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Rua Iperoig, 554 - PerdizesAPARTAMENTO EXCELENTE COM 2 DORMITORIOS, 1 ESCRITÓRIO QUE PODE REVERTER PARA UM DORMITÓRIO,PRÓXIMO AO HOSPITAL SÃO CAMILO,ALBERT EINSTEIN,SENDO O Prédio recuado com jardim. Ótimo apartamento com 2 dormitórios e escritório com possibilidade de reversão para o 3º. quarto. 1 Vaga demarcada no subsolo 79 útil. Sala ampla para 2 ambientes com sacada, armários. 2 Banheiros social (água quente) e serviço, Portaria 24 horas. Lazer: piscina climatizada, academia, salão de festas, espaço gourmet. Ótima localização em rua calma, vista livre, próximo da Av. Sumaré, padarias, farmácias (uma 24horas), mercados, transporte público ônibus, metrôs, shoppings, hospitais Albert Einstein Em setembro de 1955 foi fundada oficialmente a Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein. Três anos mais tarde, Hans Albert Einstein, filho do grande físico Albert Einstein assentou a pedra fundamental daquele que se tornaria o mais conceituado hospital da América Latina. Em 28 de julho de 1971 foi inaugurado o Hospital Israelita Albert Einstein. A instituição cresceu e se desenvolveu, consolidando-se como um importante centro médico-hospitalar de alta complexidade, reunindo um conceituado corpo de profissionais da saúde e dispondo da mais avançada tecnologia hospitalar. O ideal da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein em criar uma Faculdade de Enfermagem foi apresentado em 17 de outubro de 1977. Em 3 de outubro de 1988, pelo Parecer 901/88, o Conselho Federal de Educação recomendou a autorização do funcionamento da Faculdade, que foi deferido pelo Exmo. Sr. Presidente da República, conforme Decreto 97.142 de 29 de novembro de 1988. A Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein deu início às suas atividades letivas em 1º de março de 1989 e seu reconhecimento deu-se em 1992, conforme Portaria do Ministério da Educação nº 1855, de 18 de dezembro de 1992., São Camilo Em 1922, os religiosos camilianos chegaram ao Brasil e se instalaram no então bairro paulistano de Vila Pompeia. Liderados pelo padre Inocente Radrizzani, tinham como principal propósito construir no país uma obra que remetesse, com fidelidade, aos princípios estabelecidos pelo fundador daquela ordem religiosa, São Camilo de Lellis (1550-1614), sintetizados no respeito e valorização da vida e saúde. O documento Estatuto da Sociedade Beneficente São Camilo orienta todas as ações da Instituição. Isso significa que os conceitos de acolhimento, humanização do atendimento médico-hospitalar e universalidade da atenção à saúde, atualmente tão valorizados e desejados, fazem parte dos nossos pilares e norteiam as ações desde os primórdios. Com base nesses princípios, logo após a chegada ao bairro da Pompeia, o padre Inocente Radrizzani implantou o Consultório Médico São Camilo, um pequeno centro de assistência à população carente do bairro, onde o atendimento era feito por médicos voluntários. Um grupo de mulheres da comunidade, conhecido como as Damas de São Camilo, se empenhava na busca de donativos para a manutenção dessa obra. Com o apoio delas, em pouco tempo formaram uma extensa rede de doadores, possibilitando sonhar ainda mais longe e, em 1935, inauguraram a Policlínica São Camilo, localizada na Avenida Pompeia. A Policlínica se tornaria o Hospital São Camilo Pompeia, inaugurado em 23 de janeiro de 1960, o primeiro dos camilianos no Brasil e hoje referência em atendimento de qualidade em São Paulo. Uma das características que possibilitou alcançar essa posição foi a competência de seus dirigentes, em conciliar a preservação dos valores humanos e caridosos, que fundamentaram a sua implantação com a permanente incorporação dos avanços científicos e tecnológicos. Para exemplificar a capacidade de acompanhar o progresso em benefício da saúde, em maio de 2007, quando o ensino a distância ainda experimentava seus primeiros movimentos, uma cirurgia realizada no Centro Cirúrgico do Hospital São Camilo foi transmitida ao vivo, durante o 16º Congresso Internacional de Cirurgia Endoscópica, que acontecia no México. Projetado em 1956 para ser o hospital do Ministério da Aeronáutica e inaugurado oficialmente em 3 de março de 1979, o Hospital São Camilo Santana foi vendido à Prefeitura de São Paulo em 1974 e, três anos depois, transferido em comodato para a Sociedade Beneficente São Camilo, que o adquiriu em agosto de 2015. Já o Hospital São Camilo Ipiranga foi inaugurado como Hospital Leão XIII em janeiro de 1948 pelo Círculo Social do Ipiranga e quando religiosos camilianos assumiram a entidade, em 19 de fevereiro de 2000, o hospital passou a integrar a Rede de São Paulo. Atualmente, as três Unidades da Rede possuem mais de 750 leitos, cerca de 6 mil colaboradores assistenciais, administrativos e aproximadamente 7.900 médicos cadastrados. Os recursos provenientes permitem subsidiar os 33 hospitais administrados pela Sociedade Beneficente São Camilo distribuídos pelo país que oferecem atendimento público. A Sociedade Beneficente São Camilo inaugurou o Recanto São Camilo, que prestava assistência em saúde e residência para idosos em 1972. O Hospital de Transição foi implementado em 2002, trazendo a experiência em mais de 50 anos de administração hospitalar São Camilo. Em 2018, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo assumiu a administração, transformando-o na quarta Unidade da Rede, que agora é denominada Reabilitação e Cuidados Paliativos São Camilo e Samaritano, ótimos colégios e da PUC.A PUC-SP foi fundada em 1946, a partir da união da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento (fundada em 1908) e da Faculdade Paulista de Direito. Agregadas a elas, mas com estruturas administrativas financeiras independentes, estavam outras quatro instituições da Igreja. Tempo da Universidade Católica de São Paulo, cuja missão era formar lideranças católicas e os filhos da elite paulista. No início do ano seguinte, o Papa Pio XII concedeu à Universidade Católica o título de Pontifícia e nomeou como primeiro grão-chanceler da instituição o cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota. Também arcebispo de São Paulo, o cardeal Mota foi fundador e um dos principais idealizadores da PUC-SP. No final dos anos 1960, a PUC-SP começa a desenvolver aquela que seria sua essência: a qualidade acadêmica vinculada à preocupação social. Em 1969, a Universidade criou o primeiro curso organizado de pós-graduação do país. Em 1971, outra proposta acadêmica ousada: o surgimento do Ciclo Básico de Ciências Humanas. Academicamente, a instituição passava a funcionar como uma verdadeira universidade ao valorizar e considerar indissociáveis o ensino, a pesquisa e a extensão. Em 1973 a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Enfermagem de Sorocaba, ambas fundadas em 1951 e pioneiras como faculdades da área da saúde fora do eixo das grandes capitais, foram incorporados à PUC-SP, criando o campus Sorocaba. As atitudes ousadas da Universidade a colocaram na linha de frente do combate à ditadura militar como defensora da liberdade, dos direitos e da democracia. Nos anos 1970, a Universidade contratou professores que haviam deixado as instituições públicas em que trabalhavam, aposentados compulsoriamente pelos militares. Passaram a fazer parte dos quadros da PUC-SP intelectuais como Florestan Fernandes, Octavio Ianni, Bento Prado Jr., José Arthur Gianotti. Em julho de 1977, a PUC-SP abrigou a 29ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que havia sido proibida pelo governo de acontecer em universidades públicas. Meses depois, em 22/9, estudantes faziam um ato em frente ao Tuca para celebrar a realização do 3º Encontro Nacional de Estudantes, que também estava proibido pelos militares; os alunos comemoravam ainda a reorganização do movimento estudantil e da União Nacional dos Estudantes (UNE), que atuava na clandestinidade. Foi o estopim: tropas da Polícia Militar, chefiadas pessoalmente pelo Secretário de Segurança Pública Erasmo Dias, invadiram o campus Monte Alegre. Os policiais atiraram bombas sobre os manifestantes e prenderam professores, alunos e funcionários. A invasão causou inúmeros danos à Universidade. No início dos anos 1980, mais uma atitude ousada da comunidade puquiana e da Igreja Católica paulistana: a então reitora, professora Nadir Kfouri, foi reconduzida ao cargo pelo voto direto de estudantes, professores e funcionários. Com o fato, a PUC-SP se tornou a primeira instituição de ensino superior do Brasil a eleger seu reitor por uma eleição direta entre os membros da comunidade – quatro anos antes do movimento das Diretas Já, que visava à escolha do novo presidente da República pela votação popular – e não mais via Congresso Nacional, como acontecia no período militar. Nesse mesmo ano (1984), dois incêndios atingem o teatro da Universidade: um dia 22/9 (mesma data da invasão, sete anos depois), outro dia 13/12. O primeiro, a perícia técnica concluiu que foi causado por um problema termoelétrico; o segundo, porém, foi apontado pelos peritos como criminoso. A partir dos anos 1980, Universidade consolidou seu desenvolvimento acadêmico e comunitário. A graduação e a pós-graduação cresceram em número de cursos e alunos; a Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (Cogeae), criada em 1983, também ampliou suas atividades; a pesquisa (mestrados, doutorados e iniciação científica) seguiu o mesmo caminho. Às áreas de reconhecida excelência e tradição se juntaram outras, inovadoras (pós em Gerontologia; graduação em Relações Internacionais, Comunicação e Artes do Corpo, Multimeios, Tecnologia e Mídias Digitais, Engenharia Biomédica, Gestão Ambiental, Ciências Econômicas com ênfase em Comércio Internacional – a primeira graduação do país nessa área –, Arte: história, crítica e curadoria, e Conservação e Restauro. A Universidade também passou a apostar nos cursos tecnológicos superiores. Dois novos campi, Santana (zona Norte da capital) e Barueri foram criados em meados dos anos 2000 e marcam a expansão da PUC-SP para outras regiões da cidade e do Estado de São Paulo. Em 2006, a PUC-SP iniciou um processo de modernização de sua estrutura acadêmico-administrativa, com o objetivo de ampliar a qualidade da produção científica e dos serviços prestados à sociedade; o processo, que marca o início deste quarto período da história da Universidade, culminou com a aprovação do novo Estatuto (2008) e do novo Regimento Geral da instituição (2009). Foi também em meio a essa modernização que a Faculdade de Teologia voltou a integrar a PUC-SP: criada em 1949 dentro da Universidade, a unidade havia se separado da instituição no início dos anos 70. Com essas mudanças, a PUC-SP está preparada para enfrentar os desafios atuais e futuros do ensino superior brasileiro. E numa posição privilegiada: o ranking oficial de instituições superiores do Ministério da Educação (MEC), divulgado anualmente, aponta a PUC-SP como a melhor universidade particular de todo o Estado de São Paulo e a segunda melhor do BrasilSão Paulo - SPAPARTAMENTO EXCELENTE COM 2 DORMITORIOS, 1 ESCRITÓRIO QUE PODE REVERTER PARA UM DORMITÓRIO,PRÓXIMO AO HOSPITAL SÃO CAMILO,ALBERT EINSTEIN,SENDO O Prédio recuado com jardim. Ótimo apartamento com 2 dormitórios e escritório com possibilidade de reversão para o 3º. quarto. 