Mapa
Nazaré Paulista, 13 - Vila Monte Santo-Cuíaba de CimaSítio à venda-O sítio possui 1350 m2 , 03 dormitórios, sendo 03 suítes, 02 despensas,área grande, 01 , cozinha, 01 sala Com plantações árvores frutíferas com todas variedades; 60 pés de café, acerola, laranja, pokan, jaca, jaboticaba e outros. Tem um lindo Lago próximo para quem aprecia a natureza e tem como hobby a pescaria. Venha conhecer agende uma visita com um dos nossos corretores de plantão. Avenida Nossa senhora Aparecida,a rua conhecida como rua da igreja, número 13 bairro Cuiabá de CimaNazaré Paulista - SPSítio à venda-O sítio possui 1350 m2 , 03 dormitórios, sendo 03 suítes, 02 despensas,área grande, 01 , cozinha, 01 sala Com plantações árvores frutíferas com todas variedades; 60 pés de café, acerola, laranja, pokan, jaca, jaboticaba e outros. Tem um lindo Lago próximo para quem aprecia a natureza e tem como hobby a pescaria. Venha conhecer agende uma visita com um dos nossos corretores de plantão. Avenida Nossa senhora Aparecida,a rua conhecida como rua da igreja, número 13 bairro Cuiabá de Cima
AV. DOUTOR ALIPIO FERREIRA, 500 - PIRACAIACASA COM PISCINA COM 4 DORMITÓRIOS SENDO 2 SUÍTES E 1 EDICULA COM 4 VAGAS, cozinha grande, sala de jantar, sala de visita, sala de TV, garagem coberta para 4 carros, lavanderia, área gourmet com churrasqueira, piscina , paisagismo.JARDIM SANTOS REIS - PIRACAIA,FÁCIL ACESSO A RODOVIA JAN ANTONIM BATA é uma rodovia radial do estado de São Paulo, administrada na maior parte do trecho pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP).[1] Denominações Recebe as seguintes denominações em seu trajeto:[2] Nome: Vereador Francisco de Almeida De - até: Nazaré Paulista - BR-116 (Via Dutra) Legislação: Lei 12.144 de 08/12/05[3] Nome: Jan Antonin Bata De - até: Piracaia - SP-65 Legislação: DEC. 20.078 DE 06/12/82 Nome: José Augusto Freire De - até: Piracaia - Joanópolis Legislação: LEI 4.013 DE 11/05/84 Descrição Principais pontos de passagem: SP 060 (Cumbica) - Nazaré Paulista - Piracaia - Joanóplis[4] Trechos Rodovia Ver. Francisco de Almeida Represa Atibainha vista da SP-36. A Rodovia Vereador Francisco de Almeida (mais comumente denominada Estrada Guarulhos-Nazaré Paulista) é o trecho da SP-36 que liga os municípios de Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, a partir da região do São João até a cidade de Nazaré Paulista, no entrocamento com a Rodovia Dom Pedro I (SP-065). A rodovia conta com pista duplicada entre os quilômetros 21,100 e 24,500 e com pista simples entre os quilômetros 24,500 e 39,450. É administrada pela Prefeitura de Guarulhos entre os quilômetros 21,100 e 33,300 - intervalo pelo qual a rodovia corta o perímetro urbano - e pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo DER/SP entre os quilômetros 33,300 e 39,450.[5] Possui tráfego leve exceto em seu trecho no perímetro urbano, haja vista seu intenso uso pelo transporte coletivo alimentador e estrutural, caminhões carregados de minérios da PauPedra e veículos com destino à suas residências ou aos clubes, sítios e chácaras localizados em Nazaré Paulista. Por se tratar de uma via arterial com pista simples ou dupla, pode-se desenvolver nela 50 ou 60 Km/h[6]. Recomenda-se a velocidade de 50 Km/h, levando em consideração o trânsito de pessoas no perímetro urbano e os maquinários pesados - utilizados nas obras do Rodoanel Mário Covas - Trecho Norte[7][8] e do Ferroanel - Trecho Norte[9]. Ambos os projetos, quando entregues, passarão por cima da rodovia, à altura do número 2380, através de viadutos. Seu trecho urbano e com pista duplicada conta com um canteiro central largo dotado de uma ciclovia. A população local utiliza esse espaço para o lazer, principalmente aos fins de semana. Neste trecho também circulam, conforme dito anteriormente, ônibus municipais de linhas estruturais - que dão acesso à região central da cidade - e