. * Todos tipos de comércios próximo, tais como Supermercados, Farmácias, Bancos, Academias, Postos de Gasolina, etc. - Infra Estrutura: Água Individualizada, Energia elétrica, Vaga coberta. - Próximo as principais avenidas Av: Mateo Bei, Av: Aricanduva, próximo ao Sesc e Pq. Do Carmo, e a nova Estação do Metrô Monotrilho- Jd. Colonial . Ótima oportunidade. - Aberto para propostas. Venha conhecer agende uma visita com um dos nossos corretores de plantão.São Paulo - SPSobrado para Venda 89m2* localizado no bairro Jd. 9 de Julho- São Mateus, 2 suítes, Sobrado Amplo bem localizado,iluminação natural em ótimo estado de conservação. O Imóvel possui: - 2 vaga de garagem portão automático - 1 sala grande e arejada ,1 cozinha espaçosa com armários embutidos - 2 dormitórios - 2 suítes todas com ar condicionado - 1 lavabo - 1 lavandeira coberta * o imóvel possuí sistema de alarme e muros com cercas elétrica para maior comodidade e segurança. Com fácil acesso á transportes. * Todos tipos de comércios próximo, tais como Supermercados, Farmácias, Bancos, Academias, Postos de Gasolina, etc. - Infra Estrutura: Água Individualizada, Energia elétrica, Vaga coberta. - Próximo as principais avenidas Av: Mateo Bei, Av: Aricanduva, próximo ao Sesc e Pq. Do Carmo, e a nova Estação do Metrô Monotrilho- Jd. Colonial . Ótima oportunidade. - Aberto para propostas. Venha conhecer agende uma visita com um dos nossos corretores de plantão.
Praça Victor Bruno, 250 - Vila FormosaSobrado para Venda em região valorizada do bairro Vila Formosa, proximo a futura estação de metrô vila formosa é uma futura estação da Linha 2–Verde do metrô da cidade brasileira de São Paulo. Está prevista para ser entregue em meados de 2026 e está localizada na confluência da avenida Eduardo Cotching e da rua Tauandê, no bairro de Vila Formosa, distrito homônimo, na Zona Leste de São Paulo.[1] A estação faz parte do projeto do Governo do Estado de expandir a linha até a estação Dutra, em Guarulhos, estando contida na primeira fase da expansão, que irá até a estação Penha (onde se conectará com as linhas 3–Vermelha do Metrô e 11–Coral da CPTM).[2] História Em 1995 o governo do estado de São Paulo lançou o Programa Integrado de Transportes Urbanos (Pitu), que inicialmente tinha metas de dez anos para o desenvolvimento da rede de transporte. Posteriormente o programa foi transformado no Plano Integrado de Transportes Urbanos e passou a considerar a implantação de uma rede integrada de transportes até o horizonte 2020. Dentre os vários projetos de expansão do Metrô existentes no Pitu 2020, encontrava-se o de expansão da Linha 2-Verde entre Ana Rosa e São Miguel Paulista e a implantação de uma nova linha em arco entre São Mateus e o Rio Pequeno, passando pela Zona Norte de São Paulo. Essas duas linhas se cruzariam na estação Vila Formosa, sendo essa a primeira estação projetada para o distrito homônimo. Apesar de apresentado em 1999, o projeto não saiu do papel por conta das Crise financeira asiática de 1997, Crise financeira na Rússia em 1998 e Desvalorização do real em 1999 que acabaram impedindo o financiamento de grandes projetos de mobilidade urbana mundo afora.[3] No início da década de 2000 o Metrô realizou dois projetos chamados Rede Azul e Rede Distributiva. Ambos previam a construção de uma estação Vila Formosa. Em ambos os planos, a localização da estação era diferente do projeto atualmente em implantação. O plano Pitu foi atualizado em dezembro de 2006, prevendo-se o horizonte 2025. A estação Vila Formosa acabou retirada do plano, que teve apenas partes de suas propostas implantadas[4] O projeto atual remete a meados de 2009, quando foi estudada a ampliação da Linha 2-Verde entre Vila Prudente e a Zona Leste de São Paulo. Após o estudo das alternativas de terminal no Tatuapé e na Penha, a segunda opção foi escolhida e o projeto passou a ser desenvolvido. No novo projeto a estação Vila Formosa é reapresentada, possuindo um terminal de ônibus anexo para receber linhas do corredores viários formado pelas avenidas Doutor Eduardo Cotching e João XXIII.