1 Vaga demarcada no subsolo 79 útil. Sala ampla para 2 ambientes com sacada, armários. 2 Banheiros social (água quente) e serviço, Portaria 24 horas. Lazer: piscina climatizada, academia, salão de festas, espaço gourmet. Ótima localização em rua calma, vista livre, próximo da Av. Sumaré, padarias, farmácias (uma 24horas), mercados, transporte público ônibus, metrôs, shoppings, hospitais Albert Einstein Em setembro de 1955 foi fundada oficialmente a Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein. Três anos mais tarde, Hans Albert Einstein, filho do grande físico Albert Einstein assentou a pedra fundamental daquele que se tornaria o mais conceituado hospital da América Latina. Em 28 de julho de 1971 foi inaugurado o Hospital Israelita Albert Einstein. A instituição cresceu e se desenvolveu, consolidando-se como um importante centro médico-hospitalar de alta complexidade, reunindo um conceituado corpo de profissionais da saúde e dispondo da mais avançada tecnologia hospitalar. O ideal da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein em criar uma Faculdade de Enfermagem foi apresentado em 17 de outubro de 1977. Em 3 de outubro de 1988, pelo Parecer 901/88, o Conselho Federal de Educação recomendou a autorização do funcionamento da Faculdade, que foi deferido pelo Exmo. Sr. Presidente da República, conforme Decreto 97.142 de 29 de novembro de 1988. A Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein deu início às suas atividades letivas em 1º de março de 1989 e seu reconhecimento deu-se em 1992, conforme Portaria do Ministério da Educação nº 1855, de 18 de dezembro de 1992., São Camilo Em 1922, os religiosos camilianos chegaram ao Brasil e se instalaram no então bairro paulistano de Vila Pompeia. Liderados pelo padre Inocente Radrizzani, tinham como principal propósito construir no país uma obra que remetesse, com fidelidade, aos princípios estabelecidos pelo fundador daquela ordem religiosa, São Camilo de Lellis (1550-1614), sintetizados no respeito e valorização da vida e saúde. O documento Estatuto da Sociedade Beneficente São Camilo orienta todas as ações da Instituição. Isso significa que os conceitos de acolhimento, humanização do atendimento médico-hospitalar e universalidade da atenção à saúde, atualmente tão valorizados e desejados, fazem parte dos nossos pilares e norteiam as ações desde os primórdios. Com base nesses princípios, logo após a chegada ao bairro da Pompeia, o padre Inocente Radrizzani implantou o Consultório Médico São Camilo, um pequeno centro de assistência à população carente do bairro, onde o atendimento era feito por médicos voluntários. Um grupo de mulheres da comunidade, conhecido como as Damas de São Camilo, se empenhava na busca de donativos para a manutenção dessa obra. Com o apoio delas, em pouco tempo formaram uma extensa rede de doadores, possibilitando sonhar ainda mais longe e, em 1935, inauguraram a Policlínica São Camilo, localizada na Avenida Pompeia. A Policlínica se tornaria o Hospital São Camilo Pompeia, inaugurado em 23 de janeiro de 1960, o primeiro dos camilianos no Brasil e hoje referência em atendimento de qualidade em São Paulo. Uma das características que possibilitou alcançar essa posição foi a competência de seus dirigentes, em conciliar a preservação dos valores humanos e caridosos, que fundamentaram a sua implantação com a permanente incorporação dos avanços científicos e tecnológicos. Para exemplificar a capacidade de acompanhar o progresso em benefício da saúde, em maio de 2007, quando o ensino a distância ainda experimentava seus primeiros movimentos, uma cirurgia realizada no Centro Cirúrgico do Hospital São Camilo foi transmitida ao vivo, durante o 16º Congresso Internacional de Cirurgia Endoscópica, que acontecia no México. Projetado em 1956 para ser o hospital do Ministério da Aeronáutica e inaugurado oficialmente em 3 de março de 1979, o Hospital São Camilo Santana foi vendido à Prefeitura de São Paulo em 1974 e, três anos depois, transferido em comodato para a Sociedade Beneficente São Camilo, que o adquiriu em agosto de 2015. Já o Hospital São Camilo Ipiranga foi inaugurado como Hospital Leão XIII em janeiro de 1948 pelo Círculo Social do Ipiranga e quando religiosos camilianos assumiram a entidade, em 19 de fevereiro de 2000, o hospital passou a integrar a Rede de São Paulo. Atualmente, as três Unidades da Rede possuem mais de 750 leitos, cerca de 6 mil colaboradores assistenciais, administrativos e aproximadamente 7.900 médicos cadastrados. Os recursos provenientes permitem subsidiar os 33 hospitais administrados pela Sociedade Beneficente São Camilo distribuídos pelo país que oferecem atendimento público. A Sociedade Beneficente São Camilo inaugurou o Recanto São Camilo, que prestava assistência em saúde e residência para idosos em 1972. O Hospital de Transição foi implementado em 2002, trazendo a experiência em mais de 50 anos de administração hospitalar São Camilo. Em 2018, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo assumiu a administração, transformando-o na quarta Unidade da Rede, que agora é denominada Reabilitação e Cuidados Paliativos São Camilo e Samaritano, ótimos colégios e da PUC.A PUC-SP foi fundada em 1946, a partir da união da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento (fundada em 1908) e da Faculdade Paulista de Direito. Agregadas a elas, mas com estruturas administrativas financeiras independentes, estavam outras quatro instituições da Igreja. Tempo da Universidade Católica de São Paulo, cuja missão era formar lideranças católicas e os filhos da elite paulista. No início do ano seguinte, o Papa Pio XII concedeu à Universidade Católica o título de Pontifícia e nomeou como primeiro grão-chanceler da instituição o cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota. Também arcebispo de São Paulo, o cardeal Mota foi fundador e um dos principais idealizadores da PUC-SP. No final dos anos 1960, a PUC-SP começa a desenvolver aquela que seria sua essência: a qualidade acadêmica vinculada à preocupação social. Em 1969, a Universidade criou o primeiro curso organizado de pós-graduação do país. Em 1971, outra proposta acadêmica ousada: o surgimento do Ciclo Básico de Ciências Humanas. Academicamente, a instituição passava a funcionar como uma verdadeira universidade ao valorizar e considerar indissociáveis o ensino, a pesquisa e a extensão. Em 1973 a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Enfermagem de Sorocaba, ambas fundadas em 1951 e pioneiras como faculdades da área da saúde fora do eixo das grandes capitais, foram incorporados à PUC-SP, criando o campus Sorocaba. As atitudes ousadas da Universidade a colocaram na linha de frente do combate à ditadura militar como defensora da liberdade, dos direitos e da democracia. Nos anos 1970, a Universidade contratou professores que haviam deixado as instituições públicas em que trabalhavam, aposentados compulsoriamente pelos militares. Passaram a fazer parte dos quadros da PUC-SP intelectuais como Florestan Fernandes, Octavio Ianni, Bento Prado Jr., José Arthur Gianotti. Em julho de 1977, a PUC-SP abrigou a 29ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que havia sido proibida pelo governo de acontecer em universidades públicas. Meses depois, em 22/9, estudantes faziam um ato em frente ao Tuca para celebrar a realização do 3º Encontro Nacional de Estudantes, que também estava proibido pelos militares; os alunos comemoravam ainda a reorganização do movimento estudantil e da União Nacional dos Estudantes (UNE), que atuava na clandestinidade. Foi o estopim: tropas da Polícia Militar, chefiadas pessoalmente pelo Secretário de Segurança Pública Erasmo Dias, invadiram o campus Monte Alegre. Os policiais atiraram bombas sobre os manifestantes e prenderam professores, alunos e funcionários. A invasão causou inúmeros danos à Universidade. No início dos anos 1980, mais uma atitude ousada da comunidade puquiana e da Igreja Católica paulistana: a então reitora, professora Nadir Kfouri, foi reconduzida ao cargo pelo voto direto de estudantes, professores e funcionários. Com o fato, a PUC-SP se tornou a primeira instituição de ensino superior do Brasil a eleger seu reitor por uma eleição direta entre os membros da comunidade – quatro anos antes do movimento das Diretas Já, que visava à escolha do novo presidente da República pela votação popular – e não mais via Congresso Nacional, como acontecia no período militar. Nesse mesmo ano (1984), dois incêndios atingem o teatro da Universidade: um dia 22/9 (mesma data da invasão, sete anos depois), outro dia 13/12. O primeiro, a perícia técnica concluiu que foi causado por um problema termoelétrico; o segundo, porém, foi apontado pelos peritos como criminoso. A partir dos anos 1980, Universidade consolidou seu desenvolvimento acadêmico e comunitário. A graduação e a pós-graduação cresceram em número de cursos e alunos; a Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (Cogeae), criada em 1983, também ampliou suas atividades; a pesquisa (mestrados, doutorados e iniciação científica) seguiu o mesmo caminho. Às áreas de reconhecida excelência e tradição se juntaram outras, inovadoras (pós em Gerontologia; graduação em Relações Internacionais, Comunicação e Artes do Corpo, Multimeios, Tecnologia e Mídias Digitais, Engenharia Biomédica, Gestão Ambiental, Ciências Econômicas com ênfase em Comércio Internacional – a primeira graduação do país nessa área –, Arte: história, crítica e curadoria, e Conservação e Restauro. A Universidade também passou a apostar nos cursos tecnológicos superiores. Dois novos campi, Santana (zona Norte da capital) e Barueri foram criados em meados dos anos 2000 e marcam a expansão da PUC-SP para outras regiões da cidade e do Estado de São Paulo. Em 2006, a PUC-SP iniciou um processo de modernização de sua estrutura acadêmico-administrativa, com o objetivo de ampliar a qualidade da produção científica e dos serviços prestados à sociedade; o processo, que marca o início deste quarto período da história da Universidade, culminou com a aprovação do novo Estatuto (2008) e do novo Regimento Geral da instituição (2009). Foi também em meio a essa modernização que a Faculdade de Teologia voltou a integrar a PUC-SP: criada em 1949 dentro da Universidade, a unidade havia se separado da instituição no início dos anos 70. Com essas mudanças, a PUC-SP está preparada para enfrentar os desafios atuais e futuros do ensino superior brasileiro. E numa posição privilegiada: o ranking oficial de instituições superiores do Ministério da Educação (MEC), divulgado anualmente, aponta a PUC-SP como a melhor universidade particular de todo o Estado de São Paulo e a segunda melhor do Brasil