linhas alimentadoras - que ligam os bairros ao redor da estrada ao Terminal Urbano Jardim São João. Possui intersecção com a Rodovia Presidente Dutra[10]), no quilômetro 221, com a Rodovia Ayrton Senna (SP-070), no quilômetro 22, e com as Estradas Municipais Albino Martello e Ari Jorge Zeitune. Possuía interseção com a Rodovia Helio Smidt (SP-019) por meio de estrada municipal pavimentada. Após a concessão do aeroporto à iniciativa privada, a ponte foi fechada e a intersecção foi, consequentemente, bloqueada. Legislação Com a publicação das ementas de números 2.541/1973, 6.245/1975, 8,085/1976 e 15.706/1980, autorizando a desapropriação das terras e benfeitorias na área descrita, tem início a construção da rodovia estadual, pelo DER-SP, que antes não passava de uma estrada de chão-batido, visando facilitar o acesso as grandes vias que levavam à capital paulista. Em 1988, o então deputado federal, Luiz Francisco da Silva redige a ementa 6.095 que dá o nome de "Juvenal Ponciano de Camargo" ao trecho da rodovia entre Nazaré Paulista e a Rodovia Presidente Dutra. Com o advento do projeto do Aeroporto Internacional de Cumbica "[...] os imóveis e respectivas benfeitorias, [...], situados no município de Guarulhos, a margem esquerda da Estrada que vai de Guarulhos a Nazaré Paulista, na Cidade Jardim Cumbica, necessários a Secretaria dos Transportes e destinados á implantação do futuro Aeroporto de Guarulhos [...]"[11] Com a publicação desta emenda, a rodovia foi dividida em dois trechos e perdeu boa parte de sua área original. O primeiro trecho (que iniciava-se na Rodovia Presidente Dutra e passou a terminar nos muros da Base Aérea de São Paulo e do Aeroporto), atualmente alguns logradouros municipais substituíram a parte da estrada desapropriada - Avenida José Brumatti, Rua Bela Vista do Paraíso, Avenida Papa João Paulo I, Rua Brigadeiro Mário Perdigão e Avenida Santos Dumont - de tal forma que, a rodovia contorna os limites do Aeroporto. O segundo trecho (que passou a iniciar-se no muro do fundo do Aeroporto, onde hoje localiza-se o Terminal Urbano do Jardim São João e terminando em Nazaré Paulista) é o trecho da rodovia que permanece com traçado original. O deputado estadual Eli Corrêa Filho, por meio da ementa aprovada número 12.144/2005, altera o texto da ementa aprovada em 1988 e a rodovia é nomeada "Vereador Francisco de Almeida". Descontente com a aprovação, a vereadora Rosa Maria Ramos de Martinez Terra - PMDB, do município de Nazaré Paulista, por meio da Moção de Protesto 001/2006, protestou contra a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo pela aprovação de tal emenda.[carece de fontes] Concessionárias e serviços Trecho da SP-36 em Nazaré Paulista. O Departamento de Estradas de Rodagem da Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo tem jurisdição sob a rodovia entre os quilômetros 33,300 e 39,450. A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Proguaru e das secretarias de obras, serviços públicos e transportes e trânsito, gere a rodovia entre os quilômetros 21,100 e 33,300. As concessionárias não oferecem serviços como Unidade(s) Básica(s) de Atendimento, posto(s) de policiamento, câmera(s) online, radar(es), pátio(s), balança(s) ou pedágio(s) para os usuários da rodovia. A falta de investimentos em conservação e revitalização e o tráfego de veículos pesados, faz com que a mesma adquira um pavimento em mau estado e com deformação plástica significativa[12]. Apresenta sinalização viária horizontal e vertical precárias e, em alguns trechos, ausentes. No perímetro urbano perde as características de rodovia estadual e toma forma de grande via municipal. Em 2019 a Prefeitura de Guarulhos removeu moradias e comércios que tinham se instalado na faixa de servidão da rodovia, bem como investiu em obras de iluminação, drenagem e tapa buraco.Piracaia - SPCASA COM PISCINA COM 4 DORMITÓRIOS SENDO 2 SUÍTES E 1 EDICULA COM 4 VAGAS, cozinha grande, sala de jantar, sala de visita, sala de TV, garagem coberta para 4 carros, lavanderia, área gourmet com churrasqueira, piscina , paisagismo.JARDIM SANTOS REIS - PIRACAIA,FÁCIL ACESSO A RODOVIA JAN ANTONIM BATA é uma rodovia radial do estado de São Paulo, administrada na maior parte do trecho pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP).[1] Denominações Recebe as seguintes denominações em seu trajeto:[2] Nome: Vereador Francisco de Almeida De - até: Nazaré Paulista - BR-116 (Via Dutra) Legislação: Lei 12.144 de 08/12/05[3] Nome: Jan Antonin Bata De - até: Piracaia - SP-65 Legislação: DEC. 20.078 DE 06/12/82 Nome: José Augusto Freire De - até: Piracaia - Joanópolis Legislação: LEI 4.013 DE 11/05/84 Descrição Principais pontos de passagem: SP 060 (Cumbica) - Nazaré Paulista - Piracaia - Joanóplis[4] Trechos Rodovia Ver. Francisco de Almeida Represa Atibainha vista da SP-36. A Rodovia Vereador Francisco de Almeida (mais comumente denominada Estrada Guarulhos-Nazaré Paulista) é o trecho da SP-36 que liga os municípios de Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo, a partir da região do São João até a cidade de Nazaré Paulista, no entrocamento com a Rodovia Dom Pedro I (SP-065). A rodovia conta com pista duplicada entre os quilômetros 21,100 e 24,500 e com pista simples entre os quilômetros 24,500 e 39,450. É administrada pela Prefeitura de Guarulhos entre os quilômetros 21,100 e 33,300 - intervalo pelo qual a rodovia corta o perímetro urbano - e pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo DER/SP entre os quilômetros 33,300 e 39,450.[5] Possui tráfego leve exceto em seu trecho no perímetro urbano, haja vista seu intenso uso pelo transporte coletivo alimentador e estrutural, caminhões carregados de minérios da PauPedra e veículos com destino à suas residências ou aos clubes, sítios e chácaras localizados em Nazaré Paulista. Por se tratar de uma via arterial com pista simples ou dupla, pode-se desenvolver nela 50 ou 60 Km/h[6]. Recomenda-se a velocidade de 50 Km/h, levando em consideração o trânsito de pessoas no perímetro urbano e os maquinários pesados - utilizados nas obras do Rodoanel Mário Covas - Trecho Norte[7][8] e do Ferroanel - Trecho Norte[9]. Ambos os projetos, quando entregues, passarão por cima da rodovia, à altura do número 2380, através de viadutos. Seu trecho urbano e com pista duplicada conta com um canteiro central largo dotado de uma ciclovia. A população local utiliza esse espaço para o lazer, principalmente aos fins de semana. Neste trecho também circulam, conforme dito anteriormente, ônibus municipais de linhas estruturais - que dão acesso à região central da cidade - e linhas alimentadoras - que ligam os bairros ao redor da estrada ao Terminal Urbano Jardim São João. Possui intersecção com a Rodovia Presidente Dutra[10]), no quilômetro 221, com a Rodovia Ayrton Senna (SP-070), no quilômetro 22, e com as Estradas Municipais Albino Martello e Ari Jorge Zeitune. Possuía interseção com a Rodovia Helio Smidt (SP-019) por meio de estrada municipal pavimentada. Após a concessão do aeroporto à iniciativa privada, a ponte foi fechada e a intersecção foi, consequentemente, bloqueada. Legislação Com a publicação das ementas de números 2.541/1973, 6.245/1975, 8,085/1976 e 15.706/1980, autorizando a desapropriação das terras e benfeitorias na área descrita, tem início a construção da rodovia estadual, pelo DER-SP, que antes não passava de uma estrada de chão-batido, visando facilitar o acesso as grandes vias que levavam à capital paulista. Em 1988, o então deputado federal, Luiz Francisco da Silva redige a ementa 6.095 que dá o nome de "Juvenal Ponciano de Camargo" ao trecho da rodovia entre Nazaré Paulista e a Rodovia Presidente Dutra. Com o advento do projeto do Aeroporto Internacional de Cumbica "[...] os imóveis e respectivas benfeitorias, [...], situados no município de Guarulhos, a margem esquerda da Estrada que vai de Guarulhos a Nazaré Paulista, na Cidade Jardim Cumbica, necessários a Secretaria dos Transportes e destinados á implantação do futuro Aeroporto de Guarulhos [...]"