[5][6] A licitação para a realização das obras de expansão da Linha 2-Verde, incluindo a estação Vila Formosa, foram realizadas em setembro de 2014 ,próximo do parque ceret O Centro Educativo, Recreativo e Esportivo do Trabalhador, o CERET, foi inaugurado no dia do aniversário de 421 anos de São Paulo, em 25 de janeiro de 1975. Cerca de 25 mil pessoas participaram da solenidade. Na época, o parque era vinculado à Secretaria de Relações do Trabalho e tinha o objetivo de reunir atividades sociais e esportivas dos trabalhadores. Inicialmente, funcionava como se fosse um clube fechado para os trabalhadores sindicalizados. Depois, qualquer pessoa podia usar o espaço, desde que pagasse uma taxa de entrada. Em 2008, a administração do parque foi transferida para a prefeitura e, hoje, é uma importante área de lazer da Zona Leste. Quadras poliesportivas, de futebol e tênis, ginásio, pista de atletismo, piscina, academias ao ar livre fazem parte da estrutura do Ceret, que é um centro esportivo vinculado à Secretaria de Esportes e Lazer, mas cumpre a função de parque para a região. As alamedas do parque são usadas para caminhadas e corridas Pássaros são facilmente observados em todas as áreas do Ceret Uma mesa sobre a árvore para descanso Grupo fazendo meditação no parque A área já foi Mata Atlântica Antes da década de 1970, a área onde hoje fica o Ceret era um pedaço de Mata Atlântica, conhecida como Mata Paula Souza, ou “matão”. Com a desapropriação, a vegetação original foi toda retirada. Uma imagem de satélite de 1958 mostra como havia uma mata densa no exato traçado onde hoje está localizado o parque. A área do Ceret em 1958, com cobertura de Mata Atlântica, e hoje em dia, com as configurações do parque Hoje, o parque tem alamedas arborizadas, diversas espécies de árvores frutíferas, como jambo, amora, graviola, banana, abacate, manga, araçá, ingá, urucum, mas não existe mais essa vegetação densa de Mata Atlântica (o que é uma pena!). ipê graviola bosque urucum Bananeira Sem muro, o parque invadiu o bairro Em 2015, o muro que cercava o parque na Rua Eleonora Cintra foi trocado por uma grade, mudança que, no começo, gerou medo e desconfiança nos frequentadores, mas hoje é vista como positiva. É, afinal, uma medida que vai de encontro ao urbanismo moderno, que prega uma cidade mais amiga das pessoas, com menos barreiras e mais fluidez. Vista do Ceret com o muro Vista do Ceret sem o muro O muro deixava a área insegura tanto para quem estava dentro do parque como para quem estava na calçada do lado de fora. Com a grande, que foi instalada a partir de uma parceria da prefeitura com a Porte Engenharia e Urbanismo, o Ceret pode ser visto por quem caminha ou passa de carro pela rua e permite uma interação do entorno com o verde. É uma relação em que todos saem ganhando. Ceret Rua Canuto Abreu, s/n Tel.: 2671-8788. Compartilhar 16 Twittar Pin 16COMPART. Tags: Ceret Navegação de post POST ANTERIOR Quintais de São Paulo: o quintal na laje da jornalista Ale Nahra Ceret: o centro esportivo que é parque para a Zona Leste PRÓXIMO POST Parque Antarctica: o parque que virou estádio Ceret: o centro esportivo que é parque para a Zona Leste VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR: CIDADE CONSCIENTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL URBANA Tem biodiversidade em São Paulo? Atualizado Em 21/05/2021Leia CIDADE CONSCIENTE CONSUMO E NEGÓCIOS EDUCAÇÃO AMBIENTAL URBANA NATUREZA SAÚDE E BEM-ESTAR No Dia Mundial do Meio-Ambiente o que podemos fazer por ele vivendo na cidade? Atualizado Em 07/09/2020Leia ALIMENTAÇÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL URBANA NATUREZA Caferana – A fruta que tem gosto de manteiga de amendoim Atualizado Em 07/09/2020Leia CIDADE CONSCIENTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL URBANA NATUREZA SAÚDE E BEM-ESTAR Criança e natureza: como juntá-las na cidade? Atualizado Em 07/09/2020Leia 1 COMENTÁRIO O reencontro com a natureza - Verde SP 25/05/2022 at 5:21 pm […] dia desse outono gelado, quando o sol já estava alto, que optei por fazer a caminhada diária no Ceret – parque da zona leste de São Paulo – pela chamada trilha ecológica. É um caminho de […] ,proximo ao shopping Anália