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Inaugurado em 17 de dezembro de 1988, fica localizado na Barra Funda e reúne num mesmo complexo terminal linhas de ônibus municipais, intermunicipais, interestaduais, internacionais e metropolitanos, trens e metrô. História Restos da 2ª estação Barra Funda da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, inaugurada em 1964 e desativada em 29 de novembro de 1998. A primeira estrada de ferro a inaugurar uma estação na Barra Funda foi a Estrada de Ferro Sorocabana, em 10 de julho de 1875. No dia 19 de maio de 1892, a São Paulo Railway inaugurou a sua estação, alguns metros à frente, depois do Viaduto Pacaembu. As estações eram isoladas uma da outra. A ideia de integrar os trens de subúrbio ao Metrô começou a ganhar corpo na década de 1970. Com o crescimento do distrito Barra Funda, a Santos–Jundiaí investiu na reconstrução da estação, demolindo o prédio de estilo vitoriano e inaugurando outro de linhas modernistas em 1964.[3] Em 1968, a Companhia do Metropolitano de São Paulo apresentou o primeiro projeto para a implantação da Estação Barra Funda, da Linha Leste-Oeste. Projetada em superfície, a estação teria, além de suas instalações usuais, um estacionamento-garagem, um terminal de ônibus e duas torres para receber as sedes da Companhia do Metropolitano e da Ferrovia Paulista S.A. (Fepasa). Até 1979, o projeto era cogitado ao lado de uma pretensa expansão da Linha Leste-Oeste até a Lapa. Nesse ano, devido à falta de recursos para as obras da linha e à transferência da gestão do Metrô, do município para o estado, o projeto foi abandonado, e um novo projeto passou a ser estudado.[4][5] Dentro do projeto de remodelação dos subúrbios da Fepasa, a empresa inaugurou uma Estação Barra Funda para seus serviços, com entrada localizada no fim da Rua Barra Funda. Com projeto arquitetônico idêntico ao da Estação Lapa, a estação foi aberta em 1979 e demolida em 1988.[3] Projetada pelos arquitetos Roberto MacFadden e Luiz Carlos Esteves (apenas os acessos do terminal), a estação atual foi construída pela empreiteira Mendes Júnior[6] (que posteriormente ganharia sem licitação o contrato de construção do Memorial da América Latina), contratada pelo Metrô com recursos do Governo do Estado de São Paulo e do Governo Federal, no local da antiga estação homônima da Sorocabana, para atender a sua Linha Leste–Oeste (atual Linha 3–Vermelha) e unificar em uma só estação as linhas de trem de subúrbio da Fepasa (antiga Sorocabana) e da CBTU (antiga Estrada de Ferro Santos-Jundiaí). Durante a construção, em maio de 1986, foi desalojada uma favela que ficava sob o adjacente Viaduto Antártica, tendo sido entregues seis mil cruzados para cada família.[7] Apesar dessa quantia, as famílias optaram por invadir um terreno no Alto da Lapa, no que foi considerada a primeira invasão de terreno municipal na gestão Jânio Quadros.[7] A estação foi inaugurada em 17 de dezembro de 1988, apenas com as linhas do Metrô e da Fepasa. A linha da CBTU só seria transferida para lá em 5 de janeiro de 1989.[3] Em 1990, saíam da estação os trens turísticos da Fepasa, que seguiam rumo às cidades de Santos e Peruíbe, no litoral paulista. Em 1996, a estação passou a ser a inicial e terminal dos trens de passageiros de longas distâncias da Fepasa que seguiam rumo ao interior paulista.[8] Os trens turísticos que saíam da estação e seguiam para o litoral foram desativados em 1997, ainda sob a gestão da Fepasa. A área do Metrô recebeu um dos dois primeiros elevadores para deficientes físicos do sistema metroviário, em 1993.[9] Após a unificação das linhas de subúrbio da Fepasa e da CBTU como CPTM, passou a ter transferência gratuita entre as linhas das antigas companhias.[3] A estação Barra Funda da Santos–Jundiaí continuou operando, apenas com o serviço do Trem de Prata, até 29 de novembro de 1998, quando foi desativada.[10][11] A Estação Barra Funda da Fepasa continuou operando com o serviço de trens de passageiros de longa distância até janeiro de 1999, quando deixaram de circular, após a privatização da companhia e a sua compra pela concessionária Ferroban, atualmente extinta. Desde então, a estação opera somente com os serviços de trens metropolitanos e com o serviço da Linha 3–Vermelha do Metrô. Em 27 de abril de 2006, a estação do Metrô passou a se chamar Palmeiras–Barra Funda, em homenagem à Sociedade Esportiva Palmeiras, clube paulistano sediado a cerca de 1,1 quilômetro do terminal. O mesmo veio a acontecer com a CPTM durante o ano de 2007. CPTM e ViaMobilidade Linha Terminais Comprimento (km) Estações Observações 7 Rubi Rio Grande da Serra ↔ Jundiaí 100,7 31 Antiga Linha A–Marrom/ D-Bege / Antiga Linha Noroeste–Sudeste da CBTU. 8 Diamante Júlio Prestes ↔ Itapevi 35,283 20 Possui extensão operacional. Antiga Linha B–Cinza / Antiga Linha Oeste do Trem Metropolitano da FEPASA. Sigla Estação Inauguração Integração Plataformas Posição Notas BFU Palmeiras–Barra Funda 10 de julho de 1875 (EFS); 19 de maio de 1892 (SPR); 17 de dezembro de 1988 (FEPASA e Metrô); 5 de janeiro de 1989 (CBTU) Linha 3–Vermelha, Bilhete Único da SPTrans Centrais e laterais Superfície Reconstruída pelo Metrô de São Paulo, com recursos do Governo Federal e do Governo Estadual de São Paulo, em 1988 FEPASA (extinta) Linha Terminais Comprimento (km) Estações Observações 1 Linha Turística Peruíbe ↔ Campinas 290 105 Conhecido como Trem do Pettená , esta linha tinha como destino a estação central de Campinas, com partidas de Peruíbe no litoral sul paulista, e a estação de Barra Funda era usada para embarque e/ou desembarque de passageiros oriundos da capital paulista e troca de locomotivas, foi suprimido em 1997 juntamente com a Ferrovia Paulista S.A. quando ocorreu a privatização. Segundo a Secretaria de de Transportes Metropolitanos, a Linha 11–Coral deverá ser levada até esta estação.[12] Metrô Linha Terminais Estações 3 Vermelha Palmeiras–Barra Funda ↔ Corinthians–Itaquera 18 Sigla Estação Inauguração Capacidade Integração Plataformas Posição Notas BFU Palmeiras–Barra Funda 17 de dezembro de 1988 60 mil passageiros hora/pico Linhas 7 e 8 do Trem Metropolitano, Bilhete Único da SPTrans e Cartão BOM. Laterais e central Superfície Estação com estrutura de concreto pré-moldado. Obras de arte CPTM A estação da CPTM possui duas obras de arte expostas em seu mezanino de distribuição e integração com o metrô: Grande Painel Azul II (1998), de Marcelo Lago, constituída de s de concreto com círculos estampados em baixo relevo, pintados com pintura automotiva;[13] Entorno de nós (2018), organizada por Danilo Blanco. A obra apresenta trabalhos de marchetaria de 420 alunos das escolas estaduais Professor Dr. Geraldo Campos Moreira (Parque Cisper), Prof. Laurinda Vieira Pinto (Ibiúna), Rodrigues Alves (Bela Vista) e João Kopke (Campos Elíseos), reunidos em oficinas patrocinadas pela Fundação Stickel e auxiliadas pela Escola Senai Orlando Laviero Ferraiuolo. Composta por 690 s de azulejo de 15×15 centímetros.[14] Metrô A Roda (1990), de Emanuel Araújo. A estação do metrô possui quatro obras de arte, dividas entre mezanino e plataformas:[15] A Roda (1990), do artista plástico Emanuel Araújo, composta por s de aço carbono de 3m × 9m × 0,80m fundidas, para dar a impressão de movimento, localizada no mezanino de acesso às plataformas; Movimento (1990), do artista plástico Claudio Tozzi. Tela com pintura acrílica de 3,50m × 8,00m, exposta nas plataformas; Senhores do movimento (1990), do pintor José Roberto Aguilar. Tela com pintura acrílica de 3,50m × 8,00m, exposta nas plataformas; Meditação labiríntica (1990), do pintor Valdir Sarubbi. Tela com pintura acrílica de 3,00m × 4,00m, exposta nas plataformas. Ônibus Terminal Rodoviário Barra Funda Mezanino e bilheterias do terminal rodoviário Uso atual Terminal de ônibus rodoviário e urbano Administração Socicam SPTrans (apenas linhas urbanas) Informações históricas Inauguração 20 de dezembro de 1989 (33 anos) Localização Localização São Paulo, SP Brasil A ala rodoviária do Terminal Palmeiras-Barra Funda foi aberta em 20 de dezembro de 1989 e atende a diversas linhas que conectam o bairro da Barra Funda a bairros periféricos e centrais do município de São Paulo. Serve também com linhas intermunicipais, principalmente com destino ao oeste paulistano (áreas 1-Noroeste, verde, e 8-Oeste, laranja, da SPTrans), interestaduais (regiões Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste do Brasil) e internacionais (Bolívia) , PRÓXIMO AO FÓRUM TRABALHISTA.São Paulo - SPGALPÃO PARA LOCAÇÃO, NO BAIRRO VÁRZEA DA BARRA FUNDA, 550 M2 ÁREA CONSTRUÍDA, 461 M2 TERRENO, POSSUI UMA DIVISÃO NO MEIO QUE PODE SER REMOVIDA 1\\3 DO FUNDO DOS DOIS LADOS TEM MESANINO.E O OUTRO OS VESTIÁRIOS COM 3 BANHEIROS, SENDO 1 BANHEIRO PARA CADEIRANTES, 1 BANHEIRO FEMININO E 1 BANHEIRO MASCULINO. VESTIÁRIOS MASCULINO E FEMININO. O LOCAL É UM ÓTIMO PONTO, POIS FORAM CONSTRUÍDAS DIVERSAS TORRES DE APARTAMENTOS BEM NA FRENTE. É ATRÁS DO TERMINAL BARRA FUNDA. EXCELENTE PARA PADARIA, LANCHONETE, MERCADO, FARMÁCIA, COZINHA INDUSTRIAL DE DELIVERY. LOCALIZAÇÃO EXCELENTE, À 50 METROS DA PRAÇA LUIS CARLOS MESQUITA, À 100 METROS DA AV. ANTÁRTICA, À 80 METROS DA AV. THOMAS EDISON, À 300 METROS DO TERMINAL RODOVIÁRIO BARRA FUNDA, METRÔ PALMEIRAS BARRA FUNDA é o segundo intercambiador de transportes mais importante de São Paulo. Inaugurado em 17 de dezembro de 1988, fica localizado na Barra Funda e reúne num mesmo complexo terminal linhas de ônibus municipais, intermunicipais, interestaduais, internacionais e metropolitanos, trens e metrô. História Restos da 2ª estação Barra Funda da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, inaugurada em 1964 e desativada em 29 de novembro de 1998. A primeira estrada de ferro a inaugurar uma estação na Barra Funda foi a Estrada de Ferro Sorocabana, em 10 de julho de 1875. No dia 19 de maio de 1892, a São Paulo Railway inaugurou a sua estação, alguns metros à frente, depois do Viaduto Pacaembu. As estações eram isoladas uma da outra. A ideia de integrar os trens de subúrbio ao Metrô começou a ganhar corpo na década de 1970. Com o crescimento do distrito Barra Funda, a Santos–Jundiaí investiu na reconstrução da estação, demolindo o prédio de estilo vitoriano e inaugurando outro de linhas modernistas em 1964.[3] Em 1968, a Companhia do Metropolitano de São Paulo apresentou o primeiro projeto para a implantação da Estação Barra Funda, da Linha Leste-Oeste. Projetada em superfície, a estação teria, além de suas instalações usuais, um estacionamento-garagem, um terminal de ônibus e duas torres para receber as sedes da Companhia do Metropolitano e da Ferrovia Paulista S.A. (Fepasa). Até 1979, o projeto era cogitado ao lado de uma pretensa expansão da Linha Leste-Oeste até a Lapa. Nesse ano, devido à falta de recursos para as obras da linha e à transferência da gestão do Metrô, do município para o estado, o projeto foi abandonado, e um novo projeto passou a ser estudado.[4][5] Dentro do projeto de remodelação dos subúrbios da Fepasa, a empresa inaugurou uma Estação Barra Funda para seus serviços, com entrada localizada no fim da Rua Barra Funda. Com projeto arquitetônico idêntico ao da Estação Lapa, a estação foi aberta em 1979 e demolida em 1988.[3] Projetada pelos arquitetos Roberto MacFadden e Luiz Carlos Esteves (apenas os acessos do terminal), a estação atual foi construída pela empreiteira Mendes Júnior[6] (que posteriormente ganharia sem licitação o contrato de construção do Memorial da América Latina), contratada pelo Metrô com recursos do Governo do Estado de São Paulo e do Governo Federal, no local da antiga estação homônima da Sorocabana, para atender a sua Linha Leste–Oeste (atual Linha 3–Vermelha) e unificar em uma só estação as linhas de trem de subúrbio da Fepasa (antiga Sorocabana) e da CBTU (antiga Estrada de Ferro Santos-Jundiaí). Durante a construção, em maio de 1986, foi desalojada uma favela que ficava sob o adjacente Viaduto Antártica, tendo sido entregues seis mil cruzados para cada família.