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Rua Campante, 406 - Vila IndependênciaAPARTAMENTO EXCELENTE COM 2 DORMITÓRIOS ,2 BANHEIROS,SALA,SEM VAG, PRÓXIMO AO METRÔ TAMANDUATEÍ é uma estação ferroviária, pertencente à Linha 10–Turquesa da CPTM e integrada à estação da Linha 2–Verde do Metrô de São Paulo. Fica localizada no limite entre os distritos de Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo e de Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo, no bairro da Vila Independência. Receberia também a Linha 18–Bronze, cancelada em 2019, que faria desta uma estação terminal.[2][3] Histórico A Estação Tamanduateí original foi inaugurada em 1947 pela Estrada de Ferro Santos-Jundiaí e desativada em 21 de setembro de 2010, sendo substituída pela estação atual, que fica a cerca de cem metros de distância. Com a construção da nova estação de trem e metrô, o prédio antigo foi demolido.[4] A nova estação foi construída para atender tanto a Linha 10 do Trem Metropolitano de São Paulo como a Linha 2–Verde do Metrô, com a parte do Metrô elevada. Foi a última a ser inaugurada na atual configuração da Linha 2, em 21 de setembro de 2010. Existe uma proposta do deputado estadual Edson Ferrarini para trocar o nome da estação para Tamanduateí-Imperador do Ipiranga, em homenagem à escola de samba Imperador do Ipiranga. "No Carnaval, o nome da escola é levado para todo o Brasil e o mundo", justifica o parlamentar.[5] Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a estação tem importância ressaltada por ser uma ligação entre o ABC Paulista e a região da Avenida Paulista.[6] Essa conexão, entretanto, preocupava alguns especialistas ouvidos pelo Jornal da Tarde em setembro de 2010, que falaram em sobrecarga da Linha 2, mas o Metrô respondeu que houve estudos de demanda e o ingresso de novos passageiros não ultrapassaria a capacidade da linha.[7] Foi prevista a inauguração para março de 2010,[6] porém atrasos nas obras impediram a inauguração, sendo que o metrô preferiu não fazer uma nova previsão.[8] Em meados de setembro, membros do governo do estado tentaram articular a inauguração para o fim de semana do dia 18, mas o Metrô acabou por inaugurá-la em 21 de setembro de 2010, com seis meses de atraso.[7] A cerimônia acabou ofuscada por uma pane na Linha 3–Vermelha, na manhã daquele dia.[9] A estação funcionou em operação assistida gratuita, inicialmente de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 16h30,[10] horário estendido para entre 8h30 e 17 horas a partir de 30 de setembro[11] e para entre 8 e 17 horas a partir de 5 de fevereiro de 2011, quando houve também o início da cobrança de tarifa.[12] Fora desses horários, a Ponte Orca seguia fazendo o transporte entre a estação Tamanduateí da CPTM e a estação Sacomã do Metrô.[7] Apesar de haver cobrança de tarifas, a estação seguiu em operação assistida. O horário foi ampliado novamente em 19 de março, passando para das 4h40 às 21 horas.[13] Segundo o Metrô, o horário só não foi estendido até a meia-noite porque ainda restariam trezentas horas de testes a ser executadas no sistema de sinalização.[13] Com essa mudança, o sistema Ponte Orca foi desativado entre as estações Tamanduateí e Sacomã.[13] Cinco meses após a abertura da estação, ela já apresentava três goteiras, sendo uma na plataforma da CPTM e duas na área do Metrô. A empresa alegou que o reparo seria feito pela construtora, sem ônus.[14] Moradores da região ouvidos pelo Jornal da Tarde em abril de 2011 reclamaram do suposto abandono do entorno da estação, já que a região deserta facilitaria assaltos.[15] O Metrô respondeu as reclamações dizendo que existia um projeto de reurbanização da área, cujas obras tinham previsão de início no segundo semestre.[15] A partir de 12 de setembro de 2011, o horário de funcionamento foi ampliado para até a meia-noite, mesmo horário das demais estações do Metrô de São Paulo.[16] A expectativa era de que as três horas adicionais gerariam um aumento de cerca de 2% no número de passageiros da linha.[17] O entorno da estação sofreu um alagamento em 15 de dezembro, devido ao transbordamento do Rio Tamanduateí.[18] Na ocasião, os funcionários que chegavam para trabalhar eram obrigados a seguir até a Estação Vila Prudente, de onde pegavam o metrô para seguir à estação.[18] Segundo uma funcionária ouvida pelo Jornal da Tarde, a água teria alcançado as escadas rolantes da entrada da Avenida Presidente Wilson.[18] Passageiros que desembarcavam na estação tiveram de esperar a água baixar e, mesmo após isso acontecer, tiveram de lidar com muita lama ao longo daquele dia.[18] A direção do Metrô ressaltou que o funcionamento da estação não foi interrompido, pois a estação fora projetada acima da cota de inundação da região, que tem "problemas crônicos com enchentes".[18] Uma dessas medidas previa um reforço na drenagem superficial de água, mas que é suficiente apenas se não houver transbordamento do rio.[18] Características A estação está localizada entre a Avenida Presidente Wilson e a Rua Guamiranga, possuindo acessos em ambos os logradouros.[19] A estação é elevada, com plataformas laterais.[19] Seu mezanino é comum às duas partes da estação (CPTM e Metrô).[19] São cinco níveis ao todo no complexo: porão de cabos enterrado, salas técnicas no nível térreo, salas operacionais logo acima das salas técnicas, mezanino interligado com as passarelas dos acessos e, no topo, as plataformas do Metrô.[19] A passarela de ligação entre a Avenida Presidente Wilson e a Rua Guamiranga fica do lado norte e serve como único acesso à estação, mas também permite livre trânsito de pedestres entre os dois lados da linha da CPTM.[19] O acesso às plataformas do Metrô é a partir do mezanino, por meio de dois conjuntos de escadas fixas, rolantes e elevadores.[19] A capacidade da estação, divulgada pelo Metrô, é de 33 118 passageiros por hora nos períodos de pico.[19] PRÓXIMO AO SHOPPING PLAZA SUL “No mesmo lugar, um shopping diferente”. Assim o Plaza Sul Shopping apresenta sua nova ambientação e novidades no posicionamento de marca às vésperas da celebração de seus 25 anos de história. O projeto de revitalização, que recebeu investimento de R$ 28 milhões e se desenrolou por nove meses, modernizou sanitários, pisos, fachadas, mobiliários, iluminação, estacionamento e praça de alimentação. O ambiente de parque público foi a inspiração para a nova decoração, que traz um jardim vertical próximo aos elevadores e uma área de descanso que recria árvores, troncos e gramados de forma estilizada, na área de alimentação. De acordo com o projeto, a ideia é que o cliente possa usar o espaço para descanso, leitura, brincadeira e, claro, fazer sua refeição de maneira mais descontraída. Confira a nova edição da revista NOVAREJO com tudo que acontece no setor “Queremos que nossa área de lazer seja como uma sala de estar, em que as famílias fiquem à vontade para aproveitar espaço. Shoppings são espaços de conveniência e convivência, que incentivam a socialização e proporcionam novas maneiras de consumir serviços, entretenimento, alimentação e, claro, realizar compras”, explicou Mário Alves de Oliveira, diretor Executivo de Desenvolvimento e M&A da Sonae Sierra Brasil, empresa proprietária do Shopping, durante evento de inauguração. A mudança se destaca logo nas fachadas do shopping, que receberam reforço na iluminação e luminosos com o novo logotipo – que agora propõe uma nova interpretação para as iniciais do Plaza Sul. A junção do “P” e do “S” formam um coração, simbolizando a relação emocional do Shopping com a comunidade do seu entorno. Os ambientes ganharam nova iluminação e novas cores de piso e teto que dão sensação de amplitude e área aberta. As cores grafite, branco e preto fosco formam a paleta que dão o tom elegante para os corredores. A reforma nos banheiros contou com arquitetura e tecnologia para que os pontos de contato sejam o mínimo possível, ou seja, os visitantes, podem entrar e sair do local sem precisar colocar a mão em torneiras ou portas de entrada e os espaços dos sanitários também está mais confortável. O mobiliário foi trocado para uma linha que remete ao natural, com sofás, poltronas, bancos, tapetes e mesas em madeira, além de uma iluminação especial. As áreas de descanso contam com tomadas convencionais e USB. Os clientes têm também à disposição rede de wi-fi gratuita em todo o shopping. Com isso, o local permite ser utilizado como espaço de coworking, especialmente na praça de alimentação, como novas mesas altas comunitárias ou individuais, ou ainda nas mesas quadradas para duas e quatro pessoas ou redondas para grupos maiores. O fraldário agora é Espaço Família, com 70 metros quadrados e é separada por ambientes, com fraldário, recepção, espaço para amamentação, microondas para aquecimento das papinhas, trocadores, empréstimos de carrinhos e banheiros adultos e infantis. O estacionamento ganhou bicicletário, novo piso, pintura, iluminação e sinalizadores que minimizam o tempo de busca por uma vaga, além de pontos de recarga para carros e bicicletas elétricos. “Foi uma mudança grande. Para se manter atual e manter as necessidades dos consumidores, precisamos nos reinventar. Surgiu um novo shopping, mais fashion, urbano, moderno, cosmopolita e para atender a toda a família. Foi uma mudança com status de lançamento imobiliário”, declarou Fabio Segura, superintendente do Plaza Sul. Tags: PLAZA SULSHOPPING .FÁCIL ACESSO AO AEROPORTO DE CONGONHAS.FÁCIL ACESOO A MARGINAL PINHEIROSSão Paulo - SPAPARTAMENTO EXCELENTE COM 2 DORMITÓRIOS ,2 BANHEIROS,SALA,SEM VAG, PRÓXIMO AO METRÔ TAMANDUATEÍ é uma estação ferroviária, pertencente à Linha 10–Turquesa da CPTM e integrada à estação da Linha 2–Verde do Metrô de São Paulo. Fica localizada no limite entre os distritos de Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo e de Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo, no bairro da Vila Independência. Receberia também a Linha 18–Bronze, cancelada em 2019, que faria desta uma estação terminal.