[11] Com a publicação desta emenda, a rodovia foi dividida em dois trechos e perdeu boa parte de sua área original. O primeiro trecho (que iniciava-se na Rodovia Presidente Dutra e passou a terminar nos muros da Base Aérea de São Paulo e do Aeroporto), atualmente alguns logradouros municipais substituíram a parte da estrada desapropriada - Avenida José Brumatti, Rua Bela Vista do Paraíso, Avenida Papa João Paulo I, Rua Brigadeiro Mário Perdigão e Avenida Santos Dumont - de tal forma que, a rodovia contorna os limites do Aeroporto. O segundo trecho (que passou a iniciar-se no muro do fundo do Aeroporto, onde hoje localiza-se o Terminal Urbano do Jardim São João e terminando em Nazaré Paulista) é o trecho da rodovia que permanece com traçado original. O deputado estadual Eli Corrêa Filho, por meio da ementa aprovada número 12.144/2005, altera o texto da ementa aprovada em 1988 e a rodovia é nomeada "Vereador Francisco de Almeida". Descontente com a aprovação, a vereadora Rosa Maria Ramos de Martinez Terra - PMDB, do município de Nazaré Paulista, por meio da Moção de Protesto 001/2006, protestou contra a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo pela aprovação de tal emenda.[carece de fontes] Concessionárias e serviços Trecho da SP-36 em Nazaré Paulista. O Departamento de Estradas de Rodagem da Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo tem jurisdição sob a rodovia entre os quilômetros 33,300 e 39,450. A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Proguaru e das secretarias de obras, serviços públicos e transportes e trânsito, gere a rodovia entre os quilômetros 21,100 e 33,300. As concessionárias não oferecem serviços como Unidade(s) Básica(s) de Atendimento, posto(s) de policiamento, câmera(s) online, radar(es), pátio(s), balança(s) ou pedágio(s) para os usuários da rodovia. A falta de investimentos em conservação e revitalização e o tráfego de veículos pesados, faz com que a mesma adquira um pavimento em mau estado e com deformação plástica significativa[12]. Apresenta sinalização viária horizontal e vertical precárias e, em alguns trechos, ausentes. No perímetro urbano perde as características de rodovia estadual e toma forma de grande via municipal. Em 2019 a Prefeitura de Guarulhos removeu moradias e comércios que tinham se instalado na faixa de servidão da rodovia, bem como investiu em obras de iluminação, drenagem e tapa buraco.
ALAMEDA VIOLETA, 405 - PIRACAIACHÁCARA EM CONDOMÍNIO DE ALTO PADRÃO NOVO HORIZONTE, COM 5 DORMITÓRIOS SENDO 4 SUÍTES,SENDO 1 BANHEIRO SOCIAL, SALA COM LAREIRA,COZINHA COM DISPENSA,LAVANDERIA, ÁREA GOURMET COM CHURRASQUEIRA COM FORNO E FOGÃO A LENHA COM AMPLO ESPAÇO COBERTO,COM ÁREA DE LAZER COM PISCINA,CHURRASQUEIRA,SALÃO DE JOGOS POMAR COM DIVERSOS TIPOS DE FRUTAS COMO CEREJEIRA, ACEROLA,AMORA,JABUTICABEIRA,FIGO E FRAMBUESA,CONDOMÍNIO OFERECE SEGURANÇA, CONFORTO,PRIVACIDADE PARA TODA A FAMÍLIA,ÁS MARGENS DA REPRESA DO JAGUARI,TODO TRAJETO INTEIRO ASFALTADO ATÉ A PORTARIA. DISTÂNCIA ATÉ O CENTRO DE PIRACAIA DE 15KM,80KM DE SÃO PAULO, 12KM ATÉ A RODOVIA FERNÃO DIASE 1KM ATÉ A RODOVIA DOM PEDRO.CIDADE DE PIRACAIA Como chegar: Para ir até Piracaia, saindo de São Paulo, é preciso acessar a BR-381 (Rodovia Fernão Dias) até a saída 36-A, depois a SP-065 (Rodovia Dom Pedro I) até a saída 65 e, finalmente, a SP-036 (Rodovia Jan Antonin Bata). imprima ou compartilhe o conteúdo Piracaia A cidade de Piracaia está localizada na Serra da Mantiqueira, não muito longe da Capital, distante 90 km de São Paulo, e pertence à Região de Bragança Paulista, com belas paisagens, banhada pelos rios Cachoeira