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Rua Jacareí, 32 - Cidade ParquelandiaMaravilhosa casa CONDOMINIO ARUÃ ,porteira fechada. Só mudar e desfrutar do melhor Condomínio do Alto Tíete em meio a natureza na Serra de Itapeti em Mogi das Cruzes Casa com 03 dormitórios, 04 banheitros e conta com garagem para 04 carros Ar condicionado, e para desfrutar dos dias quentes uma linda piscina com área gourmet São os pontos mais próximos do imóvel em um raio de 2 km. Escola Municipal Professor Ruy Ferreira Guimarães 23 mins - 1.761 metros Escola Municipal Ruy Ferreira Guimarães, Prof. 23 mins - 1.787 metros Escola Municipal Professor Hélio dos Santos Neves 25 mins - 1.921 metrosMogi das Cruzes - SPMaravilhosa casa CONDOMINIO ARUÃ ,porteira fechada. Só mudar e desfrutar do melhor Condomínio do Alto Tíete em meio a natureza na Serra de Itapeti em Mogi das Cruzes Casa com 03 dormitórios, 04 banheitros e conta com garagem para 04 carros Ar condicionado, e para desfrutar dos dias quentes uma linda piscina com área gourmet São os pontos mais próximos do imóvel em um raio de 2 km. Escola Municipal Professor Ruy Ferreira Guimarães 23 mins - 1.761 metros Escola Municipal Ruy Ferreira Guimarães, Prof. 23 mins - 1.787 metros Escola Municipal Professor Hélio dos Santos Neves 25 mins - 1.921 metros
Rua Itapeva (Aruã), 91 - Cidade ParquelandiaSOBRADO MARAVILHOSO COM 300M² DE ÁREA TOTAL,E 263M² DE ÁREA UTILCOM 3 SUÍTES COM CLOUSET,5 BANHEIROS,LAVABO,SALA DE TV,SALA DE ESTAR,SALA DE JANTARCOZINHA ESPAÇOSA COM MÓVEIS PLANEJADOS,ÁREA GOURMET COM PISCINA ,GARAGEM COBERTA PARA DOIS CARROS,Composto por 70% de reserva natural, o condomínio Aruã Ecopark Lagos, proporciona aos seus moradores todas as facilidades dos grandes centros urbanos, combinadas com uma saudável e prazerosa vida na vegetação nativa, possui área de lazer completa com: Pista de cooper, Campo de futebol com grama sintética, 2 quadras de tênis, campo de voolei de areia, 2 quadras de futebol, 3 playground, 2 academias ar livre, academia principal com professores altamente qualificados equipamentos modernos, trilha com cachoeira, 2 lagos de pesca esportiva. Ainda conta com câmeras de vigilância em todo os pontos estratégicos do condomínio, com guaritas e rondas automotivas periódicas, central de monitoramento com cabine blindada e gerador de energia. Sem dúvida esse é o local ideal para que pretende residir em Mogi das Cruzes, sem perder a qualidade de vida e ainda estar a 40 min de São Paulo Capital, 25 min do Aeroporto Internacional de Guarulhos Um dos principais HUBs da América Latina, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, foi inaugurado em 20 de janeiro de 1985. Em 1989, iniciou a operação da segunda pista, com 3,7 mil metros de extensão. Quatro anos mais tarde, em 1993, concluiu a primeira expansão com a abertura do Terminal 2. Em 2001, passou a ser chamado de Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos - Governador André Franco Montoro. No ano de 2004, foi concluída a modernização da torre de controle. Já em 2012, foi inaugurado o Terminal 4, hoje chamado de Terminal 1. E em 6 de fevereiro do mesmo ano foi concedido à iniciativa privada. O consórcio formado pelas empresas Invepar e ACSA (Airports Company South Africa) foi anunciado como vencedor do leilão de concessão. O contrato foi assinado em junho de 2012 por um período de 20 anos, formando a Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., que responde por 51% da participação acionária, e se soma aos 49% da estatal Infraero. Durante o período de transferência operacional, em 15 de novembro de 2012, o aeroporto ganhou uma nova marca: GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo. Em 