[7] Apesar dessa quantia, as famílias optaram por invadir um terreno no Alto da Lapa, no que foi considerada a primeira invasão de terreno municipal na gestão Jânio Quadros.[7] A estação foi inaugurada em 17 de dezembro de 1988, apenas com as linhas do Metrô e da Fepasa. A linha da CBTU só seria transferida para lá em 5 de janeiro de 1989.[3] Em 1990, saíam da estação os trens turísticos da Fepasa, que seguiam rumo às cidades de Santos e Peruíbe, no litoral paulista. Em 1996, a estação passou a ser a inicial e terminal dos trens de passageiros de longas distâncias da Fepasa que seguiam rumo ao interior paulista.[8] Os trens turísticos que saíam da estação e seguiam para o litoral foram desativados em 1997, ainda sob a gestão da Fepasa. A área do Metrô recebeu um dos dois primeiros elevadores para deficientes físicos do sistema metroviário, em 1993.[9] Após a unificação das linhas de subúrbio da Fepasa e da CBTU como CPTM, passou a ter transferência gratuita entre as linhas das antigas companhias.[3] A estação Barra Funda da Santos–Jundiaí continuou operando, apenas com o serviço do Trem de Prata, até 29 de novembro de 1998, quando foi desativada.[10][11] A Estação Barra Funda da Fepasa continuou operando com o serviço de trens de passageiros de longa distância até janeiro de 1999, quando deixaram de circular, após a privatização da companhia e a sua compra pela concessionária Ferroban, atualmente extinta. Desde então, a estação opera somente com os serviços de trens metropolitanos e com o serviço da Linha 3–Vermelha do Metrô. Em 27 de abril de 2006, a estação do Metrô passou a se chamar Palmeiras–Barra Funda, em homenagem à Sociedade Esportiva Palmeiras, clube paulistano sediado a cerca de 1,1 quilômetro do terminal. O mesmo veio a acontecer com a CPTM durante o ano de 2007. CPTM e ViaMobilidade Linha Terminais Comprimento (km) Estações Observações 7 Rubi Rio Grande da Serra ↔ Jundiaí 100,7 31 Antiga Linha A–Marrom/ D-Bege / Antiga Linha Noroeste–Sudeste da CBTU. 8 Diamante Júlio Prestes ↔ Itapevi 35,283 20 Possui extensão operacional. Antiga Linha B–Cinza / Antiga Linha Oeste do Trem Metropolitano da FEPASA. Sigla Estação Inauguração Integração Plataformas Posição Notas BFU Palmeiras–Barra Funda 10 de julho de 1875 (EFS); 19 de maio de 1892 (SPR); 17 de dezembro de 1988 (FEPASA e Metrô); 5 de janeiro de 1989 (CBTU) Linha 3–Vermelha, Bilhete Único da SPTrans Centrais e laterais Superfície Reconstruída pelo Metrô de São Paulo, com recursos do Governo Federal e do Governo Estadual de São Paulo, em 1988 FEPASA (extinta) Linha Terminais Comprimento (km) Estações Observações 1 Linha Turística Peruíbe ↔ Campinas 290 105 Conhecido como Trem do Pettená , esta linha tinha como destino a estação central de Campinas, com partidas de Peruíbe no litoral sul paulista, e a estação de Barra Funda era usada para embarque e/ou desembarque de passageiros oriundos da capital paulista e troca de locomotivas, foi suprimido em 1997 juntamente com a Ferrovia Paulista S.A. quando ocorreu a privatização. Segundo a Secretaria de de Transportes Metropolitanos, a Linha 11–Coral deverá ser levada até esta estação.[12] Metrô Linha Terminais Estações 3 Vermelha Palmeiras–Barra Funda ↔ Corinthians–Itaquera 18 Sigla Estação Inauguração Capacidade Integração Plataformas Posição Notas BFU Palmeiras–Barra Funda 17 de dezembro de 1988 60 mil passageiros hora/pico Linhas 7 e 8 do Trem Metropolitano, Bilhete Único da SPTrans e Cartão BOM. Laterais e central Superfície Estação com estrutura de concreto pré-moldado. Obras de arte CPTM A estação da CPTM possui duas obras de arte expostas em seu mezanino de distribuição e integração com o metrô: Grande Painel Azul II (1998), de Marcelo Lago, constituída de s de concreto com círculos estampados em baixo relevo, pintados com pintura automotiva;[13] Entorno de nós (2018), organizada por Danilo Blanco. A obra apresenta trabalhos de marchetaria de 420 alunos das escolas estaduais Professor Dr. Geraldo Campos Moreira (Parque Cisper), Prof. Laurinda Vieira Pinto (Ibiúna), Rodrigues Alves (Bela Vista) e João Kopke (Campos Elíseos), reunidos em oficinas patrocinadas pela Fundação Stickel e auxiliadas pela Escola Senai Orlando Laviero Ferraiuolo. Composta por 690 s de azulejo de 15×15 centímetros.[14] Metrô A Roda (1990), de Emanuel Araújo. A estação do metrô possui quatro obras de arte, dividas entre mezanino e plataformas:[15] A Roda (1990), do artista plástico Emanuel Araújo, composta por s de aço carbono de 3m × 9m × 0,80m fundidas, para dar a impressão de movimento, localizada no mezanino de acesso às plataformas; Movimento (1990), do artista plástico Claudio Tozzi. Tela com pintura acrílica de 3,50m × 8,00m, exposta nas plataformas; Senhores do movimento (1990), do pintor José Roberto Aguilar. Tela com pintura acrílica de 3,50m × 8,00m, exposta nas plataformas; Meditação labiríntica (1990), do pintor Valdir Sarubbi. Tela com pintura acrílica de 3,00m × 4,00m, exposta nas plataformas. Ônibus Terminal Rodoviário Barra Funda Mezanino e bilheterias do terminal rodoviário Uso atual Terminal de ônibus rodoviário e urbano Administração Socicam SPTrans (apenas linhas urbanas) Informações históricas Inauguração 20 de dezembro de 1989 (33 anos) Localização Localização São Paulo, SP Brasil A ala rodoviária do Terminal Palmeiras-Barra Funda foi aberta em 20 de dezembro de 1989 e atende a diversas linhas que conectam o bairro da Barra Funda a bairros periféricos e centrais do município de São Paulo. Serve também com linhas intermunicipais, principalmente com destino ao oeste paulistano (áreas 1-Noroeste, verde, e 8-Oeste, laranja, da SPTrans), interestaduais (regiões Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste do Brasil) e internacionais (Bolívia) , PRÓXIMO AO FÓRUM TRABALHISTA.
Rua da Consolação, 348 - ConsolaçãoDESFRUTE DO CONFORTO E ELEGÂNCIA EM UM ESCRITÓRIO MODERNO E REFORMADO NA RUA DA CONSOLAÇÃO. COM 85M², ESTE ESPAÇO É EQUIPADO COM DIVISÓRIAS EM AÇO INOX COM VIDRO SERIGRAFADO, GARANTINDO PRIVACIDADE E UM AMBIENTE SOFISTICADO. NA SALA DE REUNIÃO PRINCIPAL, VOCÊ ENCONTRA ÁUDIO E VÍDEO COMPLETAMENTE INSTALADOS, INCLUINDO PROJETOR E MESA PARA ACOMODAR ATÉ 12 PESSOAS. A INFRAESTRUTURA DE TELEFONIA COMPLETA, AR-CONDICIONADO EM TODOS OS AMBIENTES, COPA E BANHEIRO TORNAM ESTE ESPAÇO AINDA MAIS COMPLETO E AGRADÁVEL. HÁ OUTRA SALA COMERCIAL, PORÉM VAZIA E SEM REFORMA NO MESMO ANDAR, QUE TAMBÉM ESTÁ Á VENDA ELA TEM 65M² E POSSUI 1 COPA E 1 BANHEIRO, AMBAS ESTÃO DE FRENTE UMA PARA OUTRA. LOCALIZADO EM UMA DAS REGIÕES MAIS NOBRES DE SÃO PAULO, A CONSOLAÇÃO É UM BAIRRO MOVIMENTADO E BEM SERVIDO POR TRANSPORTE PÚBLICO, COM DIVERSAS OPÇÕES DE ÔNIBUS, METRÔ E TÁXI. A PROXIMIDADE COM A AVENIDA PAULISTA, UMA DAS MAIS IMPORTANTES AVENIDAS DA CIDADE, TORNA ESTE ESPAÇO AINDA MAIS ATRATIVO E ESTRATÉGICO. COM FORTE VOCAÇÃO COMERCIAL, O BAIRRO DA CONSOLAÇÃO OFERECE UMA GRANDE VARIEDADE DE EMPRESAS, ESCRITÓRIOS, LOJAS, RESTAURANTES E BARES. ESTA É UMA REGIÃO DIVERSA, VIBRANTE E CULTURALMENTE RICA, QUE ATRAI UMA POPULAÇÃO JOVEM E ÁVIDA POR INOVAÇÃO E CONEXÕES. ALÉM DISSO, A REGIÃO TAMBÉM ABRIGA ALGUMAS DAS PRINCIPAIS UNIVERSIDADES DE SÃO PAULO, O QUE A TORNA UM POLO DE CONHECIMENTO E FORMAÇÃO DE TALENTOS. VENHA SE SURPREENDER COM TUDO O QUE A CONSOLAÇÃO PODE OFERECER PARA O SEU NEGÓCIO! A AVENIDA PAULISTA É UMA DAS PRINCIPAIS AVENIDAS DE SÃO PAULO E UMA DAS MAIS IMPORTANTES ÁREAS FINANCEIRAS E COMERCIAIS DA CIDADE. POR ISSO, A REGIÃO ABRIGA DIVERSAS EMPRESAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE GRANDE PORTE, EM DIVERSOS SEGMENTOS DE MERCADO. ENTRE AS PRINCIPAIS EMPRESAS LOCALIZADAS NA AVENIDA PAULISTA, PODEMOS DESTACAR: • BANCO DO BRASIL • ITAÚ UNIBANCO • SANTANDER • BRADESCO • CAIXA ECONÔMICA FEDERAL • IBM • MICROSOFT • GOOGLE • NETFLIX • FACEBOOK • TWITTER • GRUPO GLOBO • REDE GLOBO • EDITORA ABRIL • FOLHA DE S.PAULO • GRUPO ESTADO • B3 (BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO) ESSAS SÃO APENAS ALGUMAS DAS EMPRESAS QUE MANTÊM ESCRITÓRIOS E SEDES NA AVENIDA PAULISTA. ALÉM DAS EMPRESAS, A REGIÃO TAMBÉM ABRIGA DIVERSOS CENTROS CULTURAIS, MUSEUS, TEATROS, SHOPPINGS, RESTAURANTES, BARES E OUTROS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS."São Paulo - SPDESFRUTE DO CONFORTO E ELEGÂNCIA EM UM ESCRITÓRIO MODERNO E REFORMADO NA RUA DA CONSOLAÇÃO. COM 85M², ESTE ESPAÇO É EQUIPADO COM DIVISÓRIAS EM AÇO INOX COM VIDRO SERIGRAFADO, GARANTINDO PRIVACIDADE E UM AMBIENTE SOFISTICADO. NA SALA DE REUNIÃO PRINCIPAL, VOCÊ ENCONTRA ÁUDIO E VÍDEO COMPLETAMENTE INSTALADOS, INCLUINDO PROJETOR E MESA PARA ACOMODAR ATÉ 12 PESSOAS. A INFRAESTRUTURA DE TELEFONIA COMPLETA, AR-CONDICIONADO EM TODOS OS AMBIENTES, COPA E BANHEIRO TORNAM ESTE ESPAÇO AINDA MAIS COMPLETO E AGRADÁVEL. HÁ OUTRA SALA COMERCIAL, PORÉM VAZIA E SEM REFORMA NO MESMO ANDAR, QUE TAMBÉM ESTÁ Á VENDA ELA TEM 65M² E POSSUI 1 COPA E 1 BANHEIRO, AMBAS ESTÃO DE FRENTE UMA PARA OUTRA. LOCALIZADO EM UMA DAS REGIÕES MAIS NOBRES DE SÃO PAULO, A CONSOLAÇÃO É UM BAIRRO MOVIMENTADO E BEM SERVIDO POR TRANSPORTE PÚBLICO, COM DIVERSAS OPÇÕES DE ÔNIBUS, METRÔ E TÁXI. A PROXIMIDADE COM A AVENIDA PAULISTA, UMA DAS MAIS IMPORTANTES AVENIDAS DA CIDADE, TORNA ESTE ESPAÇO AINDA MAIS ATRATIVO E ESTRATÉGICO. COM FORTE VOCAÇÃO COMERCIAL, O BAIRRO DA CONSOLAÇÃO OFERECE UMA GRANDE VARIEDADE DE EMPRESAS, ESCRITÓRIOS, LOJAS, RESTAURANTES E BARES. ESTA É UMA REGIÃO DIVERSA, VIBRANTE E CULTURALMENTE RICA, QUE ATRAI UMA POPULAÇÃO JOVEM E ÁVIDA POR INOVAÇÃO E CONEXÕES. ALÉM DISSO, A REGIÃO TAMBÉM ABRIGA ALGUMAS DAS PRINCIPAIS UNIVERSIDADES DE SÃO PAULO, O QUE A TORNA UM POLO DE CONHECIMENTO E FORMAÇÃO DE TALENTOS. VENHA SE SURPREENDER COM TUDO O QUE A CONSOLAÇÃO PODE OFERECER PARA O SEU NEGÓCIO! A AVENIDA PAULISTA É UMA DAS PRINCIPAIS AVENIDAS DE SÃO PAULO E UMA DAS MAIS IMPORTANTES ÁREAS FINANCEIRAS E COMERCIAIS DA CIDADE. POR ISSO, A REGIÃO ABRIGA DIVERSAS EMPRESAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE GRANDE PORTE, EM DIVERSOS SEGMENTOS DE MERCADO. ENTRE AS PRINCIPAIS EMPRESAS LOCALIZADAS NA AVENIDA PAULISTA, PODEMOS DESTACAR: • BANCO DO BRASIL • ITAÚ UNIBANCO • SANTANDER • BRADESCO • CAIXA ECONÔMICA FEDERAL • IBM • MICROSOFT • GOOGLE • NETFLIX • FACEBOOK • TWITTER • GRUPO GLOBO • REDE GLOBO • EDITORA ABRIL • FOLHA DE S.PAULO • GRUPO ESTADO • B3 (BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO) ESSAS SÃO APENAS ALGUMAS DAS EMPRESAS QUE MANTÊM ESCRITÓRIOS E SEDES NA AVENIDA PAULISTA. ALÉM DAS EMPRESAS, A REGIÃO TAMBÉM ABRIGA DIVERSOS CENTROS CULTURAIS, MUSEUS, TEATROS, SHOPPINGS, RESTAURANTES, BARES E OUTROS ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS."