e Atibainha, que formam três represas e inúmeras cachoeiras. Com clima agradável, em média 24 °C, é certo que sua geografia oferece condições ideais para a prática de inúmeros esportes e atividades ligadas à natureza, com trilhas para caminhadas, escaladas e esportes náuticos. Mas é no Turismo Religioso que este município, com uma população estimada em 27.462 pessoas pelo IBGE/2020, se destaca, a exemplo do Santo Cruzeiro, considerado o Maior Crucifixo do Mundo. Esculpido em cimento pelo arquiteto José Bonetti, o crucifixo de 14 metros de altura foi inaugurado em 14 de julho de 1946. Juntamente com o Santo Cruzeiro, foi construída uma escadaria com 591 degraus, unindo a cidade ao monumento, embora também exista uma estrada muito bem conservada que faz essa ligação. Desde a sua construção, o monumento vem recebendo melhorias e aperfeiçoamentos, tornando-se, além de um símbolo de fé, um tradicional ponto de turismo do município em cima do Morro da Penha, de 1200 metros. No pé da escadaria do Santo Cruzeiro há uma Gruta com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Um episódio que acontece frequentemente, é que muitos romeiros que passam por Piracaia em destino à cidade de Aparecida, param para visitar a Gruta de Nossa Senhora Aparecida, para pedir forças e coragem para seguir viagem por mais 180 km. O acesso à região possui boa sinalização para se chegar ao atrativo e a via de acesso à gruta é parcialmente pavimentada com paralelepípedos. Outro destaque religioso é a igreja Matriz de Santo Antônio da Cachoeira, marco zero da fundação de Piracaia, com a parte frontal inteiramente conservada e paredes de taipa de mais de 1,5 metro de largura. Um concorrido atrativo é o majestoso painel no teto da Nave, feita pelo pintor Antônio Navickas, artista que residiu durante muitos anos nesta cidade, onde foram pintados os retratos de todos os Papas da Igreja Católica, de Pedro a Francisco. Em todo o mundo, além de Piracaia, só existe obra semelhante na Basílica de São Paulo no Vaticano. Mas nem só de Turismo Religioso vive Piracaia que é Município de Interesse Turístico – Mit, desde 2018, cujo nome significa peixe assado ou frito. Há um parque ecológico com lago, pista de cooper, playground, quadra de futebol de areia, horto com viveiro de mudas, orquidário, lanchonete e estacionamento, bem próximo ao centro da cidade. A natureza deste destino turístico é exuberante, começando pela sua paisagem serrana. Eis algumas das principais atrações: Pedra do Carmo: formação rochosa com 2000 metros de altura, propícia à escalada; Morro da Boa Vista: formação montanhosa com 1500 metros de altura. Oferece vista panorâmica da cidade, da represa de Bragança Paulista, de Atibaia, da Pedra Grande e do Pico do Lobo em Joanópolis; Alto da Boa Vista: área de alto relevo com cume de 1500 metros de altura, onde, ao final de um trajeto de aproximadamente cinco quilômetros de trilhas, pode-se ter uma abrangente visão das áreas naturais de Piracaia bem como observar diversos recursos hídricos que formam as represas do lugar, toda a fauna e flora da cidade. Cachoeira do Pião: localizada no Bairro do Pião, esta é a cachoeira formada pelo Rio Atibainha. Possui uma forte queda d’água de oito metros de altura com lago para banho; Rota do Atibainha: passa pela represa de Piracaia em conjunto com a represa de Nazaré seguindo pelo Bairro do Pião, rio acima, e aí encontra-se a criação de truta que depende da fria água corrente do Atibainha, Cercada por enormes represas que integram o sistema Cantareira, a cidade também oferece aos seus visitantes as pescas amadoras e ecológicas, além da prática de esportes náuticos. Os praticantes de esportes radicais como rafting e boia cross têm diversão garantida nas cachoeiras do Pião e Atibainha. Algumas cachoeiras estão encravadas na Mata Atlântica, o que se por um lado dificulta o acesso, por outro garante