Franco Beleza arquitetônica, variedade de lojas e serviços, importantes lojas âncoras. Inaugurado em novembro de 1999, na zona leste de São Paulo, o Shopping Anália Franco traz praticidade e estilo para os moradores, e contribuiu para a valorização da região, que cresceu em seu entorno. A concepção arquitetônica e o cuidado com a ambientação são um dos atrativos, além dos eventos realizados, serviços prestados, mix de lojas e alimentação, o que o torna um local aconchegante e sofisticado. O Shopping Anália Franco possui 402 lojas, 43 opções de alimentação e 9 salas de cinema (três salas 3D e 1 sala 4DX). As lojas âncoras também exprimem o conceito de qualidade do shopping, que abriga marcas como Zara, Laboratório Fleury, Fast Shop, Renner, Centauro Esportes, Outback, Companhia Athletica, entre outras. As promoções e eventos são sempre diferenciadas, com apelo infantil, cultural ou de moda. ,próximo a padarias,escolas,farmácias,lojas de roupas,mercados,sacolão,fácil acesso a radial leste,fácil acesso as marginais tietê,pinheiros,fácil acesso ao aeroporto de guarulhos Um dos principais HUBs da América Latina, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, foi inaugurado em 20 de janeiro de 1985. 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Durante o período de transferência operacional, em 15 de novembro de 2012, o aeroporto ganhou uma nova marca: GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo. Em 2014, inaugurou o moderno Terminal 3, com 192 mil metros quadrados, construído em tempo recorde: 1 ano e 9 meses de obra. Em novembro de 2015, os terminais foram renumerados e os antigos terminais 1 e 2 foram unificados, tornando-se o atual terminal 2 e o antigo terminal 4 o atual terminal 1, melhorando a lógica de organização dos terminais e facilitando o deslocamento dos usuários no GRU Airport.São Paulo - SPSobrado para Venda em região valorizada do bairro Vila Formosa, proximo a futura estação de metrô vila formosa é uma futura estação da Linha 2–Verde do metrô da cidade brasileira de São Paulo. Está prevista para ser entregue em meados de 2026 e está localizada na confluência da avenida Eduardo Cotching e da rua Tauandê, no bairro de Vila Formosa, distrito homônimo, na Zona Leste de São Paulo.[1] A estação faz parte do projeto do Governo do Estado de expandir a linha até a estação Dutra, em Guarulhos, estando contida na primeira fase da expansão, que irá até a estação Penha (onde se conectará com as linhas 3–Vermelha do Metrô e 11–Coral da CPTM).[2] História Em 1995 o governo do estado de São Paulo lançou o Programa Integrado de Transportes Urbanos (Pitu), que inicialmente tinha metas de dez anos para o desenvolvimento da rede de transporte. Posteriormente o programa foi transformado no Plano Integrado de Transportes Urbanos e passou a considerar a implantação de uma rede integrada de transportes até o horizonte 2020. Dentre os vários projetos de expansão do Metrô existentes no Pitu 2020, encontrava-se o de expansão da Linha 2-Verde entre Ana Rosa e São Miguel Paulista e a implantação de uma nova linha em arco entre São Mateus e o Rio Pequeno, passando pela Zona Norte de São Paulo. Essas duas linhas se cruzariam na estação Vila Formosa, sendo essa a primeira estação projetada para o distrito homônimo. Apesar de apresentado em 1999, o projeto não saiu do papel por conta das Crise financeira asiática de 1997, Crise financeira na Rússia em 1998 e Desvalorização do real em 1999 que acabaram impedindo o financiamento de grandes projetos de mobilidade urbana mundo afora.[3] No início da década de 2000 o Metrô realizou dois projetos chamados Rede Azul e Rede Distributiva. Ambos previam a construção de uma estação Vila Formosa. Em ambos os planos, a localização da estação era diferente do projeto atualmente em implantação. O plano Pitu foi atualizado em dezembro de 2006, prevendo-se o horizonte 2025. A estação Vila Formosa acabou retirada do plano, que teve apenas partes de suas propostas implantadas[4] O projeto atual remete a meados de 2009, quando foi estudada a ampliação da Linha 2-Verde entre Vila Prudente e a Zona Leste de São Paulo. Após o estudo das alternativas de terminal no Tatuapé e na Penha, a segunda opção foi escolhida e o projeto passou a ser desenvolvido. No novo projeto a estação Vila Formosa é reapresentada, possuindo um terminal de ônibus anexo para receber linhas do corredores viários formado pelas avenidas Doutor Eduardo Cotching e João XXIII.