2014, inaugurou o moderno Terminal 3, com 192 mil metros quadrados, construído em tempo recorde: 1 ano e 9 meses de obra. Em novembro de 2015, os terminais foram renumerados e os antigos terminais 1 e 2 foram unificados, tornando-se o atual terminal 2 e o antigo terminal 4 o atual terminal 1, melhorando a lógica de organização dos terminais e facilitando o deslocamento dos usuários no GRU Airport. Destinos internacionais a partir do GRU Airport GRU AIRPORT EM NÚMEROS ILS (Instrument Landing System): Categoria III-A Horas de operação: 24 horas em todos os terminais Área total do aeroporto (cerca patrimonial): 11.905.056,52 m2 Área total do aeroporto (cerca operacional): 5.883.000 m2 Área total de pátio: 975.513,18 m2 Pistas de pouso / decolagem: 301.500 m² - 10R/28L com 3.000 m x 45 m e 10L/28R com 3.700 m x 45 m, homologada para operação de aeronaves de Código F (A380) Taxiways: 485.632,1 m² Slots disponíveis por hora: 60 Posições de estacionamento para aeronaves: 115 posições (considerando o mix de aeronaves possível, conforme a declaração de capacidade); Pontes de embarque: 51 Tipos de aeronave: Códigos A, B, C, D, E e F (incluindo 747-800 e A380) Coordenação das posições: ATA level 2 Airport Balcões de check-in: 320 e mais 48 balcões de recheck-in; Terminal 1: 34 Terminal 2: 186 Terminal 3: 100 Portões de embarque: 95 Terminal 1: 11 Terminal 2: oeste 29/ leste 23/ total 52 Terminal 3: 32 Confira as prinicipais entregas do GRU Airport, desde que assumiu a administração do aeroporto em fevereiro de 2013. Fevereiro/2013Maio/2013Julho/2013Agosto/2013Outubro/2013Março/2014Abril/2014Maio/2014Maio/2014Junho/2014Fevereiro/2015Junho/2015Agosto/2015Outubro/2015Outubro/2015Novembro/2015Dezembro/2015Janeiro/2016 Panther GRU Airport recebeu seu primeiro Panther, caminhão de combate a incêndios, utilizado nos maiores aeroportos do mundo. Fomos o primeiro aeroporto no Brasil a importar um Panther. Em abril de 2014 recebemos o segundo caminhão 6x6, reforçando ainda mais nossa cultura de segurança. e 50 min de Bertioga Litoral Norte – SP.Mogi das Cruzes - SPSOBRADO MARAVILHOSO COM 300M² DE ÁREA TOTAL,E 263M² DE ÁREA UTILCOM 3 SUÍTES COM CLOUSET,5 BANHEIROS,LAVABO,SALA DE TV,SALA DE ESTAR,SALA DE JANTARCOZINHA ESPAÇOSA COM MÓVEIS PLANEJADOS,ÁREA GOURMET COM PISCINA ,GARAGEM COBERTA PARA DOIS CARROS,Composto por 70% de reserva natural, o condomínio Aruã Ecopark Lagos, proporciona aos seus moradores todas as facilidades dos grandes centros urbanos, combinadas com uma saudável e prazerosa vida na vegetação nativa, possui área de lazer completa com: Pista de cooper, Campo de futebol com grama sintética, 2 quadras de tênis, campo de voolei de areia, 2 quadras de futebol, 3 playground, 2 academias ar livre, academia principal com professores altamente qualificados equipamentos modernos, trilha com cachoeira, 2 lagos de pesca esportiva. Ainda conta com câmeras de vigilância em todo os pontos estratégicos do condomínio, com guaritas e rondas automotivas periódicas, central de monitoramento com cabine blindada e gerador de energia. Sem dúvida esse é o local ideal para que pretende residir em Mogi das Cruzes, sem perder a qualidade de vida e ainda estar a 40 min de São Paulo Capital, 25 min do Aeroporto Internacional de Guarulhos Um dos principais HUBs da América Latina, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, foi inaugurado em 20 de janeiro de 1985. Em 1989, iniciou a operação da segunda pista, com 3,7 mil metros de extensão. Quatro anos mais tarde, em 1993, concluiu a primeira expansão com a abertura do Terminal 2. Em 2001, passou a ser chamado de Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos - Governador André Franco