a sua preservação. Por sua vez, observamos que o centro urbano ainda conserva grande parte de suas edificações centenárias, situadas em ruas estreitas, que nos fazem lembrar a época do Brasil Imperial. E tem mais, Piracaia é conhecida como a Capital da Truta, bom atrativo ao turismo gastronômico. Vale ressaltar mais uma atração: a Casa do Artesão localizada na entrada de Piracaia, edificada com uma estrutura ecológica para abrigar os trabalhos realizados pelos artesãos locais, oferecendo uma diversidade de artesanatos de diversos tipos e técnicas. Conta a história que os primeiros povos de Piracaia muito valorizavam nossas manifestações culturais, não deixando de realizar grandes festas. Na época da escravidão, já existiam grupos de congadas, cavalhada, touradas, leilões de prendas. Logo surgiram banda de música, violas, caiapós e mais tarde quadrilhas francesas e o carnaval. Também bonecões infláveis e os fantoches que animavam a população. Ainda hoje algumas tradições são mantidas. A fundação do povoado deu-se em junho de 1817; foi elevada à categoria de Vila com o nome de Santo Antonio da Cachoeira em março de 1885 e em agosto de 1906 passou a chamar-se Piracaia, nome de origem tupi que significa "peixe assado", através da junção de pirá (peixe) e kaîa (assado). O município é formado pela sede e pelo distrito de Batatuba.Piracaia - SPCHÁCARA EM CONDOMÍNIO DE ALTO PADRÃO NOVO HORIZONTE, COM 5 DORMITÓRIOS SENDO 4 SUÍTES,SENDO 1 BANHEIRO SOCIAL, SALA COM LAREIRA,COZINHA COM DISPENSA,LAVANDERIA, ÁREA GOURMET COM CHURRASQUEIRA COM FORNO E FOGÃO A LENHA COM AMPLO ESPAÇO COBERTO,COM ÁREA DE LAZER COM PISCINA,CHURRASQUEIRA,SALÃO DE JOGOS POMAR COM DIVERSOS TIPOS DE FRUTAS COMO CEREJEIRA, ACEROLA,AMORA,JABUTICABEIRA,FIGO E FRAMBUESA,CONDOMÍNIO OFERECE SEGURANÇA, CONFORTO,PRIVACIDADE PARA TODA A FAMÍLIA,ÁS MARGENS DA REPRESA DO JAGUARI,TODO TRAJETO INTEIRO ASFALTADO ATÉ A PORTARIA. DISTÂNCIA ATÉ O CENTRO DE PIRACAIA DE 15KM,80KM DE SÃO PAULO, 12KM ATÉ A RODOVIA FERNÃO DIASE 1KM ATÉ A RODOVIA DOM PEDRO.CIDADE DE PIRACAIA Como chegar: Para ir até Piracaia, saindo de São Paulo, é preciso acessar a BR-381 (Rodovia Fernão Dias) até a saída 36-A, depois a SP-065 (Rodovia Dom Pedro I) até a saída 65 e, finalmente, a SP-036 (Rodovia Jan Antonin Bata). imprima ou compartilhe o conteúdo Piracaia A cidade de Piracaia está localizada na Serra da Mantiqueira, não muito longe da Capital, distante 90 km de São Paulo, e pertence à Região de Bragança Paulista, com belas paisagens, banhada pelos rios Cachoeira e Atibainha, que formam três represas e inúmeras cachoeiras. Com clima agradável, em média 24 °C, é certo que sua geografia oferece condições ideais para a prática de inúmeros esportes e atividades ligadas à natureza, com trilhas para caminhadas, escaladas e esportes náuticos. Mas é no Turismo Religioso que este município, com uma população estimada em 27.462 pessoas pelo IBGE/2020, se destaca, a exemplo do Santo Cruzeiro, considerado o Maior Crucifixo do Mundo. Esculpido em cimento pelo arquiteto José Bonetti, o crucifixo de 14 metros de altura foi inaugurado em 14 de julho de 1946. Juntamente com o Santo Cruzeiro, foi construída uma escadaria com 591 degraus, unindo a cidade ao monumento, embora também exista uma estrada muito bem conservada que faz essa ligação. Desde a sua construção, o monumento vem recebendo melhorias e aperfeiçoamentos, tornando-se, além de um símbolo de fé, um tradicional ponto de turismo do município em cima do Morro da Penha, de 1200 metros. No pé da escadaria do Santo Cruzeiro há uma Gruta com a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Um episódio que acontece frequentemente, é que muitos romeiros que passam por Piracaia em destino à cidade de Aparecida, param para visitar a Gruta de Nossa Senhora Aparecida, para pedir forças e coragem para seguir viagem por mais 180 km. O acesso à região