[2][3] Histórico A Estação Tamanduateí original foi inaugurada em 1947 pela Estrada de Ferro Santos-Jundiaí e desativada em 21 de setembro de 2010, sendo substituída pela estação atual, que fica a cerca de cem metros de distância. Com a construção da nova estação de trem e metrô, o prédio antigo foi demolido.[4] A nova estação foi construída para atender tanto a Linha 10 do Trem Metropolitano de São Paulo como a Linha 2–Verde do Metrô, com a parte do Metrô elevada. Foi a última a ser inaugurada na atual configuração da Linha 2, em 21 de setembro de 2010. Existe uma proposta do deputado estadual Edson Ferrarini para trocar o nome da estação para Tamanduateí-Imperador do Ipiranga, em homenagem à escola de samba Imperador do Ipiranga. "No Carnaval, o nome da escola é levado para todo o Brasil e o mundo", justifica o parlamentar.[5] Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a estação tem importância ressaltada por ser uma ligação entre o ABC Paulista e a região da Avenida Paulista.[6] Essa conexão, entretanto, preocupava alguns especialistas ouvidos pelo Jornal da Tarde em setembro de 2010, que falaram em sobrecarga da Linha 2, mas o Metrô respondeu que houve estudos de demanda e o ingresso de novos passageiros não ultrapassaria a capacidade da linha.[7] Foi prevista a inauguração para março de 2010,[6] porém atrasos nas obras impediram a inauguração, sendo que o metrô preferiu não fazer uma nova previsão.[8] Em meados de setembro, membros do governo do estado tentaram articular a inauguração para o fim de semana do dia 18, mas o Metrô acabou por inaugurá-la em 21 de setembro de 2010, com seis meses de atraso.[7] A cerimônia acabou ofuscada por uma pane na Linha 3–Vermelha, na manhã daquele dia.[9] A estação funcionou em operação assistida gratuita, inicialmente de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 16h30,[10] horário estendido para entre 8h30 e 17 horas a partir de 30 de setembro[11] e para entre 8 e 17 horas a partir de 5 de fevereiro de 2011, quando houve também o início da cobrança de tarifa.[12] Fora desses horários, a Ponte Orca seguia fazendo o transporte entre a estação Tamanduateí da CPTM e a estação Sacomã do Metrô.[7] Apesar de haver cobrança de tarifas, a estação seguiu em operação assistida. O horário foi ampliado novamente em 19 de março, passando para das 4h40 às 21 horas.[13] Segundo o Metrô, o horário só não foi estendido até a meia-noite porque ainda restariam trezentas horas de testes a ser executadas no sistema de sinalização.[13] Com essa mudança, o sistema Ponte Orca foi desativado entre as estações Tamanduateí e Sacomã.[13] Cinco meses após a abertura da estação, ela já apresentava três goteiras, sendo uma na plataforma da CPTM e duas na área do Metrô. A empresa alegou que o reparo seria feito pela construtora, sem ônus.[14] Moradores da região ouvidos pelo Jornal da Tarde em abril de 2011 reclamaram do suposto abandono do entorno da estação, já que a região deserta facilitaria assaltos.[15] O Metrô respondeu as reclamações dizendo que existia um projeto de reurbanização da área, cujas obras tinham previsão de início no segundo semestre.[15] A partir de 12 de setembro de 2011, o horário de funcionamento foi ampliado para até a meia-noite, mesmo horário das demais estações do Metrô de São Paulo.[16] A expectativa era de que as três horas adicionais gerariam um aumento de cerca de 2% no número de passageiros da linha.[17] O entorno da estação sofreu um alagamento em 15 de dezembro, devido ao transbordamento do Rio Tamanduateí.[18] Na ocasião, os funcionários que chegavam para trabalhar eram obrigados a seguir até a Estação Vila Prudente, de onde pegavam o metrô para seguir à estação.[18] Segundo uma funcionária ouvida pelo Jornal da Tarde, a água teria alcançado as escadas rolantes da entrada da Avenida Presidente Wilson.[18] Passageiros que desembarcavam na estação tiveram de esperar a água baixar e, mesmo após isso acontecer, tiveram de lidar com muita lama ao longo daquele dia.[18] A direção do Metrô ressaltou que o funcionamento da estação não foi interrompido, pois a estação fora projetada acima da cota de inundação da região, que tem "problemas crônicos com enchentes".[18] Uma dessas medidas previa um reforço na drenagem superficial de água, mas que é suficiente apenas se não houver transbordamento do rio.[18] Características A estação está localizada entre a Avenida Presidente Wilson e a Rua Guamiranga, possuindo acessos em ambos os logradouros.[19] A estação é elevada, com plataformas laterais.[19] Seu mezanino é comum às duas partes da estação (CPTM e Metrô).[19] São cinco níveis ao todo no complexo: porão de cabos enterrado, salas técnicas no nível térreo, salas operacionais logo acima das salas técnicas, mezanino interligado com as passarelas dos acessos e, no topo, as plataformas do Metrô.[19] A passarela de ligação entre a Avenida Presidente Wilson e a Rua Guamiranga fica do lado norte e serve como único acesso à estação, mas também permite livre trânsito de pedestres entre os dois lados da linha da CPTM.[19] O acesso às plataformas do Metrô é a partir do mezanino, por meio de dois conjuntos de escadas fixas, rolantes e elevadores.[19] A capacidade da estação, divulgada pelo Metrô, é de 33 118 passageiros por hora nos períodos de pico.[19] PRÓXIMO AO SHOPPING PLAZA SUL “No mesmo lugar, um shopping diferente”. Assim o Plaza Sul Shopping apresenta sua nova ambientação e novidades no posicionamento de marca às vésperas da celebração de seus 25 anos de história. O projeto de revitalização, que recebeu investimento de R$ 28 milhões e se desenrolou por nove meses, modernizou sanitários, pisos, fachadas, mobiliários, iluminação, estacionamento e praça de alimentação. O ambiente de parque público foi a inspiração para a nova decoração, que traz um jardim vertical próximo aos elevadores e uma área de descanso que recria árvores, troncos e gramados de forma estilizada, na área de alimentação. De acordo com o projeto, a ideia é que o cliente possa usar o espaço para descanso, leitura, brincadeira e, claro, fazer sua refeição de maneira mais descontraída. Confira a nova edição da revista NOVAREJO com tudo que acontece no setor “Queremos que nossa área de lazer seja como uma sala de estar, em que as famílias fiquem à vontade para aproveitar espaço. Shoppings são espaços de conveniência e convivência, que incentivam a socialização e proporcionam novas maneiras de consumir serviços, entretenimento, alimentação e, claro, realizar compras”, explicou Mário Alves de Oliveira, diretor Executivo de Desenvolvimento e M&A da Sonae Sierra Brasil, empresa proprietária do Shopping, durante evento de inauguração. A mudança se destaca logo nas fachadas do shopping, que receberam reforço na iluminação e luminosos com o novo logotipo – que agora propõe uma nova interpretação para as iniciais do Plaza Sul. A junção do “P” e do “S” formam um coração, simbolizando a relação emocional do Shopping com a comunidade do seu entorno. Os ambientes ganharam nova iluminação e novas cores de piso e teto que dão sensação de amplitude e área aberta. As cores grafite, branco e preto fosco formam a paleta que dão o tom elegante para os corredores. A reforma nos banheiros contou com arquitetura e tecnologia para que os pontos de contato sejam o mínimo possível, ou seja, os visitantes, podem entrar e sair do local sem precisar colocar a mão em torneiras ou portas de entrada e os espaços dos sanitários também está mais confortável. O mobiliário foi trocado para uma linha que remete ao natural, com sofás, poltronas, bancos, tapetes e mesas em madeira, além de uma iluminação especial. As áreas de descanso contam com tomadas convencionais e USB. Os clientes têm também à disposição rede de wi-fi gratuita em todo o shopping. Com isso, o local permite ser utilizado como espaço de coworking, especialmente na praça de alimentação, como novas mesas altas comunitárias ou individuais, ou ainda nas mesas quadradas para duas e quatro pessoas ou redondas para grupos maiores. O fraldário agora é Espaço Família, com 70 metros quadrados e é separada por ambientes, com fraldário, recepção, espaço para amamentação, microondas para aquecimento das papinhas, trocadores, empréstimos de carrinhos e banheiros adultos e infantis. O estacionamento ganhou bicicletário, novo piso, pintura, iluminação e sinalizadores que minimizam o tempo de busca por uma vaga, além de pontos de recarga para carros e bicicletas elétricos. “Foi uma mudança grande. Para se manter atual e manter as necessidades dos consumidores, precisamos nos reinventar. Surgiu um novo shopping, mais fashion, urbano, moderno, cosmopolita e para atender a toda a família. Foi uma mudança com status de lançamento imobiliário”, declarou Fabio Segura, superintendente do Plaza Sul. Tags: PLAZA SULSHOPPING .FÁCIL ACESSO AO AEROPORTO DE CONGONHAS.FÁCIL ACESOO A MARGINAL PINHEIROS