Avenida Paulista, 1294, 1294 - Bela VistaMaravilhosa sala para locação e venda do conjunto na Av Paulista, – Conjunto com 510m2 contendo recepção, área de convivência, 1 auditório com capacidade para 80 pessoas, 4 salas amplas para reuniões e 6 salas de escritórios, almoxarifado, copa, 3 banheiros e sala para TI (conforme fotos anexas e vídeo nos links abaixo). 8 vagas de garagem Valor Locação – R$ 48.000,00 Valor Atual do Condomínio – R$ 12.314,60 Valor do IPTU para 2021 – R$ 10.106,08 Também podemos pensar em venda do conjunto por R$ 9.000.000,00.Próximo ao shopping Patio Paulista Shopping Pátio Paulista Shopping Centers, Utilidades Públicas Comentários desativados Shopping Pátio Paulista Shopping Pátio Paulista Inaugurado no dia 13 de novembro de 1989, o Shopping Pátio Paulista conta com localização privilegiada, no bairro da Bela Vista, junto ao principal centro financeiro da cidade de São Paulo. Localizado na Rua Treze de Maio e com acesso também pela Rua Maestro Cardim, bem próximo à Avenida Paulista, o empreendimento é composto por 234 lojas distribuídas em cinco pisos, com 78.105,05 m² de área construída. Possui hoje sete salas de cinema da Rede Cinemark (duas 3D) e duas da Playarte, e mais três pisos de estacionamento. O mall conta ainda com um espaço com variadas opções de serviços como loja de cópias, lotérica, oficina de costura e sapatos, loja de câmbio, podologia e salões de beleza. Com um fluxo de mais de um milhão e meio de pessoas por mês, oferece um mix diversificado de moda, serviços e lazer. Desde sua expansão em 2007, quando agregou o nome Pátio, o empreendimento vem fazendo importantes mudanças. Em novembro daquele ano, foi entregue a primeira fase do projeto de revitalização, que contou com ampliação da área de lojas, a instalação de âncoras, a reforma do piso Treze de Maio, além da nova fachada neoclássica, onde se destaca o exclusivo e imponente relógio de cinco metros de diâmetro, fabricado em Boston, nos Estados Unidos. Além disso, passou a disponibilizar para as clientes os banheiros VIPs femininos – refinados para atendê-las com a elegância que merecem. Grandes marcas também chegaram para marcar o reposicionamento do Shopping de se firmar ainda mais como um centro de compras com opções de lojas para um público mais exigente como Fast Shop, Saraiva MegaStore, marcas internacionais, Zara, M.A.C, L’Occitane em Provence, A2You, Calvin Klein Jeans, Sephora, além de megalojas como a Brooksfield e Camicado Houseware. As mudanças foram fundamentais para marcar o início de um conceito. Na segunda parte do projeto de expansão, os demais pisos foram reformados, apresentando mais opções de lojas e lazer aos clientes. O Shopping começou a oferecer os novos lounges, modernos espaços compostos por sofás, futtons e poltronas; a Biblioteca, ambiente acolhedor que visa ser mais uma opção de descanso; e ainda arranjos de flores passaram a decorar o mall com estilo e sofisticação. Finalizada em julho de 2009, a segunda fase apresentou ainda o novo piso Jardins com as modernas salas de cinema multiplex Cinemark, sendo uma com exibição em 3D e os novos restaurantes: The Fifties, Jig’s e o japonês Hiro. Em 2010, o Pátio Paulista reformulou sua Praça De Alimentação. O novo design do espaço, assinado pelo arquiteto Maurício Nóbrega, conta com decoração mais leve, layout mais intimista e novo paisagismo. No mesmo ano, inaugurou ainda novos ambientes para oferecer mais conforto no atendimento dos clientes: Pátio do Cliente – nova central de atendimento ao público, que passa atender agora em um espaço mais moderno e aconchegante – e o Pátio VIP – o novo espaço no estacionamento VIP, que oferece uma confortável sala de espera com ar condicionado e poltronas. Em 2011, inaugurou o novo espaço para o atendimento das famílias, o Pátio Petit, que oferece sanitários (ambos com cabines infantil e adulta), fraldário com diversos trocadores, sala de amamentação com poltronas e micro-ondas, e empréstimos de carrinhos. E passou a oferecer mais uma opção gastronômica no piso Jardins – o novo restaurante Floriano. Hoje, além de um grande centro de compras, o Shopping faz jus ao nome Pátio Paulista, oferecendo um espaço como um verdadeiro pátio em meio à agitada Avenida Paulista, com muita sofisticação, conforto e tranquilidade, no ambiente repleto de flores e opções de descanso. E o Shopping não pára. A terceira fase da expansão já foi anunciada. Com R$ 120 milhões de investimentos, o projeto inclui novos 14 mil m² de Área Bruta Locável (ABL), e ainda cinco novos pisos, teatro com 500 lugares, espaço para implantação de 70 novas operações e mais 500 vagas de estacionamento. A expectativa é que o fluxo cresça 25% com a nova ala.Proximo a bancos ,próximo ao Museu do Masp O Museu de Arte de São Paulo é um museu privado sem fins lucrativos, fundado em 1947 pelo empresário e mecenas Assis Chateaubriand (1892-1968), tornando-se o primeiro museu moderno no país. Chateaubriand convidou o crítico e marchand italiano Pietro Maria Bardi (1900-1999) para dirigir o MASP, e Lina Bo Bardi (1914-1992) para desenvolver o projeto arquitetônico e expográfico. Mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul, hoje a coleção do MASP reúne mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas. Primeiramente instalado na rua 7 de Abril, no centro da cidade, em 1968 o museu foi transferido para a atual sede na avenida Paulista, icônico projeto de Lina Bo Bardi, que se tornou um marco na história da arquitetura do século 20. Com base no uso do vidro e do concreto, Lina Bo Bardi concilia em sua arquitetura as superfícies ásperas e sem acabamentos com leveza, transparência e suspensão. A esplanada sob o edifício, conhecida como “vão livre”, foi pensada como uma praça para uso da população. A radicalidade da arquiteta também se faz presente nos cavaletes de cristal, criados para expor a coleção no segundo andar do edifício. Ao retirar as obras das paredes, os cavaletes questionam o tradicional modelo de museu europeu, no qual o espectador é levado a seguir uma narrativa linear sugerida pela ordem e disposição das obras nas salas. No espaço amplo da pinacoteca do MASP, a expografia suspensa e transparente permite ao público um convívio mais próximo com o acervo uma vez que ele pode escolher o seu percurso entre as obras, contorná-las e visualizar o seu verso. Além da mostra de longa duração de seu Acervo em transformação na pinacoteca do museu, realiza-se ao longo do ano uma ampla programação de exposições coletivas e individuais que se articulam em torno de eixos temáticos: as histórias da sexualidade (2017), as histórias afroatlânticas (2018), as histórias feministas/histórias das mulheres (2019). É importante levar em consideração o termo plural “histórias” que aponta para histórias múltiplas, diversas e polifônicas, histórias abertas, inconstantes e em processo, histórias em fragmentos e em camadas, histórias não totalizantes nem definitivas. “Histórias”, em português, afinal, abarca tanto a ficção quanto a não ficção, as narrativas pessoais e políticas, privadas e públicas, micro e macro. Toda essa aproximação reflete a nova missão do museu, estabelecida em 2017: “O MASP, museu diverso, inclusivo e plural, tem a missão de estabelecer, de maneira crítica e criativa, diálogos entre passado e presente, culturas e territórios, a partir das artes visuais. Para tanto, deve ampliar, preservar, pesquisar e difundir seu acervo, bem como promover o encontro entre públicos e arte por meio de experiências transformadoras e acolhedoras”. O calendário de exposições é complementado pelos programas públicos desenvolvidos pelo núcleo de mediação e inclui seminários internacionais, palestras realizadas mensalmente no primeiro sábado de cada mês, o programa MASP professores, oficinas, cursos no MASP escola e programação de filmes e vídeos. Para ampliar e perenizar a discussão em torno de toda essa programação, o museu edita uma série de publicações incluindo catálogos das exposições, dos acervos, e antologias dos seminários e palestras, bem como de projetos especiais como restauros de obras. NOSSA MISSÃO O MASP, Museu diverso, inclusivo e plural, tem a missão de estabelecer, de maneira crítica e criativa, diálogos entre passado e presente, culturas e territórios, a partir das artes visuais. Para tanto, deve ampliar, preservar, pesquisar e difundir seu acervo, bem como promover o encontro entre públicos e arte por meio de experiências transformadoras e acolhedoras. Próximo ao Fiesp naugurou no Centro Cultural Fiesp a exposição “Era uma vez o moderno” em comemoração ao centenário do modernismo marcado pela Semana de Arte Moderna de 1922. No entanto, estão expostos diários, cartas, manuscritos, fotos e obras dos artistas e intelectuais que fizeram parte do movimento entre 1910 e 1944. Assim, as cerca de 300 peças buscam contar a história do modernismo através da expressão dos seus personagens. Dessa forma, a exposição tem como destaque obras e documentos de artistas como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Manuel Bandeira, Cícero Dias, Di Cavalcanti, Osvaldo Goeldi, Ismael Néry, Guilherme de Almeida e Gilberto Freire, por exemplo. Alguns destes, aliás, se transformaram em dramatizações interpretadas por atores e que se transformaram em vídeos. Dessa forma, o visitante pode ver o artista em cenas e momentos marcantes da época. No entanto, para além da sua produção, a exposição conduz o visitante a compreender essas figuras de maneira mais real, mais humana. “Era uma vez o moderno” é fruto de uma parceria entre o Centro Cultural Fiesp (CCF) e o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), da Universidade de São Paulo (USP). Além disso, a curadoria ficou por conta do pesquisador e professor do IEB Luiz Armando Bagolin e do historiador Fabrício Reiner. Assim, foi possível organizar a maior exposição sobre o modernismo do mundo! A visitação é gratuita e vai até dia 29 de maio de 2022. Serviço da exposição “Era uma vez o moderno” Visitação: de 10 de dezembro de 2021 a 29 de maio de 2022. Funcionamento: de quarta a sexta, de 12h às 20h; e sábado e domingo, de 11h às 20h. Endereço: Avenida Paulista, 1313 (em frente ao Metrô Trianon-Masp) .Próximo ao parque Ibirapuera é um parque metropolitano e ícone na cidade de São Paulo. O nome Ibirapuera significa “árvore apodrecida” em tupi-guarani e vem de uma aldeia indígena que ocupava a região do Parque quando a área era alagadiça com solo de várzea. Na luta contra a umidade, Manuel Lopes de Oliveira, um funcionário da Prefeitura na década de 1920 começou a plantar árvores na região. Hoje temos dentro do Parque um viveiro que leva seu nome, Viveiro Manequinho Lopes, local aberto à visitação pública e que abriga uma diversidade de plantas e orquídeas.São Paulo - SPMaravilhosa sala para locação e venda do conjunto na Av Paulista, – Conjunto com 510m2 contendo recepção, área de convivência, 1 auditório com capacidade para 80 pessoas, 4 salas amplas para reuniões e 6 salas de escritórios, almoxarifado, copa, 3 banheiros e sala para TI (conforme fotos anexas e vídeo nos links abaixo). 