Montoro. No ano de 2004, foi concluída a modernização da torre de controle. Já em 2012, foi inaugurado o Terminal 4, hoje chamado de Terminal 1. E em 6 de fevereiro do mesmo ano foi concedido à iniciativa privada. O consórcio formado pelas empresas Invepar e ACSA (Airports Company South Africa) foi anunciado como vencedor do leilão de concessão. O contrato foi assinado em junho de 2012 por um período de 20 anos, formando a Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., que responde por 51% da participação acionária, e se soma aos 49% da estatal Infraero. Durante o período de transferência operacional, em 15 de novembro de 2012, o aeroporto ganhou uma nova marca: GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo. Em 2014, inaugurou o moderno Terminal 3, com 192 mil metros quadrados, construído em tempo recorde: 1 ano e 9 meses de obra. Em novembro de 2015, os terminais foram renumerados e os antigos terminais 1 e 2 foram unificados, tornando-se o atual terminal 2 e o antigo terminal 4 o atual terminal 1, melhorando a lógica de organização dos terminais e facilitando o deslocamento dos usuários no GRU Airport. Destinos internacionais a partir do GRU Airport GRU AIRPORT EM NÚMEROS ILS (Instrument Landing System): Categoria III-A Horas de operação: 24 horas em todos os terminais Área total do aeroporto (cerca patrimonial): 11.905.056,52 m2 Área total do aeroporto (cerca operacional): 5.883.000 m2 Área total de pátio: 975.513,18 m2 Pistas de pouso / decolagem: 301.500 m² - 10R/28L com 3.000 m x 45 m e 10L/28R com 3.700 m x 45 m, homologada para operação de aeronaves de Código F (A380) Taxiways: 485.632,1 m² Slots disponíveis por hora: 60 Posições de estacionamento para aeronaves: 115 posições (considerando o mix de aeronaves possível, conforme a declaração de capacidade); Pontes de embarque: 51 Tipos de aeronave: Códigos A, B, C, D, E e F (incluindo 747-800 e A380) Coordenação das posições: ATA level 2 Airport Balcões de check-in: 320 e mais 48 balcões de recheck-in; Terminal 1: 34 Terminal 2: 186 Terminal 3: 100 Portões de embarque: 95 Terminal 1: 11 Terminal 2: oeste 29/ leste 23/ total 52 Terminal 3: 32 Confira as prinicipais entregas do GRU Airport, desde que assumiu a administração do aeroporto em fevereiro de 2013. Fevereiro/2013Maio/2013Julho/2013Agosto/2013Outubro/2013Março/2014Abril/2014Maio/2014Maio/2014Junho/2014Fevereiro/2015Junho/2015Agosto/2015Outubro/2015Outubro/2015Novembro/2015Dezembro/2015Janeiro/2016 Panther GRU Airport recebeu seu primeiro Panther, caminhão de combate a incêndios, utilizado nos maiores aeroportos do mundo. Fomos o primeiro aeroporto no Brasil a importar um Panther. Em abril de 2014 recebemos o segundo caminhão 6x6, reforçando ainda mais nossa cultura de segurança. e 50 min de Bertioga Litoral Norte – SP.
Rua Ezidio Antônio Ferreira, 201 - Jardim São BernardinoCasa Suzano: Vende se ou troca esse imóvel com outro de menor valor ou de valor igual, podendo ser em Jabaquara, Diadema, Interlagos, Mogi das cruzes, Poá, São Paulo, capital e litoral e podendo ser também chácaras em Guararema e Mogi, de valor igual ou menor. O sobrado tem 6 de frente por 27 de fundo e área construída de 315 metros já escriturado e registrado contendo 03-Dormitórios, 05-Banheiro 04-Vaga de garagem coberta com portão automático 02-Salas uma social e outra de estar 01-Lavanderia com quarto de bagunça 01-Cozinha com copa planejadas 02-Varandas 01-Closet 01-Salao de festa com churrasqueira, fogão a lenha e forno 01-Piscina aquecida já com deck, e com vários móveis planejados com sancas, lustres e acabamento em porcelanato com. Granito e travestino casa com muitos vidros nas janelas e com jardim e os quartos com carpete de madeira tudo muito bem-acabado. História do Município de Suzano: Suzano é um município brasileiro do estado de São Paulo, localizado na Região Metropolitana de São Paulo e Alto Tietê. É formado pela sede e pelos distritos de Boa Vista Paulista e Palmeiras de São Paulo.