Avenida Doutor Francisco Mesquita, 1213 - Quinta da PaineiraExcelente apartamento à venda estilo studio, condomínio completo e próximos de inúmeros comércios. Segue abaixo informações sobre o imóvel: • Cozinha • 1 Quarto • Sala • 1 Banheiro • 36 m² • IPTU Isento • Sem garagem Segue abaixo informações sobre o condomínio: • Piscina • Mini quadra • Lavanderia comunitária OMO • Brinquedoteca • Churrasqueiras • Sala de jogos • Salão de festas • Mini mercado no térreo • Portaria 24 horas com identificação facial • 2 Academias O imóvel está próximo: • Central Plaza Shopping • Supermercados Yamauchi • Sport Company Academia • Rio & Mar - Aquarismo • Florisbela Materiais para Construção • Colégio Aparecida • Canil e Hotel Matrioska • Clube Esportivo Vila Bela • UBS Vila Alpina, Dr. Hermínio Moreira • Hospital Estadual Vila Alpina • 800 metros do novo parque fundação, de São Caetano • 900 metros da padaria Cepam e outros comércios • 900 metros do metrô Tamanduateí e Shopping Central Plaza Este imóvel fica situado no bairro da Vila Prudente, vamos conhecer a história desse excelente bairro: Vila Prudente (distrito de São Paulo) Vila Prudente é um distrito do município de São Paulo, localizado na zona leste do município e pertencente à Subprefeitura da Vila Prudente.[1] Bairros de Vila Prudente: Vila Prudente; Vila Alpina; Vila Zelina; Vila São Maurício; Vila Haddad; Vila Santa Teresa; Vila São Carlos; Quinta da Paineira; Parque Lituânia; Vila Alois; Conj. Hab. Cintra Gordinho; Parque da Vila Prudente; Vila Bela; Vila Lúcia; Jardim Avelino; Vila Macedópolis; Vila Califórnia, Pq. São Lucas. História A história da Vila Prudente começou no início do século XVI com a doação de uma sesmaria a João Ramalho, para que ele a povoasse. Depois de três séculos, em 1829, o negociante João Pedroso adquiriu lotes e formou na área sítios de recreio, nos quais criava gado e plantava árvores frutíferas. Aos poucos, ele foi ampliando os limites da área, que passou a englobar os baixos do Zimbaúba (atuais Vila Zelina, Vila Bela e Jardim Independência). A fundação de Vila Prudente ocorreu em 4 de outubro de 1890. Foi neste ano que os imigrantes italianos Irmãos Falchi (Emiídio, Panfilio e Bernardino Falchi), com auxílio do financista Serafino Corso, compraram a gleba de terra de Martinha Maria, viúva de Antônio Pedroso e instalaram a primeira indústria da região, a Fábrica de Chocolates Falchi. O nome do bairro (e distrito) vem da admiração que os irmãos Falchi, proprietários na época da fundação, tinham pelo então presidente do estado de São Paulo, Prudente de Morais, que seria, anos depois, o primeiro presidente do Brasil de origem paulista. Ela pode ser vista, talvez superdimensionada, na planta de Gomes Cardim, de 1897.[2]O bairro passou a ser atendido por uma linha de bonde em 1912, partindo da Praça Padre Damião, e indo para a Praça da Sé. A linha, de número 32, foi desativada junto com o resto da rede na década de 1960. Atualidade Possui bairros em constante desenvolvimento, como Jardim Avelino, Parque da Vila Prudente, Vila Alpina, Vila Prudente e Vila Zelina. Também é um ponto positivo a sua proximidade com o centro, situado a cerca de 6 km de distância do Largo da Vila Prudente, e de distritos tradicionais da cidade, como o Ipiranga e a Mooca. Por outro lado, ainda há residências de baixo padrão em determinadas regiões do distrito. Há também uma grande comunidade, conhecida simplesmente por Favela de Vila Prudente, que é semiurbanizada e está situada em uma região onde antes havia uma indústria.[3] Localização e infraestrutura Ver também: Linha 2 do Metrô de São Paulo Ver também: Linha 15 do Metrô de São Paulo O distrito é atendido pela Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, com as estações Vila Prudente e Tamanduateí, inauguradas no ano de 2010.[4][5] É também atendido pelo VLP do Expresso Tiradentes, com atualmente a última e única parada do sistema no distrito. A Parada Dianópolis está localizada próximo ao Terminal Vila Prudente e a Estação Vila Prudente do metrô. O distrito é atendido pela primeira linha de monotrilho ou metrô leve em funcionamento na cidade de São Paulo, rotulado a princípio como uma extensão da Linha-2 Verde, e posteriormente renomeado como Linha 15 do Metrô de São Paulo. O monotrilho é um sistema semelhante ao já implantado na cidade de Tóquio.[6][7] O primeiro trecho, entre as estações Vila Prudente e Oratório, foi inaugurado em 30 de agosto de 2014, e o segundo trecho, entre as estações São Lucas e Vila União, foi inaugurado em 6 de abril de 2018, quando concluído o primeiro trecho, ligará o distrito de até o distrito de São Mateus, quando concluído o segundo trecho, ligará o distrito de São Mateus até o distrito de Cidade Tiradentes. Diversas linhas de ônibus da SPTrans estão presentes no distrito, em sua maioria estão localizadas na Rua do Orfanato. No Distrito existem dois shopping centers: o Central Plaza Shopping[8], localizado na Avenida Doutor Francisco Mesquita, e o Mooca Plaza Shopping, localizado na Rua Capitão Pacheco e Chaves. O único crematório do Município de São Paulo, além do Cemitério da Vila Alpina (que é um dos maiores da capital paulista), ambos estão localizados no bairro de Vila Alpina. também possui um grande clube municipal, o Clube Municipal Arthur Friedenreich. O distrito conta também com um jornal de bairro, a Folha de Vila Prudente. Já que já conhecemos o bairro da Vila Prudente é interessante conhecermos sobre a zona leste também, segue abaixo a história. Zona Leste de São Paulo A Zona Leste de São Paulo é genericamente a área do município brasileiro de São Paulo situada a leste do rio Tamanduateí. Embora não exista uma lei definindo claramente os limites da Zona Leste, a maioria dos órgãos públicos e privados concordam em incluir na região as subprefeituras da Penha, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista, Itaim Paulista, Guaianases, Itaquera, Cidade Tiradentes, São Mateus e Subprefeitura de Aricanduva/Formosa/Carrão. Na maioria das vezes também é incluída a Subprefeitura da Mooca (parte também do Centro Expandido) e as subprefeituras de Vila Prudente e Sapopemba e a Subprefeitura do Ipiranga. Oficialmente porém, definem-se as seguintes zonas: Zona Leste 1 de São Paulo Zona Leste 2 de São Paulo Zona Sudeste de São Paulo História A região onde hoje é a zona leste fora ocupada por tribos indígenas, como a guaianá, que formou a Aldeia Ururaí em 1580. Os colonizadores portugueses que buscavam rumos para o oeste sofriam constantes e violentos ataques indígenas pelo caminho por terra. Então os rios Tietê, Tamanduateí, Aricanduva e seus afluentes tiveram um importante papel nas bandeiras. Estas utilizavam as vias fluviais para garantir segurança e maior rapidez. Pouco a pouco, as localidades banhadas por esses rios, áreas distantes do Centro Histórico de São Paulo, foram povoadas, exemplo de: Mooca, Tatuapé e São Miguel Paulista.[1] Na última, o primeiro núcleo populacional da zona, houve a fundação da primeira igreja por meio dos jesuítas no ano de 1622, sendo estabelecida a Capela de São Miguel Arcanjo. Com o passar dos anos, a região ganhou importância, pois fazia a ligação de São Paulo e Rio de Janeiro.[1] O município de São Paulo expandia-se, e seus territórios mais distantes tornavam-se propriedades rurais. Vilas eram criadas ao redor de igrejas, sendo assim criados novos bairros, como a Penha.[1] No final do século XIX, o município industrializa-se e as antigas propriedades rurais são substituídas por indústrias e bairros proletários, caso de Vila Matilde e Vila Formosa. Houve, também, uma extensão da malha ferroviária paulistana, que escoava as mercadorias.[1] Através da imigração, a população multiplicou-se descontroladamente e os bairros operários passaram a sofrer marginalização, por serem desprovidos de infraestrutura. Os imigrantes vindos predominantemente da Itália, Espanha, Japão, Síria e Líbano estabeleceram tradições de suas culturas em seus bairros, forte exemplo da Festa de San Gennaro e Clube Atlético Juventus na Mooca. Na Vila Zelina, Vila Alpina e Vila Bela, região da Vila Prudente, há forte influência de povos eslavos.[2] As fábricas existentes, primeiramente produtoras de tecidos e alimentos, são gradativamente substituídas pela indústria pesada e construção civil. As mesmas passam a exigir grande quantidade de mão de obra. A imigração diminuía a cada ano, e começou a haver a atração de milhões de migrantes oriundos da Região Nordeste do Brasil.