possui boa sinalização para se chegar ao atrativo e a via de acesso à gruta é parcialmente pavimentada com paralelepípedos. Outro destaque religioso é a igreja Matriz de Santo Antônio da Cachoeira, marco zero da fundação de Piracaia, com a parte frontal inteiramente conservada e paredes de taipa de mais de 1,5 metro de largura. Um concorrido atrativo é o majestoso painel no teto da Nave, feita pelo pintor Antônio Navickas, artista que residiu durante muitos anos nesta cidade, onde foram pintados os retratos de todos os Papas da Igreja Católica, de Pedro a Francisco. Em todo o mundo, além de Piracaia, só existe obra semelhante na Basílica de São Paulo no Vaticano. Mas nem só de Turismo Religioso vive Piracaia que é Município de Interesse Turístico – Mit, desde 2018, cujo nome significa peixe assado ou frito. Há um parque ecológico com lago, pista de cooper, playground, quadra de futebol de areia, horto com viveiro de mudas, orquidário, lanchonete e estacionamento, bem próximo ao centro da cidade. A natureza deste destino turístico é exuberante, começando pela sua paisagem serrana. Eis algumas das principais atrações: Pedra do Carmo: formação rochosa com 2000 metros de altura, propícia à escalada; Morro da Boa Vista: formação montanhosa com 1500 metros de altura. Oferece vista panorâmica da cidade, da represa de Bragança Paulista, de Atibaia, da Pedra Grande e do Pico do Lobo em Joanópolis; Alto da Boa Vista: área de alto relevo com cume de 1500 metros de altura, onde, ao final de um trajeto de aproximadamente cinco quilômetros de trilhas, pode-se ter uma abrangente visão das áreas naturais de Piracaia bem como observar diversos recursos hídricos que formam as represas do lugar, toda a fauna e flora da cidade. Cachoeira do Pião: localizada no Bairro do Pião, esta é a cachoeira formada pelo Rio Atibainha. Possui uma forte queda d’água de oito metros de altura com lago para banho; Rota do Atibainha: passa pela represa de Piracaia em conjunto com a represa de Nazaré seguindo pelo Bairro do Pião, rio acima, e aí encontra-se a criação de truta que depende da fria água corrente do Atibainha, Cercada por enormes represas que integram o sistema Cantareira, a cidade também oferece aos seus visitantes as pescas amadoras e ecológicas, além da prática de esportes náuticos. Os praticantes de esportes radicais como rafting e boia cross têm diversão garantida nas cachoeiras do Pião e Atibainha. Algumas cachoeiras estão encravadas na Mata Atlântica, o que se por um lado dificulta o acesso, por outro garante a sua preservação. Por sua vez, observamos que o centro urbano ainda conserva grande parte de suas edificações centenárias, situadas em ruas estreitas, que nos fazem lembrar a época do Brasil Imperial. E tem mais, Piracaia é conhecida como a Capital da Truta, bom atrativo ao turismo gastronômico. Vale ressaltar mais uma atração: a Casa do Artesão localizada na entrada de Piracaia, edificada com uma estrutura ecológica para abrigar os trabalhos realizados pelos artesãos locais, oferecendo uma diversidade de artesanatos de diversos tipos e técnicas. Conta a história que os primeiros povos de Piracaia muito valorizavam nossas manifestações culturais, não deixando de realizar grandes festas. Na época da escravidão, já existiam grupos de congadas, cavalhada, touradas, leilões de prendas. Logo surgiram banda de música, violas, caiapós e mais tarde quadrilhas francesas e o carnaval. Também bonecões infláveis e os fantoches que animavam a população. Ainda hoje algumas tradições são mantidas. A fundação do povoado deu-se em junho de 1817; foi elevada à categoria de Vila com o nome de Santo Antonio da Cachoeira em março de 1885 e em agosto de 1906 passou a chamar-se Piracaia, nome de origem tupi que significa "peixe assado", através da junção de pirá (peixe) e kaîa (assado). O município é formado pela sede e pelo distrito de Batatuba.