8 vagas de garagem Valor Locação – R$ 48.000,00 Valor Atual do Condomínio – R$ 12.314,60 Valor do IPTU para 2021 – R$ 10.106,08 Também podemos pensar em venda do conjunto por R$ 9.000.000,00.Próximo ao shopping Patio Paulista Shopping Pátio Paulista Shopping Centers, Utilidades Públicas Comentários desativados Shopping Pátio Paulista Shopping Pátio Paulista Inaugurado no dia 13 de novembro de 1989, o Shopping Pátio Paulista conta com localização privilegiada, no bairro da Bela Vista, junto ao principal centro financeiro da cidade de São Paulo. Localizado na Rua Treze de Maio e com acesso também pela Rua Maestro Cardim, bem próximo à Avenida Paulista, o empreendimento é composto por 234 lojas distribuídas em cinco pisos, com 78.105,05 m² de área construída. Possui hoje sete salas de cinema da Rede Cinemark (duas 3D) e duas da Playarte, e mais três pisos de estacionamento. O mall conta ainda com um espaço com variadas opções de serviços como loja de cópias, lotérica, oficina de costura e sapatos, loja de câmbio, podologia e salões de beleza. Com um fluxo de mais de um milhão e meio de pessoas por mês, oferece um mix diversificado de moda, serviços e lazer. Desde sua expansão em 2007, quando agregou o nome Pátio, o empreendimento vem fazendo importantes mudanças. Em novembro daquele ano, foi entregue a primeira fase do projeto de revitalização, que contou com ampliação da área de lojas, a instalação de âncoras, a reforma do piso Treze de Maio, além da nova fachada neoclássica, onde se destaca o exclusivo e imponente relógio de cinco metros de diâmetro, fabricado em Boston, nos Estados Unidos. Além disso, passou a disponibilizar para as clientes os banheiros VIPs femininos – refinados para atendê-las com a elegância que merecem. Grandes marcas também chegaram para marcar o reposicionamento do Shopping de se firmar ainda mais como um centro de compras com opções de lojas para um público mais exigente como Fast Shop, Saraiva MegaStore, marcas internacionais, Zara, M.A.C, L’Occitane em Provence, A2You, Calvin Klein Jeans, Sephora, além de megalojas como a Brooksfield e Camicado Houseware. As mudanças foram fundamentais para marcar o início de um conceito. Na segunda parte do projeto de expansão, os demais pisos foram reformados, apresentando mais opções de lojas e lazer aos clientes. O Shopping começou a oferecer os novos lounges, modernos espaços compostos por sofás, futtons e poltronas; a Biblioteca, ambiente acolhedor que visa ser mais uma opção de descanso; e ainda arranjos de flores passaram a decorar o mall com estilo e sofisticação. Finalizada em julho de 2009, a segunda fase apresentou ainda o novo piso Jardins com as modernas salas de cinema multiplex Cinemark, sendo uma com exibição em 3D e os novos restaurantes: The Fifties, Jig’s e o japonês Hiro. Em 2010, o Pátio Paulista reformulou sua Praça De Alimentação. O novo design do espaço, assinado pelo arquiteto Maurício Nóbrega, conta com decoração mais leve, layout mais intimista e novo paisagismo. No mesmo ano, inaugurou ainda novos ambientes para oferecer mais conforto no atendimento dos clientes: Pátio do Cliente – nova central de atendimento ao público, que passa atender agora em um espaço mais moderno e aconchegante – e o Pátio VIP – o novo espaço no estacionamento VIP, que oferece uma confortável sala de espera com ar condicionado e poltronas. Em 2011, inaugurou o novo espaço para o atendimento das famílias, o Pátio Petit, que oferece sanitários (ambos com cabines infantil e adulta), fraldário com diversos trocadores, sala de amamentação com poltronas e micro-ondas, e empréstimos de carrinhos. E passou a oferecer mais uma opção gastronômica no piso Jardins – o novo restaurante Floriano. Hoje, além de um grande centro de compras, o Shopping faz jus ao nome Pátio Paulista, oferecendo um espaço como um verdadeiro pátio em meio à agitada Avenida Paulista, com muita sofisticação, conforto e tranquilidade, no ambiente repleto de flores e opções de descanso. E o Shopping não pára. A terceira fase da expansão já foi anunciada. Com R$ 120 milhões de investimentos, o projeto inclui novos 14 mil m² de Área Bruta Locável (ABL), e ainda cinco novos pisos, teatro com 500 lugares, espaço para implantação de 70 novas operações e mais 500 vagas de estacionamento. A expectativa é que o fluxo cresça 25% com a nova ala.Proximo a bancos ,próximo ao Museu do Masp O Museu de Arte de São Paulo é um museu privado sem fins lucrativos, fundado em 1947 pelo empresário e mecenas Assis Chateaubriand (1892-1968), tornando-se o primeiro museu moderno no país. Chateaubriand convidou o crítico e marchand italiano Pietro Maria Bardi (1900-1999) para dirigir o MASP, e Lina Bo Bardi (1914-1992) para desenvolver o projeto arquitetônico e expográfico. Mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul, hoje a coleção do MASP reúne mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas. Primeiramente instalado na rua 7 de Abril, no centro da cidade, em 1968 o museu foi transferido para a atual sede na avenida Paulista, icônico projeto de Lina Bo Bardi, que se tornou um marco na história da arquitetura do século 20. Com base no uso do vidro e do concreto, Lina Bo Bardi concilia em sua arquitetura as superfícies ásperas e sem acabamentos com leveza, transparência e suspensão. A esplanada sob o edifício, conhecida como “vão livre”, foi pensada como uma praça para uso da população. A radicalidade da arquiteta também se faz presente nos cavaletes de cristal, criados para expor a coleção no segundo andar do edifício. Ao retirar as obras das paredes, os cavaletes questionam o tradicional modelo de museu europeu, no qual o espectador é levado a seguir uma narrativa linear sugerida pela ordem e disposição das obras nas salas. No espaço amplo da pinacoteca do MASP, a expografia suspensa e transparente permite ao público um convívio mais próximo com o acervo uma vez que ele pode escolher o seu percurso entre as obras, contorná-las e visualizar o seu verso. Além da mostra de longa duração de seu Acervo em transformação na pinacoteca do museu, realiza-se ao longo do ano uma ampla programação de exposições coletivas e individuais que se articulam em torno de eixos temáticos: as histórias da sexualidade (2017), as histórias afroatlânticas (2018), as histórias feministas/histórias das mulheres (2019). É importante levar em consideração o termo plural “histórias” que aponta para histórias múltiplas, diversas e polifônicas, histórias abertas, inconstantes e em processo, histórias em fragmentos e em camadas, histórias não totalizantes nem definitivas. “Histórias”, em português, afinal, abarca tanto a ficção quanto a não ficção, as narrativas pessoais e políticas, privadas e públicas, micro e macro. Toda essa aproximação reflete a nova missão do museu, estabelecida em 2017: “O MASP, museu diverso, inclusivo e plural, tem a missão de estabelecer, de maneira crítica e criativa, diálogos entre passado e presente, culturas e territórios, a partir das artes visuais. Para tanto, deve ampliar, preservar, pesquisar e difundir seu acervo, bem como promover o encontro entre públicos e arte por meio de experiências transformadoras e acolhedoras”. O calendário de exposições é complementado pelos programas públicos desenvolvidos pelo núcleo de mediação e inclui seminários internacionais, palestras realizadas mensalmente no primeiro sábado de cada mês, o programa MASP professores, oficinas, cursos no MASP escola e programação de filmes e vídeos. Para ampliar e perenizar a discussão em torno de toda essa programação, o museu edita uma série de publicações incluindo catálogos das exposições, dos acervos, e antologias dos seminários e palestras, bem como de projetos especiais como restauros de obras. NOSSA MISSÃO O MASP, Museu diverso, inclusivo e plural, tem a missão de estabelecer, de maneira crítica e criativa, diálogos entre passado e presente, culturas e territórios, a partir das artes visuais. Para tanto, deve ampliar, preservar, pesquisar e difundir seu acervo, bem como promover o encontro entre públicos e arte por meio de experiências transformadoras e acolhedoras. Próximo ao Fiesp naugurou no Centro Cultural Fiesp a exposição “Era uma vez o moderno” em comemoração ao centenário do modernismo marcado pela Semana de Arte Moderna de 1922. No entanto, estão expostos diários, cartas, manuscritos, fotos e obras dos artistas e intelectuais que fizeram parte do movimento entre 1910 e 1944. Assim, as cerca de 300 peças buscam contar a história do modernismo através da expressão dos seus personagens. Dessa forma, a exposição tem como destaque obras e documentos de artistas como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Manuel Bandeira, Cícero Dias, Di Cavalcanti, Osvaldo Goeldi, Ismael Néry, Guilherme de Almeida e Gilberto Freire, por exemplo. Alguns destes, aliás, se transformaram em dramatizações interpretadas por atores e que se transformaram em vídeos. Dessa forma, o visitante pode ver o artista em cenas e momentos marcantes da época. No entanto, para além da sua produção, a exposição conduz o visitante a compreender essas figuras de maneira mais real, mais humana. “Era uma vez o moderno” é fruto de uma parceria entre o Centro Cultural Fiesp (CCF) e o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), da Universidade de São Paulo (USP). Além disso, a curadoria ficou por conta do pesquisador e professor do IEB Luiz Armando Bagolin e do historiador Fabrício Reiner. Assim, foi possível organizar a maior exposição sobre o modernismo do mundo! A visitação é gratuita e vai até dia 29 de maio de 2022. Serviço da exposição “Era uma vez o moderno” Visitação: de 10 de dezembro de 2021 a 29 de maio de 2022. Funcionamento: de quarta a sexta, de 12h às 20h; e sábado e domingo, de 11h às 20h. Endereço: Avenida Paulista, 1313 (em frente ao Metrô Trianon-Masp) .Próximo ao parque Ibirapuera é um parque metropolitano e ícone na cidade de São Paulo. O nome Ibirapuera significa “árvore apodrecida” em tupi-guarani e vem de uma aldeia indígena que ocupava a região do Parque quando a área era alagadiça com solo de várzea. Na luta contra a umidade, Manuel Lopes de Oliveira, um funcionário da Prefeitura na década de 1920 começou a plantar árvores na região. Hoje temos dentro do Parque um viveiro que leva seu nome, Viveiro Manequinho Lopes, local aberto à visitação pública e que abriga uma diversidade de plantas e orquídeas.
Rua Antônio Dias da Silva, 673 - Vila Amália (Zona Norte)MARAVILHOSO GALPÃO PARA EMPRESA, PRÉDIO COMERCIAL COM 4 ANDARES SENDO, TÉRREO COM 200M DE GARAGEM, PÉ DIREITO DE 6M DE ALTURA, COM BANHEIRO,, COM ENÉRGIA TRIFÁSICA, E VAGA PARA VÁRIOS CAMINHÕES E CARROS. MEZANINO: COM 150M DE ÁREA E PÉ DIREITO DE 3M. 2 ANDAR COM 200M DE DEPÓSITOE PÉ DIREITO COM 3M. 3 ANDAR COM 200M, COM SALA DE REUNIÃO, SALA DE TREINAMENTO,SACADA, COZINHA, AREA DE SERVIÇO,3 BANHEIROS SENDO FEMININO E MASCULINO,SALA DE SERVIDOR, ALMOXERIFADO,PISO ELEVADO,EM TODO ANDAR,AR CONDICIONADO, RECEPÇÃO, FINISSÍMO ACABAMENTO EM PORCELANATO, SANCAS, E CARPETES,PRÓXIMO AOS CENTROS COMERCIAIS, SHOPPINGS, MERCADOS, BANCOS, CORREIOS,E ÔNIBUS PARA VÁRIAS REGIÕES,PRÓXIMO AO AMA\UBS A Prefeitura inaugurou nesta sexta-feira , a unidade de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Jardim Peri, na Cachoeirinha, Zona Norte da cidade. Esta é a 18ª AMA em funcionamento no município e a primeira instalada na região em que estão os distritos beneficiados Casa Verde, Cachoeirinha e Limão, com uma população de mais de 313 mil pessoas. “O fato de estar junto de uma Unidade Básica de Saúde, alivia a UBS, permitindo que a UBS se dedique aos procedimentos preventivos e faça o seu trabalho de rotina melhor. Essa AMA deve ajudar a aliviar também o atendimento nos hospitais públicos dessa região, o Vila Nova Cachoeirinha e o Mandaqui”, disse o prefeito. A unidade Jardim Peri foi implantada, após ampla reforma pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no mesmo endereço da Unidade Básica de Saúde Jardim Peri, localizada no número 914 da avenida Peri Ronchetti. Será gerida em parceria com a Fundação Zerbini e está preparada para atender a aproximadamente 165 usuários por dia, ou cerca de 4.200 atendimentos por mês. Como na maioria das AMAs, o serviço funcionará das 7 às 19 horas, de segunda a sábado, inclusive nos feriados. A Assistência Médica Ambulatorial da Cachoeirinha será referência para seis unidades básicas de saúde