[5][6] A licitação para a realização das obras de expansão da Linha 2-Verde, incluindo a estação Vila Formosa, foram realizadas em setembro de 2014 ,próximo do parque ceret O Centro Educativo, Recreativo e Esportivo do Trabalhador, o CERET, foi inaugurado no dia do aniversário de 421 anos de São Paulo, em 25 de janeiro de 1975. Cerca de 25 mil pessoas participaram da solenidade. Na época, o parque era vinculado à Secretaria de Relações do Trabalho e tinha o objetivo de reunir atividades sociais e esportivas dos trabalhadores. Inicialmente, funcionava como se fosse um clube fechado para os trabalhadores sindicalizados. Depois, qualquer pessoa podia usar o espaço, desde que pagasse uma taxa de entrada. Em 2008, a administração do parque foi transferida para a prefeitura e, hoje, é uma importante área de lazer da Zona Leste. Quadras poliesportivas, de futebol e tênis, ginásio, pista de atletismo, piscina, academias ao ar livre fazem parte da estrutura do Ceret, que é um centro esportivo vinculado à Secretaria de Esportes e Lazer, mas cumpre a função de parque para a região. As alamedas do parque são usadas para caminhadas e corridas Pássaros são facilmente observados em todas as áreas do Ceret Uma mesa sobre a árvore para descanso Grupo fazendo meditação no parque A área já foi Mata Atlântica Antes da década de 1970, a área onde hoje fica o Ceret era um pedaço de Mata Atlântica, conhecida como Mata Paula Souza, ou “matão”. Com a desapropriação, a vegetação original foi toda retirada. Uma imagem de satélite de 1958 mostra como havia uma mata densa no exato traçado onde hoje está localizado o parque. A área do Ceret em 1958, com cobertura de Mata Atlântica, e hoje em dia, com as configurações do parque Hoje, o parque tem alamedas arborizadas, diversas espécies de árvores frutíferas, como jambo, amora, graviola, banana, abacate, manga, araçá, ingá, urucum, mas não existe mais essa vegetação densa de Mata Atlântica (o que é uma pena!). ipê graviola bosque urucum Bananeira Sem muro, o parque invadiu o bairro Em 2015, o muro que cercava o parque na Rua Eleonora Cintra foi trocado por uma grade, mudança que, no começo, gerou medo e desconfiança nos frequentadores, mas hoje é vista como positiva. É, afinal, uma medida que vai de encontro ao urbanismo moderno, que prega uma cidade mais amiga das pessoas, com menos barreiras e mais fluidez. Vista do Ceret com o muro Vista do Ceret sem o muro O muro deixava a área insegura tanto para quem estava dentro do parque como para quem estava na calçada do lado de fora. Com a grande, que foi instalada a partir de uma parceria da prefeitura com a Porte Engenharia e Urbanismo, o Ceret pode ser visto por quem caminha ou passa de carro pela rua e permite uma interação do entorno com o verde. É uma relação em que todos saem ganhando. Ceret Rua Canuto Abreu, s/n Tel.: 2671-8788. Compartilhar 16 Twittar Pin 16COMPART. Tags: Ceret Navegação de post POST ANTERIOR Quintais de São Paulo: o quintal na laje da jornalista Ale Nahra Ceret: o centro esportivo que é parque para a Zona Leste PRÓXIMO POST Parque Antarctica: o parque que virou estádio Ceret: o centro esportivo que é parque para a Zona Leste VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR: CIDADE CONSCIENTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL URBANA Tem biodiversidade em São Paulo? Atualizado Em 21/05/2021Leia CIDADE CONSCIENTE CONSUMO E NEGÓCIOS EDUCAÇÃO AMBIENTAL URBANA NATUREZA SAÚDE E BEM-ESTAR No Dia Mundial do Meio-Ambiente o que podemos fazer por ele vivendo na cidade? 