[2] As regiões periféricas recebiam novos moradores, que, por falta de fiscalização do Governo, construíam suas moradias em áreas sem infraestrutura, saneamento básico, eletricidade, dentre outros aspectos. Surgiram, então, os bolsões de pobreza vistos na maioria dos distritos das regiões Leste 1 e 2. Aliado à decadência da indústria paulistana, a zona enfrenta inúmeros problemas, fazendo com que registre a pior renda média familiar e a menor concentração de atividade econômica, sendo uma das mais pobres do município.[1] Na cultura popular Na Zona Leste, a presença da sede oficial do clube de futebol Corinthians no bairro do Tatuapé e a Arena Corinthians em Itaquera, ambos bairros da Zona Leste, é um dos principais motivos da forte identificação de grande parte dos moradores da região com a instituição e fazem com que haja uma forte ligação, entre os moradores da Zona Leste os torcedores da equipe paulista. Outro clube conhecido do futebol paulista, que tem a sua sede social e o seu estádio situado na Zona Leste, é o Juventus da Mooca. Na linguagem coloquial, a Zona Leste é frequentemente designada pela sigla ZL. Regiões Zona Leste 1 A Região Leste Um de São Paulo é uma região administrativa estabelecida pela prefeitura de São Paulo englobando as subprefeituras da Penha, de Ermelino Matarazzo, de Itaquera e de São Mateus.[3] De acordo com o censo de 2000, tem uma população de 1 552 070 habitantes e renda média por habitante de 875,90 reais.[4] É uma região diversificada, tanto comercial, quanto residencial, que está em desenvolvimento, a qual está passando por processos de urbanização e regularização de áreas risco (favelas), canalização de córregos e do rio Aricanduva, além da verticalização. Zona Leste 2 A Região Leste Dois de São Paulo é uma região administrativa estabelecida pela prefeitura de São Paulo englobando as subprefeituras do Itaim Paulista, de Guaianases, de São Miguel Paulista e da Cidade Tiradentes. De acordo com o censo de 2000, tem uma população de 1 169 815 habitantes e renda média por habitante de 625,26 reais.[4] É a região com renda per capita mais baixa do município, com pior infraestrutura, com a maior incidência de pobreza (63,9% da população) e com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Zona Sudeste A Região Sudeste de São Paulo é uma região administrativa estabelecida pela prefeitura de São Paulo englobando as subprefeituras da Mooca, de Aricanduva, de Sapopemba, de Vila Prudente e do Ipiranga. Forma, com as Zonas Leste Um e Dois, a macro-zona conhecida simplesmente como Zona Leste, à exceção da subprefeitura do Ipiranga.[5] De acordo com o censo de 2000, tem uma população de 1 522 997 habitantes e renda média por habitante de 2 441,40 reais.[6] É a região mais desenvolvida da Zona Leste do município, com melhor urbanização, verticalização, infraestrutura, e bairros nobres, como o Jardim Avelino. Perfil social, econômico e de infraestrutura Popularmente, a Zona Leste é vista como a "periferia de São Paulo"[7] algo que não faz mais sentido com a região, que nos últimos anos, tem tido uma mudança de perfil econômico em vários distritos, principalmente os mais próximos do centro[8], como exemplo os distritos de: Água Rasa, Belém, Carrão, Mooca, Tatuapé, Vila Formosa, Vila Prudente e parcialmente os distritos de Aricanduva, Penha, São Lucas e Vila Matilde. Esses distritos, formam uma "fronteira social" fazendo a Zona Leste se dividir entre os distritos com maior infra-estrutura, e com os menos desenvolvidos. Já os distritos da Zona Leste mais distantes do centro, é comum serem chamados de "Periferia da Zona Leste" algo que já faz mais sentido, mas apesar disso, ainda não é possível saber a real desigualdade da Zona Leste[9], já que mesmo nos distritos que são realmente periféricos, é possível encontrar bairros de classe média.[10] De acordo com ArchDaily, 10 dos 20 distritos com pior IDH de São Paulo estão na região,[11] enquanto somente o distrito do Tatuapé está entre os 20 melhores. Quatro dos cinco distritos com média salarial mais baixa também estão na região (Lajeado, Guaianases, Jardim Helena, e Artur Alvim).[12] A Zona Leste também é a região menos arborizada da cidade, com uma cobertura vegetal de apenas 11%[13] enquanto detém um terço da população paulistana. Apesar disso também é a região onde se localiza o Parque do Carmo, o maior do município de São Paulo, além do Parque Ecológico do Tietê. Em termos de infraestrutura, a região é atendida pelas linhas 3 e 15 do Metrô de São Paulo e pelas linhas 11, 12 e 13 da CPTM. Dois dos mais importantes eixos de desenvolvimento da região são o Jardim Anália Franco, localizado no distrito de Vila Formosa, e o recente Eixo Platina, no Tatuapé, onde está localizado o edifício mais alto de São Paulo (Platina 220). A região sedia a Escola de Artes Ciências e Humanidades da USP (EACH/USP) e o Instituto das Cidades da Universidade Federal de São Paulo (IC/UNIFESP). Divisão geográfica Na divisão geográfica do município, chama-se "região leste" à área 4, compreendida entre a Av. Sapopemba, a Radial Leste, a Av. Salim Farah Maluf e o limite do município. Esta região é representada pelas cores vermelha (Zona Leste), amarela (Zona Nordeste) e verde (Zona Sudeste) nas placas de rua e nos ônibus e microônibus urbanos que circulam na região.São Paulo - SPExcelente apartamento à venda estilo studio, condomínio completo e próximos de inúmeros comércios. Segue abaixo informações sobre o imóvel: • Cozinha • 1 Quarto • Sala • 1 Banheiro • 36 m² • IPTU Isento • Sem garagem Segue abaixo informações sobre o condomínio: • Piscina • Mini quadra • Lavanderia comunitária OMO • Brinquedoteca • Churrasqueiras • Sala de jogos • Salão de festas • Mini mercado no térreo • Portaria 24 horas com identificação facial • 2 Academias O imóvel está próximo: • Central Plaza Shopping • Supermercados Yamauchi • Sport Company Academia • Rio & Mar - Aquarismo • Florisbela Materiais para Construção • Colégio Aparecida • Canil e Hotel Matrioska • Clube Esportivo Vila Bela • UBS Vila Alpina, Dr. Hermínio Moreira • Hospital Estadual Vila Alpina • 800 metros do novo parque fundação, de São Caetano • 900 metros da padaria Cepam e outros comércios • 900 metros do metrô Tamanduateí e Shopping Central Plaza Este imóvel fica situado no bairro da Vila Prudente, vamos conhecer a história desse excelente bairro: Vila Prudente (distrito de São Paulo) Vila Prudente é um distrito do município de São Paulo, localizado na zona leste do município e pertencente à Subprefeitura da Vila Prudente.[1] Bairros de Vila Prudente: Vila Prudente; Vila Alpina; Vila Zelina; Vila São Maurício; Vila Haddad; Vila Santa Teresa; Vila São Carlos; Quinta da Paineira; Parque Lituânia; Vila Alois; Conj. Hab. Cintra Gordinho; Parque da Vila Prudente; Vila Bela; Vila Lúcia; Jardim Avelino; Vila Macedópolis; Vila Califórnia, Pq. São Lucas. História A história da Vila Prudente começou no início do século XVI com a doação de uma sesmaria a João Ramalho, para que ele a povoasse. Depois de três séculos, em 1829, o negociante João Pedroso adquiriu lotes e formou na área sítios de recreio, nos quais criava gado e plantava árvores frutíferas. Aos poucos, ele foi ampliando os limites da área, que passou a englobar os baixos do Zimbaúba (atuais Vila Zelina, Vila Bela e Jardim Independência). A fundação de Vila Prudente ocorreu em 4 de outubro de 1890. Foi neste ano que os imigrantes italianos Irmãos Falchi (Emiídio, Panfilio e Bernardino Falchi), com auxílio do financista Serafino Corso, compraram a gleba de terra de Martinha Maria, viúva de Antônio Pedroso e instalaram a primeira indústria da região, a Fábrica de Chocolates Falchi. O nome do bairro (e distrito) vem da admiração que os irmãos Falchi, proprietários na época da fundação, tinham pelo então presidente do estado de São Paulo, Prudente de Morais, que seria, anos depois, o primeiro presidente do Brasil de origem paulista. Ela pode ser vista, talvez superdimensionada, na planta de Gomes Cardim, de 1897.[2]O bairro passou a ser atendido por uma linha de bonde em 1912, partindo da Praça Padre Damião, e indo para a Praça da Sé. A linha, de número 32, foi desativada junto com o resto da rede na década de 1960. Atualidade Possui bairros em constante desenvolvimento, como Jardim Avelino, Parque da Vila Prudente, Vila Alpina, Vila Prudente e Vila Zelina. Também é um ponto positivo a sua proximidade com o centro, situado a cerca de 6 km de distância do Largo da Vila Prudente, e de distritos tradicionais da cidade, como o Ipiranga e a Mooca. Por outro lado, ainda há residências de baixo padrão em determinadas regiões do distrito. Há também uma grande comunidade, conhecida simplesmente por Favela de Vila Prudente, que é semiurbanizada e está situada em uma região onde antes havia uma indústria.[3] Localização e infraestrutura Ver também: Linha 2 do Metrô de São Paulo Ver também: Linha 15 do Metrô de São Paulo O distrito é atendido pela Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, com as estações Vila Prudente e Tamanduateí, inauguradas no ano de 2010.