convencionais, três UBSs mistas e duas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) da região. A AMA Jardim Peri conta, ao todo, com cinco clínicos gerais, quatro médicos pediatras, três ginecologistas/obstetras, seis enfermeiros, 10 auxiliares de enfermagem, seis técnicos de Rx e cinco auxiliares técnicos administrativos. A parte física inclui recepção, cinco consultórios, sala de emergência, sala de observação (infantil), sala de observação (adulto), sala de inalação, sala de medicação, sala de RX, copa e dois banheiros. A Prefeitura é responsável pelo gerenciamento da unidade e por insumos, e a Fundação Zerbini pelo gerenciamento de RH. “A maioria dos profissionais que irão trabalhar aqui mora ou no Jardim Peri ou na Zona Norte, e isso na área da saúde é crucial porque desestimula o absenteísmo, que é o principal problema da saúde pública em São Paulo”, avaliou o prefeito. As AMAs atendem a casos de baixa complexidade médica, que as Unidades Básicas de Saúde não têm condições de atender, mas que também não precisam ser encaminhados a hospitais. Elas funcionam como serviço complementar de atendimento à saúde, dando apoio aos postos. As AMAs, que não exigem marcação prévia de consultas, têm atendido, principalmente, a pacientes com febre, problemas respiratórios, ferimentos e fraturas leves. PRÓXIMO AO ANDORINHA HIPER CENTER Nossa história é antiga, mas nossos princípios são os mesmos! Muito amor para dar e vender. Tudo começou com o Sr. Thomaz Gouveia Netto. Filho de Thomaz Gouveia Filho que chegou ao Brasil em 1929, num povoado situado a Noroeste do estado de São Paulo. Aaah, depois disso muita coisa aconteceu. Gouveia filho, casou-se e 5 teve filhos. Sendo o segundo deles e primeiro homem, o grande Thomaz Gouveia Netto. Thomaz Gouveia Netto foi quem levou o sobrenome da família adiante; seu primeiro comércio contava com tecidos, zíperes, botões e semelhantes. Mas, havia muito sonho ainda para ser realizado. Sr Thomaz, casou-se e teve os seus filhos. A família foi crescendo, e os objetivos também. Por isso, a família Gouveia mudou-se para São Paulo e foi aí que começaram a levantar os tijolinhos para construir o amado Hiper Center Andorinha que no inicio era só uma portinha. O Sr. THOMAZ faleceu no ano de 1993,deixando um legado que eternizou-se. O Andorinha transformou-se em um Hiper Center gigante, com muitos colaboradores, clientes, e ofertas todos os dias. O legado de não explorar e ajudar o próximo ficou e a portinha tornou-se grandes portões, FÁCIL ACESSO A MARRGINAL TIETÊ ,FÁCIL ACESSO AO AEROPORTO DE CONGONHAS,PRÓXIMO AO MATRO TUCURUVI é a estação terminal no sentido norte da Linha 1–Azul do Metrô de São Paulo. Foi inaugurada em 29 de abril de 1998,[1] tendo feito parte do plano de expansão norte da Linha 1. Até 1965, em local muito próximo, funcionava a Estação Tucuruvi do lendário Tramway da Cantareira, desativada naquele ano.[4] História O então governador Mário Covas posando ao lado do projeto original da estação Tucuruvi durante visita ao canteiro de obras, 1995. O projeto original previa um shopping center e um terminal de ônibus intermunicipal. Região da Estação Tucuruvi em 2008. Quatro anos depois o gramado visto na imagem daria lugar ao shopping anexo à estação. O projeto da Estação Tucuruvi surgiu em 1978, durante a primeira atualização do plano HMD (originalmente contratado pelo Metrô em 1968), após receber os dados da pesquisa origem–destino de 1977.[5] Apesar da definição da diretriz de expansão para Tucuruvi, suas obras foram contratadas apenas em 1986, não sem antes serem alvo de duas controvérsias. A primeira delas deu-se em razão de o Metrô escolher uma área na Avenida Dr. Antonio Maria de Laet. Em carta ao jornal Folha de S.Paulo, um morador da região realizou uma série de indagações, entre as quais que o local proposto pelo Metrô para a futura Estação Tucuruvi era de difícil acesso aos moradores do lado sul da avenida, e propôs a construção da estação na Avenida Tucuruvi. Em resposta, o presidente do Metrô, Walter Bernardes Mory, alegou que a estação no lugar proposto pelo cidadão traria um custo maior (com equipamentos de ventilação especiais, escadas rolantes e elevadores) e exigiria uma grande profundidade.[6] A segunda controvérsia foi levantada pelo advogado e candidato a deputado federal pelo PTB Marco Antonio Perez Alves, que publicou um anúncio de um quarto de página na Folha denunciando um suposto esquema de direcionamento de licitação de obras (realizadas em setembro de 1986) para determinadas empresas. No caso da Estação Tucuruvi, a obra seria direcionada para a construtora CBPO.[7] De fato, o resultado da licitação foi a vitória da CBPO, embora a denúncia de direcionamento não tenha suscitado reação das autoridades.[8] As obras da estação foram iniciadas, de fato, em maio de 1988, com previsão de abertura em 1990. No entanto, o Estado vivia o início de uma crise econômica que culminaria mais tarde na intervenção do Banespa e em um alto endividamento do Metrô com o BNDES.[9][10] Dessa forma, as obras foram paralisadas e retomadas diversas vezes, até ser paralisadas em meados de 1994 (quando foi novamente prevista a inauguração da estação) e retomadas em 1996 (por meio de uma concessão das receitas das bilheterias da estação aos construtores durante quinze anos, que financiou a construção das estações),[11] com a inauguração em 29 de abril de 1998. Para comemorar a volta dos trilhos ao Tucuruvi, removidos em 1965, durante a desativação do Tramway da Cantareira, o Governo do Estado contratou um show da banda Demônios da Garoa.[12][13] Shopping Desde a desapropriação das áreas para as obras da estação, em 1986, o Metrô previa a implantação de um grande terminal de ônibus intermunicipal para atender os moradores da Zona Norte de São Paulo e de Guarulhos. Suas obras foram adiadas para 2002, até ser canceladas. No lugar do terminal, o Metrô optou por construir um shopping center (Shopping Metrô Tucuruvi), com um pequeno terminal linear de ônibus, para ampliar suas receitas não-tarifárias.[14][15] Localização Monumento Ogô, do artista Tatti Moreno, em aço, resina de polietileno, tinta epóxi com as dimensões: 7,00m x 3,30m, instalada na Estação Tucuruvi. É a última estação da Linha 1–Azul em seu sentido norte, sendo que, após a mesma, existe um terminal de manobras e estacionamento de trens. Localiza-se na Avenida Doutor Antonio Maria Laet, 100[1], no distrito do Tucuruvi, na Zona Norte. Características Trata-se de uma estação semienterrada, com plataformas laterais revestidas por persianas horizontais amarelas que permitem a entrada natural de ar e luz em seu interior.[1] Possui duas saídas: uma para a Avenida Doutor Antonio Maria Laet e outra na direção sul, junto a uma escadaria para os usuários que desejam acessar a Rua Paranabi e a Avenida Tucuruvi. Possui estrutura em concreto aparente, bloqueios eletrônicos e acesso para pessoas portadoras de deficiência física. Tem 8 630 m² de área construída e sua capacidade é de trinta mil passageiros por hora, no horário de pico.[1] Demanda média da estação A média de entrada de passageiros nessa estação em 2013 foi de 65 mil passageiros por dia útil, ficando entre as cinco mais movimentadas da Linha 1.[2] Obras de arte "Ogô" (escultura), Tatti Moreno, modelação em formas de madeira, estrutura inteira em aço (1999), aço, resina de polietileno, tinta epóxi (7,00 m x 3,30 m - 800 kg), instalada no jardim externo.[16] "Semente" (escultura), Renato Brunello, talha (1999), mármore branco (1,70 x 1,35 x 0,40 m - 1500 kg), instalada no mezanino.[16] Tabela Sigla Estação Inauguração Capacidade Integração Plataformas Posição Notas TUC Tucuruvi 29 de abril de 1998 30 mil passageiros hora/pico Bilhete Único da SPTrans Laterais Semienterrada Estação com estrutura de concreto aparente Precedido por - Linha 1–Azul do Metrô Tucuruvi Sucedido por Parada Inglesa Distância: 992 metros Linha Terminais Inauguração Comprimento (km) Estações Duração das viagens (min) Funcionamento (*) 1 Azul Tucuruvi ↔ Jabaquara 14 de setembro de 1974 20,2 23 47 Diariamente, das 4h40 à 0h32; sábados até a 1 hora de domingo Referências Metrô de São Paulo. «Estação Tucuruvi». Consultado em 21 de fevereiro de 2015 Metrô de São Paulo (2013). «Informações sobre a demanda». Consultado em 21 de fevereiro de 2015 Alexandre Seixas e Renato Anelli (janeiro de 2008). «Arquitetura, cidade e transportes». Revista AU, edição 166. Consultado em 8 de fevereiro de 2019 guias.jht@gmail.com, Informações:. «Metrô Estação Tucuruvi - São Paulo, SP». www.saopauloaqui.com.br. Consultado em 26 de maio de 2019 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO (1979). Leste-Oeste: em busca de uma solução integrada. [S.l.]: Companhia do Metropolitano de São Paulo. 203 páginas Folha Emergência (10 de abril de 1986). «Leitor diz que projeto do metrô para a linha norte contém falhas». Folha de S.Paulo, Ano 66, edição 20826,Seção Cidades, página 30. Consultado em 27 de março de 2019 Marco Antonio Pérez Alves (16 de setembro de 1986). «Anúncio publicitário». Folha de S.Paulo, Ano 66, edição 20985,Seção Negócios, página 27. Consultado em 27 de março de 2019 Prefeitura de São Paulo (7 de março de 1989). «Finanças-Departamento Municipal de Rendas Mobiliárias-Impostos sobre serviços-Despachos» (PDF). Diário Oficial do estado de São Paulo, Município, página 8. Consultado em 27 de março de 2019 «Sem verba, Metrô diz que vai começar obras». Folha de S.Paulo, Ano 68, edição 21596, página. 19 de maio de 1988. Consultado em 27 de março de 2019 «Governo apressa metrô na Paulista em prejuízo de linha na periferia». Folha de S.Paulo, Ano 70, edição 22304, Caderno Cidades, página C1. 27 de abril de 1990. Consultado em 27 de março de 2019 Fabio Schivartche (29 de abril de 1998). «Metrô de SP sai do buraco para crescer». Folha Online. Consultado em 27 de março de 2019 «Moradora pergunta por obras». Folha de S.Paulo, ano 74, edição 23900, Caderno São Paulo, seção A cidade é Sua, página 3-2. 