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A concepção arquitetônica e o cuidado com a ambientação são um dos atrativos, além dos eventos realizados, serviços prestados, mix de lojas e alimentação, o que o torna um local aconchegante e sofisticado. O Shopping Anália Franco possui 402 lojas, 43 opções de alimentação e 9 salas de cinema (três salas 3D e 1 sala 4DX). As lojas âncoras também exprimem o conceito de qualidade do shopping, que abriga marcas como Zara, Laboratório Fleury, Fast Shop, Renner, Centauro Esportes, Outback, Companhia Athletica, entre outras. As promoções e eventos são sempre diferenciadas, com apelo infantil, cultural ou de moda. ,próximo a padarias,escolas,farmácias,lojas de roupas,mercados,sacolão,fácil acesso a radial leste,fácil acesso as marginais tietê,pinheiros,fácil acesso ao aeroporto de guarulhos Um dos principais HUBs da América Latina, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, foi inaugurado em 20 de janeiro de 1985. Em 1989, iniciou a operação da segunda pista, com 3,7 mil metros de extensão. Quatro anos mais tarde, em 1993, concluiu a primeira expansão com a abertura do Terminal 2. Em 2001, passou a ser chamado de Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos - Governador André Franco Montoro. No ano de 2004, foi concluída a modernização da torre de controle. Já em 2012, foi inaugurado o Terminal 4, hoje chamado de Terminal 1. E em 6 de fevereiro do mesmo ano foi concedido à iniciativa privada. O consórcio formado pelas empresas Invepar e ACSA (Airports Company South Africa) foi anunciado como vencedor do leilão de concessão. O contrato foi assinado em junho de 2012 por um período de 20 anos, formando a Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., que responde por 51% da participação acionária, e se soma aos 49% da estatal Infraero. Durante o período de transferência operacional, em 15 de novembro de 2012, o aeroporto ganhou uma nova marca: GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo. Em 2014, inaugurou o moderno Terminal 3, com 192 mil metros quadrados, construído em tempo recorde: 1 ano e 9 meses de obra. Em novembro de 2015, os terminais foram renumerados e os antigos terminais 1 e 2 foram unificados, tornando-se o atual terminal 2 e o antigo terminal 4 o atual terminal 1, melhorando a lógica de organização dos terminais e facilitando o deslocamento dos usuários no GRU Airport.
Rua dos Continentes, 181 - Vila RéSOBRADO COM 2 DORMITÓRIOS ,2 VAGAS,COM LOCALIZAÇÃO EXCELENTE PRÓXIMO AO METRÔ ARTUR ALVIN,PRÓXIMO A CIDADE PATRIARCA é um bairro no distrito de Vila Matilde, na cidade de São Paulo.[1] O bairro possui uma estação de metrô, Estação Patriarca, localizada na Avenida Antonio Estêvão de Carvalho, conhecida como Radial Leste, no distrito de Vila Matilde. É um dos poucos que foram construídos de forma planejada, com ruas largas e praças. Foi planejado e idealizado por Antônio Estêvão de Carvalho, seguindo os mesmos padrões de bairros ricos como os Jardins. É um bairro em constante desenvolvimento voltado para a classe média e ainda mantém características de quando foi projetado.[2] Por causa dessa grande quantidade de praças, é um dos bairros mais arborizados do município. O bairro aniversaria no dia 7 de setembro, quando são feitas comemorações nestas mesmas praças locais pelos moradores da região. História Vista do bairro na altura da Rua Caicó. O bairro pertencia ao antigo sítio Nhocuné, fazenda que açambarcava o que hoje é a Vila Nhocuné, a Vila Guilhermina e parte de bairros adjacentes.[3] Até 1903 pertenceu ao sr. Luiz de Oliveira Lins de Vasconcelos,PRÓXIMO A AMA DO JARDIM NORDESTE O movimento de saúde da zona leste, historicamente reconhecido por sua proporção e suas conquistas, se fez a partir da atuação de mulheres em seus pequenos bairros. Dentre eles, o meu: Jardim Nordeste. Este bairro em que as ruas homenageiam cidades nordestinas, principalmente, do Ceará. Crato, Petrolina, Esperantina, Juazeiro, origens da maioria de sua população, migrante, quando em sua fundação. Aparentemente insignificante, em uma pesquisa simples na internet, as poucas referências sobre sua história recaem sobre a forte mobilização que aconteceu aqui entre os anos 70 e 80 para que houvesse equipamentos e atendimentos de saúde para sua população. O médico sanitarista e pesquisador João Palma destaca o protagonismo do bairro no livro “Lutas sociais e construção do SUS”: “Em março de 1979 seria eleito o Conselho Popular de Saúde do Jardim Nordeste, na periferia leste da cidade de São Paulo, por voto direto e secreto, com 8.146 votantes. No mesmo processo, seria eleita a Comissão de Saúde, organização popular autônoma e independente, voltada às lutas mais gerais do bairro e suporte à ação dos conselheiros da unidade de saúde. Em 30 de setembro, após intensa mobilização e panfletagens na porta das igrejas, nas feiras livres, nas escolas, no comércio e nas ruas, além de um trabalho casa a casa, ocorreria uma assembleia popular no bairro, com cerca de oitocentos participantes”. Hoje não consigo imaginar um evento ou qualquer outra situação que reúna no bairro oitocentas pessoas, nem no samba dos amigos, que costumava acontecer mensalmente no Clube da Comunidade ou no Largo Juparanã. Mas aqueles foram outros tempos. Um período de efervescência a favor das causas populares e no enfrentamento à ditadura militar. João Palma também relaciona em seu livro a semelhança e relações que o movimento de saúde da zona leste tinha com o movimento sindical do ABCD, Movimento do Custo de Vida, entre outras experiências, que como Eder Sader aponta em “Quando novos personagens entraram em cena”, foi determinante para uma nova configuração social no Brasil a partir de então. Reconhecido como pioneiro e influência para toda a mobilização que se deu depois, o movimento de saúde da zona leste começou a se estruturar mais a partir daquela reunião com 800 pessoas aqui no Jardim Nordeste. Em 27 de outubro de 1979, as doze conselheiras eleitas tiveram seus nomes comunicados no Diário Oficial do Estado. Estava instituído o primeiro Conselho Popular de Saúde da cidade de São Paulo (…). Em março de 1983 aconteceu o I Encontro dos Movimentos e Conselhos de Saúde da Zona Leste, com a presença de cento e cinquenta pessoas de trinta e sete bairros – do Movimento de Saúde de São Mateus, do Movimento de Saúde do Jardim Nordeste e das Comissões de Saúde que formavam a União de Bairros (…). Estava criado o Movimento de Saúde da Zona Leste”. “Lutas sociais e construção do SUS” de João Palma Moradora de São Miguel Paulista, a dona de casa Fermina Silva Lopes, 66 anos, integrante ainda hoje do Movimento de Saúde da Zona Leste, me relembrou em entrevista na sede do movimento, um espaço cedido na COHAB 2, em Itaquera, as primeiras ações coletivas das mulheres que deram origens às formações dos conselhos. “Eu entrei nos anos 80, mas antes já tinha muitas mulheres no movimento. Elas lutavam em várias frentes. A gente trabalhava muito essa questão social escondida dos maridos. Eles iam trabalhar, a gente pegava as crianças e ia pra luta. Desde que quando chegasse a comida tivesse pronta, eles jamais sabiam que a gente tinha feito alguma loucura. As primeiras bandeiras foram com as mulheres, que são as que mais necessitam né? Eu levava minha filha para tomar vacina 4h . Só tinha uma unidade de saúde na minha região, que era um CS1, do Estado. Se a gente chegasse 7h não tinha mais vacina. Isso foi em 1974. Depois veio a luta pelas unidades básicas e a gente na zona leste conseguiu oito unidades. Era época do Jânio Quadros e ele não queria inaugurar as unidades antes da eleição. As mulheres pintaram plaquinhas de madeira e inauguraram as unidades, combinaram em toda a zona leste, em tal dia e horário todo mundo vai para a sua unidade fechada. Naquele tempo a Globo até que vinha, aí chamaram a Globo e a noite apareceu no jornal e o Jânio Quadros quis morrer: tantas unidades fechadas e as mulheres inaugurando, colocando plaquinhas”. Com o sucesso em ações como essas, as mulheres começaram a se organizar cada vez mais, com o objetivo de implantar mais postos de saúde na região. Em um desses atos, registrado no Jornal Folha de São Paulo, de 26 de agosto de 1983, três mil integrantes do Movimento de Saúde da Zona Leste foram em 60 ônibus até a sede da secretaria, na avenida Dr. Arnaldo, na região central, negociar com o então secretário de saúde João Yunes, reivindicando “a construção de quatorze Centros de Saúde, seis hospitais, um ambulatório e melhoria no atendimento médico na região