[4][5] É também atendido pelo VLP do Expresso Tiradentes, com atualmente a última e única parada do sistema no distrito. A Parada Dianópolis está localizada próximo ao Terminal Vila Prudente e a Estação Vila Prudente do metrô. O distrito é atendido pela primeira linha de monotrilho ou metrô leve em funcionamento na cidade de São Paulo, rotulado a princípio como uma extensão da Linha-2 Verde, e posteriormente renomeado como Linha 15 do Metrô de São Paulo. O monotrilho é um sistema semelhante ao já implantado na cidade de Tóquio.[6][7] O primeiro trecho, entre as estações Vila Prudente e Oratório, foi inaugurado em 30 de agosto de 2014, e o segundo trecho, entre as estações São Lucas e Vila União, foi inaugurado em 6 de abril de 2018, quando concluído o primeiro trecho, ligará o distrito de até o distrito de São Mateus, quando concluído o segundo trecho, ligará o distrito de São Mateus até o distrito de Cidade Tiradentes. Diversas linhas de ônibus da SPTrans estão presentes no distrito, em sua maioria estão localizadas na Rua do Orfanato. No Distrito existem dois shopping centers: o Central Plaza Shopping[8], localizado na Avenida Doutor Francisco Mesquita, e o Mooca Plaza Shopping, localizado na Rua Capitão Pacheco e Chaves. O único crematório do Município de São Paulo, além do Cemitério da Vila Alpina (que é um dos maiores da capital paulista), ambos estão localizados no bairro de Vila Alpina. também possui um grande clube municipal, o Clube Municipal Arthur Friedenreich. O distrito conta também com um jornal de bairro, a Folha de Vila Prudente. Já que já conhecemos o bairro da Vila Prudente é interessante conhecermos sobre a zona leste também, segue abaixo a história. Zona Leste de São Paulo A Zona Leste de São Paulo é genericamente a área do município brasileiro de São Paulo situada a leste do rio Tamanduateí. Embora não exista uma lei definindo claramente os limites da Zona Leste, a maioria dos órgãos públicos e privados concordam em incluir na região as subprefeituras da Penha, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista, Itaim Paulista, Guaianases, Itaquera, Cidade Tiradentes, São Mateus e Subprefeitura de Aricanduva/Formosa/Carrão. Na maioria das vezes também é incluída a Subprefeitura da Mooca (parte também do Centro Expandido) e as subprefeituras de Vila Prudente e Sapopemba e a Subprefeitura do Ipiranga. Oficialmente porém, definem-se as seguintes zonas: Zona Leste 1 de São Paulo Zona Leste 2 de São Paulo Zona Sudeste de São Paulo História A região onde hoje é a zona leste fora ocupada por tribos indígenas, como a guaianá, que formou a Aldeia Ururaí em 1580. Os colonizadores portugueses que buscavam rumos para o oeste sofriam constantes e violentos ataques indígenas pelo caminho por terra. Então os rios Tietê, Tamanduateí, Aricanduva e seus afluentes tiveram um importante papel nas bandeiras. Estas utilizavam as vias fluviais para garantir segurança e maior rapidez. Pouco a pouco, as localidades banhadas por esses rios, áreas distantes do Centro Histórico de São Paulo, foram povoadas, exemplo de: Mooca, Tatuapé e São Miguel Paulista.[1] Na última, o primeiro núcleo populacional da zona, houve a fundação da primeira igreja por meio dos jesuítas no ano de 1622, sendo estabelecida a Capela de São Miguel Arcanjo. Com o passar dos anos, a região ganhou importância, pois fazia a ligação de São Paulo e Rio de Janeiro.[1] O município de São Paulo expandia-se, e seus territórios mais distantes tornavam-se propriedades rurais. Vilas eram criadas ao redor de igrejas, sendo assim criados novos bairros, como a Penha.[1] No final do século XIX, o município industrializa-se e as antigas propriedades rurais são substituídas por indústrias e bairros proletários, caso de Vila Matilde e Vila Formosa. Houve, também, uma extensão da malha ferroviária paulistana, que escoava as mercadorias.[1] Através da imigração, a população multiplicou-se descontroladamente e os bairros operários passaram a sofrer marginalização, por serem desprovidos de infraestrutura. Os imigrantes vindos predominantemente da Itália, Espanha, Japão, Síria e Líbano estabeleceram tradições de suas culturas em seus bairros, forte exemplo da Festa de San Gennaro e Clube Atlético Juventus na Mooca. Na Vila Zelina, Vila Alpina e Vila Bela, região da Vila Prudente, há forte influência de povos eslavos.[2] As fábricas existentes, primeiramente produtoras de tecidos e alimentos, são gradativamente substituídas pela indústria pesada e construção civil. As mesmas passam a exigir grande quantidade de mão de obra. A imigração diminuía a cada ano, e começou a haver a atração de milhões de migrantes oriundos da Região Nordeste do Brasil.[2] As regiões periféricas recebiam novos moradores, que, por falta de fiscalização do Governo, construíam suas moradias em áreas sem infraestrutura, saneamento básico, eletricidade, dentre outros aspectos. Surgiram, então, os bolsões de pobreza vistos na maioria dos distritos das regiões Leste 1 e 2. Aliado à decadência da indústria paulistana, a zona enfrenta inúmeros problemas, fazendo com que registre a pior renda média familiar e a menor concentração de atividade econômica, sendo uma das mais pobres do município.[1] Na cultura popular Na Zona Leste, a presença da sede oficial do clube de futebol Corinthians no bairro do Tatuapé e a Arena Corinthians em Itaquera, ambos bairros da Zona Leste, é um dos principais motivos da forte identificação de grande parte dos moradores da região com a instituição e fazem com que haja uma forte ligação, entre os moradores da Zona Leste os torcedores da equipe paulista. Outro clube conhecido do futebol paulista, que tem a sua sede social e o seu estádio situado na Zona Leste, é o Juventus da Mooca. Na linguagem coloquial, a Zona Leste é frequentemente designada pela sigla ZL. Regiões Zona Leste 1 A Região Leste Um de São Paulo é uma região administrativa estabelecida pela prefeitura de São Paulo englobando as subprefeituras da Penha, de Ermelino Matarazzo, de Itaquera e de São Mateus.[3] De acordo com o censo de 2000, tem uma população de 1 552 070 habitantes e renda média por habitante de 875,90 reais.[4] É uma região diversificada, tanto comercial, quanto residencial, que está em desenvolvimento, a qual está passando por processos de urbanização e regularização de áreas risco (favelas), canalização de córregos e do rio Aricanduva, além da verticalização. Zona Leste 2 A Região Leste Dois de São Paulo é uma região administrativa estabelecida pela prefeitura de São Paulo englobando as subprefeituras do Itaim Paulista, de Guaianases, de São Miguel Paulista e da Cidade Tiradentes. De acordo com o censo de 2000, tem uma população de 1 169 815 habitantes e renda média por habitante de 625,26 reais.[4] É a região com renda per capita mais baixa do município, com pior infraestrutura, com a maior incidência de pobreza (63,9% da população) e com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Zona Sudeste A Região Sudeste de São Paulo é uma região administrativa estabelecida pela prefeitura de São Paulo englobando as subprefeituras da Mooca, de Aricanduva, de Sapopemba, de Vila Prudente e do Ipiranga. Forma, com as Zonas Leste Um e Dois, a macro-zona conhecida simplesmente como Zona Leste, à exceção da subprefeitura do Ipiranga.[5] De acordo com o censo de 2000, tem uma população de 1 522 997 habitantes e renda média por habitante de 2 441,40 reais.[6] É a região mais desenvolvida da Zona Leste do município, com melhor urbanização, verticalização, infraestrutura, e bairros nobres, como o Jardim Avelino. Perfil social, econômico e de infraestrutura Popularmente, a Zona Leste é vista como a "periferia de São Paulo"[7] algo que não faz mais sentido com a região, que nos últimos anos, tem tido uma mudança de perfil econômico em vários distritos, principalmente os mais próximos do centro[8], como exemplo os distritos de: Água Rasa, Belém, Carrão, Mooca, Tatuapé, Vila Formosa, Vila Prudente e parcialmente os distritos de Aricanduva, Penha, São Lucas e Vila Matilde. Esses distritos, formam uma "fronteira social" fazendo a Zona Leste se dividir entre os distritos com maior infra-estrutura, e com os menos desenvolvidos. Já os distritos da Zona Leste mais distantes do centro, é comum serem chamados de "Periferia da Zona Leste" algo que já faz mais sentido, mas apesar disso, ainda não é possível saber a real desigualdade da Zona Leste[9], já que mesmo nos distritos que são realmente periféricos, é possível encontrar bairros de classe média.[10] De acordo com ArchDaily, 10 dos 20 distritos com pior IDH de São Paulo estão na região,[11] enquanto somente o distrito do Tatuapé está entre os 20 melhores. Quatro dos cinco distritos com média salarial mais baixa também estão na região (Lajeado, Guaianases, Jardim Helena, e Artur Alvim).[12] A Zona Leste também é a região menos arborizada da cidade, com uma cobertura vegetal de apenas 11%[13] enquanto detém um terço da população paulistana. Apesar disso também é a região onde se localiza o Parque do Carmo, o maior do município de São Paulo, além do Parque Ecológico do Tietê. Em termos de infraestrutura, a região é atendida pelas linhas 3 e 15 do Metrô de São Paulo e pelas linhas 11, 12 e 13 da CPTM. Dois dos mais importantes eixos de desenvolvimento da região são o Jardim Anália Franco, localizado no distrito de Vila Formosa, e o recente Eixo Platina, no Tatuapé, onde está localizado o edifício mais alto de São Paulo (Platina 220). A região sedia a Escola de Artes Ciências e Humanidades da USP (EACH/USP) e o Instituto das Cidades da Universidade Federal de São Paulo (IC/UNIFESP). Divisão geográfica Na divisão geográfica do município, chama-se "região leste" à área 4, compreendida entre a Av. Sapopemba, a Radial Leste, a Av. Salim Farah Maluf e o limite do município. Esta região é representada pelas cores vermelha (Zona Leste), amarela (Zona Nordeste) e verde (Zona Sudeste) nas placas de rua e nos ônibus e microônibus urbanos que circulam na região.