9 de setembro de 1994. Consultado em 27 de março de 2019 Consórcio construtor das estações Jardim São Paulo, Parada Inglesa e Tucuruvi (29 de abril de 1998). «Informe publicitário». Folha de S.Paulo, ano 78, edição 25228, Caderno São Paulo, página 7. Consultado em 27 de março de 2019 Nathália Duarte (18 de abril de 2013). «Shopping Tucuruvi abre sem cinema e com obras de trânsito incompletas». G1-SP. Consultado em 27 de março de 2019 Rodrigo Russo (24 de agosto de 2016). «Metrô de SP aposta em shoppings nas estações para ampliar receita». Folha de S. Paulo. Consultado em 27 de março de 2019 «Roteiro de Arte do Metrô de São Paulo» Ligações externas Site oficial do Metrô de São Paulo Lista de pontos de interesse da Estação TucuruvSão Paulo - SPMARAVILHOSO GALPÃO PARA EMPRESA, PRÉDIO COMERCIAL COM 4 ANDARES SENDO, TÉRREO COM 200M DE GARAGEM, PÉ DIREITO DE 6M DE ALTURA, COM BANHEIRO,, COM ENÉRGIA TRIFÁSICA, E VAGA PARA VÁRIOS CAMINHÕES E CARROS. MEZANINO: COM 150M DE ÁREA E PÉ DIREITO DE 3M. 2 ANDAR COM 200M DE DEPÓSITOE PÉ DIREITO COM 3M. 3 ANDAR COM 200M, COM SALA DE REUNIÃO, SALA DE TREINAMENTO,SACADA, COZINHA, AREA DE SERVIÇO,3 BANHEIROS SENDO FEMININO E MASCULINO,SALA DE SERVIDOR, ALMOXERIFADO,PISO ELEVADO,EM TODO ANDAR,AR CONDICIONADO, RECEPÇÃO, FINISSÍMO ACABAMENTO EM PORCELANATO, SANCAS, E CARPETES,PRÓXIMO AOS CENTROS COMERCIAIS, SHOPPINGS, MERCADOS, BANCOS, CORREIOS,E ÔNIBUS PARA VÁRIAS REGIÕES,PRÓXIMO AO AMA\UBS A Prefeitura inaugurou nesta sexta-feira , a unidade de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Jardim Peri, na Cachoeirinha, Zona Norte da cidade. Esta é a 18ª AMA em funcionamento no município e a primeira instalada na região em que estão os distritos beneficiados Casa Verde, Cachoeirinha e Limão, com uma população de mais de 313 mil pessoas. “O fato de estar junto de uma Unidade Básica de Saúde, alivia a UBS, permitindo que a UBS se dedique aos procedimentos preventivos e faça o seu trabalho de rotina melhor. Essa AMA deve ajudar a aliviar também o atendimento nos hospitais públicos dessa região, o Vila Nova Cachoeirinha e o Mandaqui”, disse o prefeito. A unidade Jardim Peri foi implantada, após ampla reforma pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no mesmo endereço da Unidade Básica de Saúde Jardim Peri, localizada no número 914 da avenida Peri Ronchetti. Será gerida em parceria com a Fundação Zerbini e está preparada para atender a aproximadamente 165 usuários por dia, ou cerca de 4.200 atendimentos por mês. Como na maioria das AMAs, o serviço funcionará das 7 às 19 horas, de segunda a sábado, inclusive nos feriados. A Assistência Médica Ambulatorial da Cachoeirinha será referência para seis unidades básicas de saúde convencionais, três UBSs mistas e duas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) da região. A AMA Jardim Peri conta, ao todo, com cinco clínicos gerais, quatro médicos pediatras, três ginecologistas/obstetras, seis enfermeiros, 10 auxiliares de enfermagem, seis técnicos de Rx e cinco auxiliares técnicos administrativos. A parte física inclui recepção, cinco consultórios, sala de emergência, sala de observação (infantil), sala de observação (adulto), sala de inalação, sala de medicação, sala de RX, copa e dois banheiros. A Prefeitura é responsável pelo gerenciamento da unidade e por insumos, e a Fundação Zerbini pelo gerenciamento de RH. “A maioria dos profissionais que irão trabalhar aqui mora ou no Jardim Peri ou na Zona Norte, e isso na área da saúde é crucial porque desestimula o absenteísmo, que é o principal problema da saúde pública em São Paulo”, avaliou o prefeito. As AMAs atendem a casos de baixa complexidade médica, que as Unidades Básicas de Saúde não têm condições de atender, mas que também não precisam ser encaminhados a hospitais. Elas funcionam como serviço complementar de atendimento à saúde, dando apoio aos postos. As AMAs, que não exigem marcação prévia de consultas, têm atendido, principalmente, a pacientes com febre, problemas respiratórios, ferimentos e fraturas leves. PRÓXIMO AO ANDORINHA HIPER CENTER Nossa história é antiga, mas nossos princípios são os mesmos! Muito amor para dar e vender. Tudo começou com o Sr. Thomaz Gouveia Netto. Filho de Thomaz Gouveia Filho que chegou ao Brasil em 1929, num povoado situado a Noroeste do estado de São Paulo. Aaah, depois disso muita coisa aconteceu. Gouveia filho, casou-se e 5 teve filhos. Sendo o segundo deles e primeiro homem, o grande Thomaz Gouveia Netto. Thomaz Gouveia Netto foi quem levou o sobrenome da família adiante; seu primeiro comércio contava com tecidos, zíperes, botões e semelhantes. Mas, havia muito sonho ainda para ser realizado. Sr Thomaz, casou-se e teve os seus filhos. A família foi crescendo, e os objetivos também. Por isso, a família Gouveia mudou-se para São Paulo e foi aí que começaram a levantar os tijolinhos para construir o amado Hiper Center Andorinha que no inicio era só uma portinha. O Sr. THOMAZ faleceu no ano de 1993,deixando um legado que eternizou-se. O Andorinha transformou-se em um Hiper Center gigante, com muitos colaboradores, clientes, e ofertas todos os dias. O legado de não explorar e ajudar o próximo ficou e a portinha tornou-se grandes portões, FÁCIL ACESSO A MARRGINAL TIETÊ ,FÁCIL ACESSO AO AEROPORTO DE CONGONHAS,PRÓXIMO AO MATRO TUCURUVI é a estação terminal no sentido norte da Linha 1–Azul do Metrô de São Paulo. Foi inaugurada em 29 de abril de 1998,[1] tendo feito parte do plano de expansão norte da Linha 1. Até 1965, em local muito próximo, funcionava a Estação Tucuruvi do lendário Tramway da Cantareira, desativada naquele ano.[4] História O então governador Mário Covas posando ao lado do projeto original da estação Tucuruvi durante visita ao canteiro de obras, 1995. O projeto original previa um shopping center e um terminal de ônibus intermunicipal. Região da Estação Tucuruvi em 2008. Quatro anos depois o gramado visto na imagem daria lugar ao shopping anexo à estação. O projeto da Estação Tucuruvi surgiu em 1978, durante a primeira atualização do plano HMD (originalmente contratado pelo Metrô em 1968), após receber os dados da pesquisa origem–destino de 1977.[5] Apesar da definição da diretriz de expansão para Tucuruvi, suas obras foram contratadas apenas em 1986, não sem antes serem alvo de duas controvérsias. A primeira delas deu-se em razão de o Metrô escolher uma área na Avenida Dr. Antonio Maria de Laet. Em carta ao jornal Folha de S.Paulo, um morador da região realizou uma série de indagações, entre as quais que o local proposto pelo Metrô para a futura Estação Tucuruvi era de difícil acesso aos moradores do lado sul da avenida, e propôs a construção da estação na Avenida Tucuruvi. Em resposta, o presidente do Metrô, Walter Bernardes Mory, alegou que a estação no lugar proposto pelo cidadão traria um custo maior (com equipamentos de ventilação especiais, escadas rolantes e elevadores) e exigiria uma grande profundidade.[6] A segunda controvérsia foi levantada pelo advogado e candidato a deputado federal pelo PTB Marco Antonio Perez Alves, que publicou um anúncio de um quarto de página na Folha denunciando um suposto esquema de direcionamento de licitação de obras (realizadas em setembro de 1986) para determinadas empresas. No caso da Estação Tucuruvi, a obra seria direcionada para a construtora CBPO.[7] De fato, o resultado da licitação foi a vitória da CBPO, embora a denúncia de direcionamento não tenha suscitado reação das autoridades.[8] As obras da estação foram iniciadas, de fato, em maio de 1988, com previsão de abertura em 1990. No entanto, o Estado vivia o início de uma crise econômica que culminaria mais tarde na intervenção do Banespa e em um alto endividamento do Metrô com o BNDES.[9][10] Dessa forma, as obras foram paralisadas e retomadas diversas vezes, até ser paralisadas em meados de 1994 (quando foi novamente prevista a inauguração da estação) e retomadas em 1996 (por meio de uma concessão das receitas das bilheterias da estação aos construtores durante quinze anos, que financiou a construção das estações),[11] com a inauguração em 29 de abril de 1998. Para comemorar a volta dos trilhos ao Tucuruvi, removidos em 1965, durante a desativação do Tramway da Cantareira, o Governo do Estado contratou um show da banda Demônios da Garoa.[12][13] Shopping Desde a desapropriação das áreas para as obras da estação, em 1986, o Metrô previa a implantação de um grande terminal de ônibus intermunicipal para atender os moradores da Zona Norte de São Paulo e de Guarulhos. Suas obras foram adiadas para 2002, até ser canceladas. No lugar do terminal, o Metrô optou por construir um shopping center (Shopping Metrô Tucuruvi), com um pequeno terminal linear de ônibus, para ampliar suas receitas não-tarifárias.[14][15] Localização Monumento Ogô, do artista Tatti Moreno, em aço, resina de polietileno, tinta epóxi com as dimensões: 7,00m x 3,30m, instalada na Estação Tucuruvi. É a última estação da Linha 1–Azul em seu sentido norte, sendo que, após a mesma, existe um terminal de manobras e estacionamento de trens. Localiza-se na Avenida Doutor Antonio Maria Laet, 100[1], no distrito do Tucuruvi, na Zona Norte. Características Trata-se de uma estação semienterrada, com plataformas laterais revestidas por persianas horizontais amarelas que permitem a entrada natural de ar e luz em seu interior.[1] Possui duas saídas: uma para a Avenida Doutor Antonio Maria Laet e outra na direção sul, junto a uma escadaria para os usuários que desejam acessar a Rua Paranabi e a Avenida Tucuruvi. Possui estrutura em concreto aparente, bloqueios eletrônicos e acesso para pessoas portadoras de deficiência física. Tem 8 630 m² de área construída e sua capacidade é de trinta mil passageiros por hora, no horário de pico.[1] Demanda média da estação A média de entrada de passageiros nessa estação em 2013 foi de 65 mil passageiros por dia útil, ficando entre as cinco mais movimentadas da Linha 1.[2] Obras de arte "Ogô" (escultura), Tatti Moreno, modelação em formas de madeira, estrutura inteira em aço (1999), aço, resina de polietileno, tinta epóxi (7,00 m x 3,30 m - 800 kg), instalada no jardim externo.[16] "Semente" (escultura), Renato Brunello, talha (1999), mármore branco (1,70 x 1,35 x 0,40 m - 1500 kg), instalada no mezanino.[16] Tabela Sigla Estação Inauguração Capacidade Integração Plataformas Posição Notas TUC Tucuruvi 29 de abril de 1998 30 mil passageiros hora/pico Bilhete Único da SPTrans Laterais Semienterrada Estação com estrutura de concreto aparente Precedido por - Linha 1–Azul do Metrô Tucuruvi Sucedido por Parada Inglesa Distância: 992 metros Linha Terminais Inauguração Comprimento (km) Estações Duração das viagens (min) Funcionamento (*) 1 Azul Tucuruvi ↔ Jabaquara 14 de setembro de 1974 20,2 23 47 Diariamente, das 4h40 à 0h32; sábados até a 1 hora de domingo Referências Metrô de São Paulo. «Estação Tucuruvi». Consultado em 21 de fevereiro de 2015 Metrô de São Paulo (2013). «Informações sobre a demanda». Consultado em 21 de fevereiro de 2015 Alexandre Seixas e Renato Anelli (janeiro de 2008). «Arquitetura, cidade e transportes». Revista AU, edição 166. Consultado em 8 de fevereiro de 2019 guias.jht@gmail.com, Informações:. «Metrô Estação Tucuruvi - São Paulo, SP». www.saopauloaqui.com.br. Consultado em 26 de maio de 2019 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO (1979). Leste-Oeste: em busca de uma solução integrada. [S.l.]: Companhia do Metropolitano de São Paulo. 203 páginas Folha Emergência (10 de abril de 1986). «Leitor diz que projeto do metrô para a linha norte contém falhas». Folha de S.Paulo, Ano 66, edição 20826,Seção Cidades, página 30. Consultado em 27 de março de 2019 Marco Antonio Pérez Alves (16 de setembro de 1986). «Anúncio publicitário». Folha de S.Paulo, Ano 66, edição 20985,Seção Negócios, página 27. Consultado em 27 de março de 2019 Prefeitura de São Paulo (7 de março de 1989). «Finanças-Departamento Municipal de Rendas Mobiliárias-Impostos sobre serviços-Despachos» (PDF). Diário Oficial do estado de São Paulo, Município, página 8. Consultado em 27 de março de 2019 «Sem verba, Metrô diz que vai começar obras». Folha de S.Paulo, Ano 68, edição 21596, página. 19 de maio de 1988. Consultado em 27 de março de 2019 «Governo apressa metrô na Paulista em prejuízo de linha na periferia». Folha de S.Paulo, Ano 70, edição 22304, Caderno Cidades, página C1. 27 de abril de 1990. Consultado em 27 de março de 2019 Fabio Schivartche (29 de abril de 1998). «Metrô de SP sai do buraco para crescer». Folha Online. Consultado em 27 de março de 2019 «Moradora pergunta por obras». Folha de S.Paulo, ano 74, edição 23900, Caderno São Paulo, seção A cidade é Sua, página 3-2. 9 de setembro de 1994. 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