através da contratação de novos funcionários”. A partir de atos, manifestações e reuniões, as mulheres, orientadas por lideranças religiosas da Igreja Católica do período, que teve forte influência nos movimentos sociais, além de ajuda dos jovens médicos sanitaristas que passaram a atuar nestes territórios, o Movimento de Saúde se expandiu para além da zona leste, foi ganhando forma, e sua organização específica foi fundamental para a estrutura que o Sistema único de Saúde veio a ter a partir da Constituição Federal em 1988, embasado, sobretudo nos documentos formulados na 8ª Conferência Nacional de Saúde, ocorrida em 1986, em Brasília, na qual as donas de casa das periferias de São Paulo também estiveram presentes. Me orgulha imaginar que hoje moro em uma região que possui melhorias a partir da mobilização e luta de tantas mulheres, algumas delas que ainda hoje vivem no meu bairro, e que posso ocasionalmente encontrar em uma consulta no posto de saúde, no supermercado, na fila do Banco 24 horas (porque apesar de muitos avanços, não temos agências bancáriasSão Paulo - SPSOBRADO COM 2 DORMITÓRIOS ,2 VAGAS,COM LOCALIZAÇÃO EXCELENTE PRÓXIMO AO METRÔ ARTUR ALVIN,PRÓXIMO A CIDADE PATRIARCA é um bairro no distrito de Vila Matilde, na cidade de São Paulo.[1] O bairro possui uma estação de metrô, Estação Patriarca, localizada na Avenida Antonio Estêvão de Carvalho, conhecida como Radial Leste, no distrito de Vila Matilde. É um dos poucos que foram construídos de forma planejada, com ruas largas e praças. Foi planejado e idealizado por Antônio Estêvão de Carvalho, seguindo os mesmos padrões de bairros ricos como os Jardins. É um bairro em constante desenvolvimento voltado para a classe média e ainda mantém características de quando foi projetado.[2] Por causa dessa grande quantidade de praças, é um dos bairros mais arborizados do município. O bairro aniversaria no dia 7 de setembro, quando são feitas comemorações nestas mesmas praças locais pelos moradores da região. História Vista do bairro na altura da Rua Caicó. O bairro pertencia ao antigo sítio Nhocuné, fazenda que açambarcava o que hoje é a Vila Nhocuné, a Vila Guilhermina e parte de bairros adjacentes.[3] Até 1903 pertenceu ao sr. Luiz de Oliveira Lins de Vasconcelos,PRÓXIMO A AMA DO JARDIM NORDESTE O movimento de saúde da zona leste, historicamente reconhecido por sua proporção e suas conquistas, se fez a partir da atuação de mulheres em seus pequenos bairros. Dentre eles, o meu: Jardim Nordeste. Este bairro em que as ruas homenageiam cidades nordestinas, principalmente, do Ceará. Crato, Petrolina, Esperantina, Juazeiro, origens da maioria de sua população, migrante, quando em sua fundação. Aparentemente insignificante, em uma pesquisa simples na internet, as poucas referências sobre sua história recaem sobre a forte mobilização que aconteceu aqui entre os anos 70 e 80 para que houvesse equipamentos e atendimentos de saúde para sua população. O médico sanitarista e pesquisador João Palma destaca o protagonismo do bairro no livro “Lutas sociais e construção do SUS”: “Em março de 1979 seria eleito o Conselho Popular de Saúde do Jardim Nordeste, na periferia leste da cidade de São Paulo, por voto direto e secreto, com 8.146 votantes. No mesmo processo, seria eleita a Comissão de Saúde, organização popular autônoma e independente, voltada às lutas mais gerais do bairro e suporte à ação dos conselheiros da unidade de saúde. Em 30 de setembro, após intensa mobilização e panfletagens na porta das igrejas, nas feiras livres, nas escolas, no comércio e nas ruas, além de um trabalho casa a casa, ocorreria uma assembleia popular no bairro, com cerca de oitocentos participantes”. Hoje não consigo imaginar um evento ou qualquer outra situação que reúna no bairro oitocentas pessoas, nem no samba dos amigos, que costumava acontecer mensalmente no Clube da Comunidade ou no Largo Juparanã. Mas aqueles foram outros tempos. Um período de efervescência a favor das causas populares e no enfrentamento à ditadura militar. João Palma também relaciona em seu livro a semelhança e relações que o movimento de saúde da zona leste tinha com o