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Toda área é originária da antiga reserva da mata atlântica conhecida popularmente como mata Paula Souza que tinha uma área de 750.000 metros quadrados, em 26 de outubro de 1960 o então governador de São Paulo, Adhemar de Barros declara de utilidade pública esta área (Decreto estadual lei nº 5.752), a fim de ser adaptada para centro de recreação mas só no ano de 1970 parte desta área foi desapropriada pelo então governador de São Paulo, Abreu Sodré, que iniciou a construção de um grande centro de lazer, que só foi inaugurado no dia 25 de janeiro de 1975, pelo então governador do estado de São Paulo, Laudo Natel. O CERET possui uma área de 286.000 metros quadrados, sendo que cerca de 90% é constituído de área verde e o restante dividido em construções dedicadas ao esporte e lazer. Por conter uma grande área verde e conseqüente excelente qualidade do ar, é um dos melhores locais da Zona Leste de São Paulo para prática de corrida e caminhada, contendo três tipos de pistas, sendo uma oficial de atletismo com piso de carvão, com aferidos 400 metros tendo ao lado uma grande arquibancada com banheiros e vestuários, uma pista de asfalto com um percurso de 1600 metros e uma maior que circunda todo o local que é de terreno misto sendo parte de terra batida e outra de asfalto com 2200 metros. Lá esta instalado uma piscina com 100 de comprimento por 50 metros de largura e com capacidade de armazenar 5,5 milhões de litros de água. Além do mais tem dois grandes campos de futebol, mais de uma dezena de quadras poliesportivas para prática dos mais diversos esportes coletivos como vôlei, basquete e futebol de salão, e várias quadras para prática de tênis. Em 2010, o Estádio do Trabalhador, principal instalação do parque para a prática do futebol, passou a receber a prática do rugby, se tornando oficialmente a Arena Paulista de Rugby, primeira instalação esportiva pública dedicada à prática de tal esporte em São Paulo.[3] Além da área verde propiciar um ótimo ambiente para as pessoas, várias aves também se beneficiam dela. Para os adeptos ao birdwatching é um ótimo local para observar as mais diversas espécies, como o sabiá-do-campo, quero-quero, asa-branca e o periquito-rico. Recentemente foi realizado um levantamento sobre as espécies no parque, foi observado mais de 26 espécies de aves no local,[4] porém este número pode ser (ou é) superior devido o constante aumento da migração de aves no local. A gestão João Doria (PSDB) reduziu o horário de funcionamento do parque, após a diminuição do número de vigilantes que fazem a segurança no parque. Desde 1º de julho de 2017, o parque funciona das 6h às 22h, de segunda à sexta-feira, e das 6h às 20h, aos fins de semana,PRÓXIMO DO SHOPPING ANÁLIA FRANCO Beleza arquitetônica, variedade de lojas e serviços, importantes lojas âncoras. Inaugurado em novembro de 1999, na zona leste de São Paulo, o Shopping Anália Franco traz praticidade e estilo para os moradores, e contribuiu para a valorização da região, que cresceu em seu entorno. A concepção arquitetônica e o cuidado com a ambientação são um dos atrativos, além dos eventos realizados, serviços prestados, mix de lojas e alimentação, o que o torna um local aconchegante e sofisticado. O Shopping Anália Franco possui 402 lojas, 44 opções de alimentação, 9 salas de cinema (três salas 3D), e mais de 4 mil vagas de estacionamento coberto. As lojas âncoras também exprimem o conceito de qualidade do shopping, que abriga marcas como Zara, , Fast Shop, C&A, Renner, Riachuelo, Centauro Esportes, Saraiva Mega Store, Companhia Athletica, UCI Cinemas, Tok&Stok entre outras. A promoção de eventos especiais e diferenciados, com apelo infantil, cultural ou de moda, é mais um diferencial do shopping que, entre outras ações, desenvolve desfiles de moda com produção de grande qualidade a cada nova estação. 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Lazer e Entretenimento: O Alto da Mooca oferece uma variedade de opções de lazer para todos os gostos. Seja para uma tarde tranquila no Parque Sabesp Mooca, onde é possível desfrutar de áreas verdes e atividades ao ar livre, ou para uma experiência gastronômica nos diversos restaurantes e bares que oferecem desde pratos típicos italianos até culinária contemporânea, o bairro não decepciona. Comércio e Serviços: O comércio local é diversificado e atende às necessidades dos moradores com uma ampla gama de estabelecimentos comerciais, desde mercados e padarias até lojas de conveniência e boutiques. Além disso, o bairro conta com uma infraestrutura completa de serviços, como escolas, hospitais e agências bancárias, garantindo praticidade e comodidade aos seus residentes. Conectividade e Mobilidade: A localização privilegiada do Alto da Mooca oferece fácil acesso às principais vias da cidade, como as avenidas Radial Leste e Paes de Barros, facilitando o deslocamento para outras regiões de São Paulo. Além disso, o bairro conta com uma rede de transporte público eficiente, incluindo linhas de ônibus e estações de metrô próximas, tornando a locomoção pela cidade ainda mais conveniente. Em resumo, o Alto da Mooca é um bairro vibrante e acolhedor, que combina tradição e modernidade de forma harmoniosa, oferecendo uma excelente qualidade de vida aos seus moradores.São Paulo - SPNO LINDO CONDOMÍNIO ORIGINE, SE ENCONTRA EM ANDAR ALTO COM VISTA LIVRE, ESTE LINDO APARTAMENTO COM SEUS 106M² MUITO BEM MOBILIADO!! ESTE INCRÍVEL APARTAMENTO DE 3 SUÍTES COM EXCELENTES PLANEJADOS É PERFEITO PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA. ALÉM DISSO, CONTA COM UMA SALA AMPLA PARA 2 AMBIENTES, VARANDA GOURMET ENVIDRAÇADA, LAVABO, COZINHA PLANEJADA, DEPÓSITO E 2 VAGAS FIXAS. 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Com uma mistura única de tradição e modernidade, o bairro oferece uma variedade de opções de lazer, comércio e gastronomia, tornando-o um local muito procurado para se viver. História e Cultura: O bairro teve origem com a chegada de imigrantes italianos no final do século XIX, que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da região e deixaram sua marca na arquitetura e na cultura local. Ainda hoje, é possível encontrar vestígios desse passado em suas ruas e praças, bem como em suas tradições gastronômicas. Lazer e Entretenimento: O Alto da Mooca oferece uma variedade de opções de lazer para todos os gostos. Seja para uma tarde tranquila no Parque Sabesp Mooca, onde é possível desfrutar de áreas verdes e atividades ao ar livre, ou para uma experiência gastronômica nos diversos restaurantes e bares que oferecem desde pratos típicos italianos até culinária contemporânea, o bairro não decepciona. Comércio e Serviços: O comércio local é diversificado e atende às necessidades dos moradores com uma ampla gama de estabelecimentos comerciais, desde mercados e padarias até lojas de conveniência e boutiques. Além disso, o bairro conta com uma infraestrutura completa de serviços, como escolas, hospitais e agências bancárias, garantindo praticidade e comodidade aos seus residentes. Conectividade e Mobilidade: A localização privilegiada do Alto da Mooca oferece fácil acesso às principais vias da cidade, como as avenidas Radial Leste e Paes de Barros, facilitando o deslocamento para outras regiões de São Paulo. Além disso, o bairro conta com uma rede de transporte público eficiente, incluindo linhas de ônibus e estações de metrô próximas, tornando a locomoção pela cidade ainda mais conveniente. Em resumo, o Alto da Mooca é um bairro vibrante e acolhedor, que combina tradição e modernidade de forma harmoniosa, oferecendo uma excelente qualidade de vida aos seus moradores.