movimento sindical do ABCD, Movimento do Custo de Vida, entre outras experiências, que como Eder Sader aponta em “Quando novos personagens entraram em cena”, foi determinante para uma nova configuração social no Brasil a partir de então. Reconhecido como pioneiro e influência para toda a mobilização que se deu depois, o movimento de saúde da zona leste começou a se estruturar mais a partir daquela reunião com 800 pessoas aqui no Jardim Nordeste. Em 27 de outubro de 1979, as doze conselheiras eleitas tiveram seus nomes comunicados no Diário Oficial do Estado. Estava instituído o primeiro Conselho Popular de Saúde da cidade de São Paulo (…). Em março de 1983 aconteceu o I Encontro dos Movimentos e Conselhos de Saúde da Zona Leste, com a presença de cento e cinquenta pessoas de trinta e sete bairros – do Movimento de Saúde de São Mateus, do Movimento de Saúde do Jardim Nordeste e das Comissões de Saúde que formavam a União de Bairros (…). Estava criado o Movimento de Saúde da Zona Leste”. “Lutas sociais e construção do SUS” de João Palma Moradora de São Miguel Paulista, a dona de casa Fermina Silva Lopes, 66 anos, integrante ainda hoje do Movimento de Saúde da Zona Leste, me relembrou em entrevista na sede do movimento, um espaço cedido na COHAB 2, em Itaquera, as primeiras ações coletivas das mulheres que deram origens às formações dos conselhos. “Eu entrei nos anos 80, mas antes já tinha muitas mulheres no movimento. Elas lutavam em várias frentes. A gente trabalhava muito essa questão social escondida dos maridos. Eles iam trabalhar, a gente pegava as crianças e ia pra luta. Desde que quando chegasse a comida tivesse pronta, eles jamais sabiam que a gente tinha feito alguma loucura. As primeiras bandeiras foram com as mulheres, que são as que mais necessitam né? Eu levava minha filha para tomar vacina 4h . Só tinha uma unidade de saúde na minha região, que era um CS1, do Estado. Se a gente chegasse 7h não tinha mais vacina. Isso foi em 1974. Depois veio a luta pelas unidades básicas e a gente na zona leste conseguiu oito unidades. Era época do Jânio Quadros e ele não queria inaugurar as unidades antes da eleição. As mulheres pintaram plaquinhas de madeira e inauguraram as unidades, combinaram em toda a zona leste, em tal dia e horário todo mundo vai para a sua unidade fechada. Naquele tempo a Globo até que vinha, aí chamaram a Globo e a noite apareceu no jornal e o Jânio Quadros quis morrer: tantas unidades fechadas e as mulheres inaugurando, colocando plaquinhas”. Com o sucesso em ações como essas, as mulheres começaram a se organizar cada vez mais, com o objetivo de implantar mais postos de saúde na região. Em um desses atos, registrado no Jornal Folha de São Paulo, de 26 de agosto de 1983, três mil integrantes do Movimento de Saúde da Zona Leste foram em 60 ônibus até a sede da secretaria, na avenida Dr. Arnaldo, na região central, negociar com o então secretário de saúde João Yunes, reivindicando “a construção de quatorze Centros de Saúde, seis hospitais, um ambulatório e melhoria no atendimento médico na região através da contratação de novos funcionários”. A partir de atos, manifestações e reuniões, as mulheres, orientadas por lideranças religiosas da Igreja Católica do período, que teve forte influência nos movimentos sociais, além de ajuda dos jovens médicos sanitaristas que passaram a atuar nestes territórios, o Movimento de Saúde se expandiu para além da zona leste, foi ganhando forma, e sua organização específica foi fundamental para a estrutura que o Sistema único de Saúde veio a ter a partir da Constituição Federal em 1988, embasado, sobretudo nos documentos formulados na 8ª Conferência Nacional de Saúde, ocorrida em 1986, em Brasília, na qual as donas de casa das periferias de São Paulo também estiveram presentes. Me orgulha imaginar que hoje moro em uma região que possui melhorias a partir da mobilização e luta de tantas mulheres, algumas delas que ainda hoje vivem no meu bairro, e que posso ocasionalmente encontrar em uma consulta no posto de saúde, no supermercado, na fila do Banco 24 horas (porque apesar de muitos avanços, não temos agências bancárias