Rua Padre Raposo, 1126 - MoocaApartamento na mooca - estilo sobrado, - com ampla sacada - rua tranquila, vasto comércio no entorno - ha 5 minutos da Av Paes de Barros e Rua do Oratório. 2 dormitórios - portaria com interfone - espaço otima planta e metragem. Um dos bairros que mais crescem em São Paulo, comercio, escolas, hospitais, shopings, entretenimento. Shoping Plaza mooca - Mooca Plaza Shopping: rua Capitão Pacheco e Chaves, 313, Mooca. Acesso também pela avenida Henry Ford. Horário de funcionamento das lojas: de segunda a sábado das 10 às 22h, domingos e feriados das 14 às 20h. O Espaço Gourmet e a Praça de Alimentação funcionam das 11 às 22h. Estacionamento com 2.400 vagas: R$ 4 (4 horas, R$1 por hora adicional). Site: www.moocaplaza.com.br ,próximo do clube Juventus é um clube de futebol italiano, também conhecida como Juventus de Turim, Juve ou ainda A Velha Senhora (em Italiano La Vecchia Signora). A Juve é a maior detentora de scudettos do futebol italiano com 36 títulos internos[6] (sendo 9 seguidos, entre 2012-2020). É também a maior vencedora da Copa Itália com 14 títulos conquistados. A Juventus também é o clube italiano com mais títulos oficiais, se somados os títulos nacionais, internacionais e continentes (70 no total).[7] É um dos clubes mais tradicionais e relevantes do mundo, tal qual conquistou todos os títulos do seu continente, feito alcançado por poucos clubes. Embora não se use no Italiano a letra "J", o clube tem seu nome começando com tal letra, pois a mesma existe e é bem usada em Piemontês. Fundado no dia 1 de novembro de 1897, a Juventus é o clube de futebol mais bem sucedido da Itália[8] e, historicamente, também um dos clubes mais bem-sucedidos do mundo,[8] é o quarto maior ganhador europeu e oitavo no mundo com conquistas internacionais (11) reconhecidas pela UEFA e FIFA.[9][10][11] A Juventus é considerado pela IFFHS como o melhor clube italiano do século XX e segundo na Europa entre 1901 e 2000.[12] Foi o primeiro clube a ter ganho todos os três principais troféus europeus de clubes, a Liga dos Campeões, a Copa UEFA, e a Recopa Europeia da UEFA, uma façanha alcançada somente por mais três clubes, o Ajax, dos Países Baixos, o Bayern Munique, da Alemanha, e o Chelsea, da Inglaterra e é atualmente a única equipa do mundo a ter ganho todas as competições oficiais possíveis a nível confederal.[2][13] Com base nos resultados de uma pesquisa da empresa conduzida Demos & Pi em setembro de 2011, a Juventus é a maior torcida na Itália, tendo ganho a preferência de 76,2% da amostra.[14] No nível continental, a Juventus é a décima entre as equipes com mais torcedores na Europa, com cerca de 13,1 milhões, conforme demonstrado por um estudo publicado pela empresa alemã Sport+Markt, em setembro de 2010.EXCELENTE LOCALIZAÇÃO.PRÓXIMO A FACULDADE SÃO JUDAS TADEU,PRÓXIMO A RUA BRESSER Apartamento para Venda em região valorizada do bairro Mooca, em São Paulo. Não encontrou o que procurava ou deseja mais informações sobre Apartamento em São Paulo? Entre em contato com nossa equipe pelo telefone (11) 94819-1809. A Diferencial Imoveis Negócios imobiliários tem mais opções de apartamentos, casas residenciais e comerciais, sobrados, terrenos, lojas e barracões para venda ou locação, além de empreendimentos em construção ou lançamentos na planta em Mooca e em outras regiões de São Paulo. Aqui você encontra milhares de ofertas para encontrar o imóvel que mais combina com seu estilo de vida. Negocie seu imóvel de forma totalmente online, com segurança e tranquilidade. Na Diferencial Imoveis Negócios imobiliários você consegue comprar ou alugar um imóvel em São Paulo mesmo não estando na cidade e com a praticidade de fazer tudo online, direto do seu computador ou smartphone. Nós criamos soluções inovadoras para simplificar a relação de proprietários, inquilinos e compradores com o mercado imobiliário. Anuncie seu imóvel! É fácil, rápido e gratuito! A Diferencial Imoveis Negócios imobiliários é uma imobiliária digital com imóveis em diversas cidades do Brasil, incluindo São Paulo. Na Diferencial Imoveis Negócios imobiliários você consegue vender ou alugar seu imóvel muito mais rápido do que em imobiliárias tradicionais. Já vendemos e locamos diversos imóveis em São Paulo, especialmente em Mooca. Isso porque temos uma equipe de marketing digital focada em produzir campanhas específicas para São Paulo, o que aumenta muito o número de contatos interessados e tendo como consequência uma maior chance de vender ou alugar seu imóvel mais rápido. Contamos também com um time de programadores, corretores treinados e uma central de atendimento preparada para atender proprietários e inquilinos.São Paulo - SPApartamento na mooca - estilo sobrado, - com ampla sacada - rua tranquila, vasto comércio no entorno - ha 5 minutos da Av Paes de Barros e Rua do Oratório. 2 dormitórios - portaria com interfone - espaço otima planta e metragem. Um dos bairros que mais crescem em São Paulo, comercio, escolas, hospitais, shopings, entretenimento. Shoping Plaza mooca - Mooca Plaza Shopping: rua Capitão Pacheco e Chaves, 313, Mooca. Acesso também pela avenida Henry Ford. Horário de funcionamento das lojas: de segunda a sábado das 10 às 22h, domingos e feriados das 14 às 20h. O Espaço Gourmet e a Praça de Alimentação funcionam das 11 às 22h. Estacionamento com 2.400 vagas: R$ 4 (4 horas, R$1 por hora adicional). Site: www.moocaplaza.com.br ,próximo do clube Juventus é um clube de futebol italiano, também conhecida como Juventus de Turim, Juve ou ainda A Velha Senhora (em Italiano La Vecchia Signora). A Juve é a maior detentora de scudettos do futebol italiano com 36 títulos internos[6] (sendo 9 seguidos, entre 2012-2020). É também a maior vencedora da Copa Itália com 14 títulos conquistados. A Juventus também é o clube italiano com mais títulos oficiais, se somados os títulos nacionais, internacionais e continentes (70 no total).[7] É um dos clubes mais tradicionais e relevantes do mundo, tal qual conquistou todos os títulos do seu continente, feito alcançado por poucos clubes. Embora não se use no Italiano a letra "J", o clube tem seu nome começando com tal letra, pois a mesma existe e é bem usada em Piemontês. Fundado no dia 1 de novembro de 1897, a Juventus é o clube de futebol mais bem sucedido da Itália[8] e, historicamente, também um dos clubes mais bem-sucedidos do mundo,[8] é o quarto maior ganhador europeu e oitavo no mundo com conquistas internacionais (11) reconhecidas pela UEFA e FIFA.[9][10][11] A Juventus é considerado pela IFFHS como o melhor clube italiano do século XX e segundo na Europa entre 1901 e 2000.[12] Foi o primeiro clube a ter ganho todos os três principais troféus europeus de clubes, a Liga dos Campeões, a Copa UEFA, e a Recopa Europeia da UEFA, uma façanha alcançada somente por mais três clubes, o Ajax, dos Países Baixos, o Bayern Munique, da Alemanha, e o Chelsea, da Inglaterra e é atualmente a única equipa do mundo a ter ganho todas as competições oficiais possíveis a nível confederal.[2][13] Com base nos resultados de uma pesquisa da empresa conduzida Demos & Pi em setembro de 2011, a Juventus é a maior torcida na Itália, tendo ganho a preferência de 76,2% da amostra.[14] No nível continental, a Juventus é a décima entre as equipes com mais torcedores na Europa, com cerca de 13,1 milhões, conforme demonstrado por um estudo publicado pela empresa alemã Sport+Markt, em setembro de 2010.EXCELENTE LOCALIZAÇÃO.PRÓXIMO A FACULDADE SÃO JUDAS TADEU,PRÓXIMO A RUA BRESSER Apartamento para Venda em região valorizada do bairro Mooca, em São Paulo. 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Rua Visconde de Inhomerim, 1093 - MoocaCondomínio Edifício Salvador Scarpelli com lindo apartamento com 3 dormitórios sendo 1 suite, sala 2 ambientes, cozinha, área de serviço, e 2 vagas de garagem. Armários planejados no quarto, cozinha e banheiros. Acabamento de granito e porcelanato. Ótima localização!!!! A Mooca é um bairro localizado na região leste de São Paulo e, atualmente, é um dos mais desejados para morar, graças à sua localização privilegiada e excelente infraestrutura. O bairro é conhecido por suas ruas movimentadas, arquitetura histórica e diversas opções de lazer. História do bairro Mooca Fundada pelos jesuítas em 17 de agosto de 1556, a Mooca é um dos bairros mais antigos de São Paulo. Em suma, ao longo de seus mais de quatro séculos de história, a região passou de ocupação indígena a centro de produção rural, e depois, com a construção da primeira ferrovia paulista em 1862, se tornou um importante polo industrial e de imigração europeia, em especial dos italianos. A Estação Mooca foi inaugurada em 1898, dessa maneira marcando a consolidação do bairro como símbolo da evolução da cidade. Custo de vida no bairro Um dos pontos positivos da Mooca é o seu custo de vida acessível, isso porque o bairro oferece uma variedade de opções de moradia, desde apartamentos compactos até casas amplas e confortáveis. O preço médio do metro quadrado para compra de imóveis no bairro é de R$ 7,4 mil. Já o valor do condomínio fica em torno de R$ 500 a R$ 1,6 mil por mês. Transporte no bairro Bem servido de transporte público, os moradores e visitantes do bairro podem utilizar diversas opções como ônibus, metrô e trem para se locomover pela cidade. O metrô é uma das opções mais utilizadas, pois o bairro conta com duas estações: a Estação Bresser-Mooca, que faz parte da Linha 3-Vermelha, e a Estação Belém, que faz parte da Linha 1-Azul. Além do metrô, a Mooca é atendida por várias linhas de ônibus municipais e intermunicipais, dessa forma facilita o deslocamento para outras regiões da cidade e para cidades vizinhas. Do mesmo modo, outra opção de transporte na Mooca é o trem. A Estação Juventus–Mooca da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) está localizada na linha 10-Turquesa, que liga o ABC paulista à região central de São Paulo. A bicicleta também é uma opção para quem aprecia um estilo de vida mais saudável. O bairro possui várias ciclovias e ciclofaixas, além de estações de bicicletas compartilhadas. A região abriga outros bairros próximos igualmente atraentes e importantes como a Vila Cláudia, Ipiranga e o Alto da Mooca. Educação e saúde no bairro A Mooca possui uma ampla variedade de escolas, desde instituições públicas até escolas particulares renomadas. Destaque para o Colégio São Judas Tadeu, um dos mais tradicionais da região que oferece ensino de qualidade do ensino infantil ao ensino médio. Ênfase também para a Universidade São Judas – Unidade Mooca e para a Faculdade de Direito – Universidade de São Paulo, localizada a 21 minutos de distância no bairro Centro. Em termos de opções de saúde, há na região diversos hospitais e clínicas médicas. Destaque para o Hospital Cema, que é referência em tratamento de oftalmologia, o Hospital São Camilo Oncologia e o Hospital Villa-Lobos. Lazer na Mooca A Mooca é um bairro que oferece muitas opções de lazer, como o Parque Sabesp Alto da Mooca – Radialista Fiori Gigliotti que conta com uma área verde, pista de caminhada, além de um espaço para a prática de esportes. Outra opção é o Museu da Imigração, que abriga um acervo que conta a história da imigração em São Paulo e do bairro da Mooca. Também é possível aproveitar momentos de divertimento no Mooca Plaza Shopping e no Clube Atlético Juventus. Em resumo, a Mooca oferece uma boa qualidade de vida para os seus moradores. Com um custo de vida acessível e boa infraestrutura, esse bairro é uma opção interessante para quem busca um lugar para morar em São Paulo. A EmCasa possui uma ampla variedade de casas e apartamentos à venda na Mooca, clique para conferir! A Mooca é um bairro localizado na região leste de São Paulo e, atualmente, é um dos mais desejados para morar, graças à sua localização privilegiada e excelente infraestrutura. O bairro é conhecido por suas ruas movimentadas, arquitetura histórica e diversas opções de lazer. História do bairro Mooca Fundada pelos jesuítas em 17 de agosto de 1556, a Mooca é um dos bairros mais antigos de São Paulo. Em suma, ao longo de seus mais de quatro séculos de história, a região passou de ocupação indígena a centro de produção rural, e depois, com a construção da primeira ferrovia paulista em 1862, se tornou um importante polo industrial e de imigração europeia, em especial dos italianos. A Estação Mooca foi inaugurada em 1898, dessa maneira marcando a consolidação do bairro como símbolo da evolução da cidade. Custo de vida no bairro Um dos pontos positivos da Mooca é o seu custo de vida acessível, isso porque o bairro oferece uma variedade de opções de moradia, desde apartamentos compactos até casas amplas e confortáveis. O preço médio do metro quadrado para compra de imóveis no bairro é de R$ 7,4 mil. Já o valor do condomínio fica em torno de R$ 500 a R$ 1,6 mil por mês. Transporte no bairro Bem servido de transporte público, os moradores e visitantes do bairro podem utilizar diversas opções como ônibus, metrô e trem para se locomover pela cidade. O metrô é uma das opções mais utilizadas, pois o bairro conta com duas estações: a Estação Bresser-Mooca, que faz parte da Linha 3-Vermelha, e a Estação Belém, que faz parte da Linha 1-Azul. Além do metrô, a Mooca é atendida por várias linhas de ônibus municipais e intermunicipais, dessa forma facilita o deslocamento para outras regiões da cidade e para cidades vizinhas. Do mesmo modo, outra opção de transporte na Mooca é o trem. A Estação Juventus–Mooca da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) está localizada na linha 10-Turquesa, que liga o ABC paulista à região central de São Paulo. A bicicleta também é uma opção para quem aprecia um estilo de vida mais saudável. O bairro possui várias ciclovias e ciclofaixas, além de estações de bicicletas compartilhadas. A região abriga outros bairros próximos igualmente atraentes e importantes como a Vila Cláudia, Ipiranga e o Alto da Mooca. Educação e saúde no bairro A Mooca possui uma ampla variedade de escolas, desde instituições públicas até escolas particulares renomadas. Destaque para o Colégio São Judas Tadeu, um dos mais tradicionais da região que oferece ensino de qualidade do ensino infantil ao ensino médio. 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Com um custo de vida acessível e boa infraestrutura, esse bairro é uma opção interessante para quem busca um lugar para morar em São Paulo. A EmCasa possui uma ampla variedade de casas e apartamentos à venda na Mooca, clique para conferir!São Paulo - SPCondomínio Edifício Salvador Scarpelli com lindo apartamento com 3 dormitórios sendo 1 suite, sala 2 ambientes, cozinha, área de serviço, e 2 vagas de garagem. Armários planejados no quarto, cozinha e banheiros. Acabamento de granito e porcelanato. Ótima localização!!!! A Mooca é um bairro localizado na região leste de São Paulo e, atualmente, é um dos mais desejados para morar, graças à sua localização privilegiada e excelente infraestrutura. O bairro é conhecido por suas ruas movimentadas, arquitetura histórica e diversas opções de lazer. História do bairro Mooca Fundada pelos jesuítas em 17 de agosto de 1556, a Mooca é um dos bairros mais antigos de São Paulo. Em suma, ao longo de seus mais de quatro séculos de história, a região passou de ocupação indígena a centro de produção rural, e depois, com a construção da primeira ferrovia paulista em 1862, se tornou um importante polo industrial e de imigração europeia, em especial dos italianos. A Estação Mooca foi inaugurada em 1898, dessa maneira marcando a consolidação do bairro como símbolo da evolução da cidade. Custo de vida no bairro Um dos pontos positivos da Mooca é o seu custo de vida acessível, isso porque o bairro oferece uma variedade de opções de moradia, desde apartamentos compactos até casas amplas e confortáveis. O preço médio do metro quadrado para compra de imóveis no bairro é de R$ 7,4 mil. Já o valor do condomínio fica em torno de R$ 500 a R$ 1,6 mil por mês. Transporte no bairro Bem servido de transporte público, os moradores e visitantes do bairro podem utilizar diversas opções como ônibus, metrô e trem para se locomover pela cidade. O metrô é uma das opções mais utilizadas, pois o bairro conta com duas estações: a Estação Bresser-Mooca, que faz parte da Linha 3-Vermelha, e a Estação Belém, que faz parte da Linha 1-Azul. Além do metrô, a Mooca é atendida por várias linhas de ônibus municipais e intermunicipais, dessa forma facilita o deslocamento para outras regiões da cidade e para cidades vizinhas. Do mesmo modo, outra opção de transporte na Mooca é o trem. A Estação Juventus–Mooca da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) está localizada na linha 10-Turquesa, que liga o ABC paulista à região central de São Paulo. A bicicleta também é uma opção para quem aprecia um estilo de vida mais saudável. O bairro possui várias ciclovias e ciclofaixas, além de estações de bicicletas compartilhadas. A região abriga outros bairros próximos igualmente atraentes e importantes como a Vila Cláudia, Ipiranga e o Alto da Mooca. 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Outra opção é o Museu da Imigração, que abriga um acervo que conta a história da imigração em São Paulo e do bairro da Mooca. Também é possível aproveitar momentos de divertimento no Mooca Plaza Shopping e no Clube Atlético Juventus. Em resumo, a Mooca oferece uma boa qualidade de vida para os seus moradores. Com um custo de vida acessível e boa infraestrutura, esse bairro é uma opção interessante para quem busca um lugar para morar em São Paulo. A EmCasa possui uma ampla variedade de casas e apartamentos à venda na Mooca, clique para conferir! A Mooca é um bairro localizado na região leste de São Paulo e, atualmente, é um dos mais desejados para morar, graças à sua localização privilegiada e excelente infraestrutura. O bairro é conhecido por suas ruas movimentadas, arquitetura histórica e diversas opções de lazer. História do bairro Mooca Fundada pelos jesuítas em 17 de agosto de 1556, a Mooca é um dos bairros mais antigos de São Paulo. 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O metrô é uma das opções mais utilizadas, pois o bairro conta com duas estações: a Estação Bresser-Mooca, que faz parte da Linha 3-Vermelha, e a Estação Belém, que faz parte da Linha 1-Azul. Além do metrô, a Mooca é atendida por várias linhas de ônibus municipais e intermunicipais, dessa forma facilita o deslocamento para outras regiões da cidade e para cidades vizinhas. Do mesmo modo, outra opção de transporte na Mooca é o trem. A Estação Juventus–Mooca da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) está localizada na linha 10-Turquesa, que liga o ABC paulista à região central de São Paulo. A bicicleta também é uma opção para quem aprecia um estilo de vida mais saudável. O bairro possui várias ciclovias e ciclofaixas, além de estações de bicicletas compartilhadas. A região abriga outros bairros próximos igualmente atraentes e importantes como a Vila Cláudia, Ipiranga e o Alto da Mooca. 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