[6][7] A emancipação política do município de Suzano ocorreu em no final da década de 1940, e desde então destaca-se na Região Metropolitana de São Paulo por ser um polo industrial, especialmente do setor químico. Quando se tornou município, Suzano já abrigava 563 indústrias e 5.274 empresas;[8] juntando a isso o fato de ter um setor comercial diversificado, com centros comerciais nos distritos de Boa Vista e Palmeiras, além do Centro - que possui um shopping inclusive -, o município estava, em 2009, entre os vinte que mais arrecadam Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - (ICMS), no estado de São Paulo. O crescimento industrial de Suzano foi impulsionado no passado em razão de possuir locais disponíveis para a instalação de empresas e por ter acesso a rodovias que levam ao interior e litoral do estado. Diretamente por Suzano, passam as rodovias Índio Tibiriçá, Rodoanel e Henrique Eroles. Suzano tem acesso direto à Rodovia Ayrton Senna, Rodovia Anchieta e acesso indireto á Mogi-Dutra e consequentemente a própria Dutra. Destaca-se ainda em Suzano a produção agrícola e de flores, além do esporte. Suzano recebeu por toda a sua história influência da cultura japonesa, tendo recebido várias famílias do Japão no movimento migratório do começo do século. Hoje essas famílias fazem parte da economia e política de Suzano. Atualmente os principais problemas enfrentados pelo município são decorrentes da explosão populacional que ocorreu em Suzano e em toda a Grande São Paulo.Suzano - SPCasa Suzano: Vende se ou troca esse imóvel com outro de menor valor ou de valor igual, podendo ser em Jabaquara, Diadema, Interlagos, Mogi das cruzes, Poá, São Paulo, capital e litoral e podendo ser também chácaras em Guararema e Mogi, de valor igual ou menor. O sobrado tem 6 de frente por 27 de fundo e área construída de 315 metros já escriturado e registrado contendo 03-Dormitórios, 05-Banheiro 04-Vaga de garagem coberta com portão automático 02-Salas uma social e outra de estar 01-Lavanderia com quarto de bagunça 01-Cozinha com copa planejadas 02-Varandas 01-Closet 01-Salao de festa com churrasqueira, fogão a lenha e forno 01-Piscina aquecida já com deck, e com vários móveis planejados com sancas, lustres e acabamento em porcelanato com. Granito e travestino casa com muitos vidros nas janelas e com jardim e os quartos com carpete de madeira tudo muito bem-acabado. História do Município de Suzano: Suzano é um município brasileiro do estado de São Paulo, localizado na Região Metropolitana de São Paulo e Alto Tietê. É formado pela sede e pelos distritos de Boa Vista Paulista e Palmeiras de São Paulo.[6][7] A emancipação política do município de Suzano ocorreu em no final da década de 1940, e desde então destaca-se na Região Metropolitana de São Paulo por ser um polo industrial, especialmente do setor químico. Quando se tornou município, Suzano já abrigava 563 indústrias e 5.274 empresas;[8] juntando a isso o fato de ter um setor comercial diversificado, com centros comerciais nos distritos de Boa Vista e Palmeiras, além do Centro - que possui um shopping inclusive -, o município estava, em 2009, entre os vinte que mais arrecadam Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - (ICMS), no estado de São Paulo. O crescimento industrial de Suzano foi impulsionado no passado em razão de possuir locais disponíveis para a instalação de empresas e por ter acesso a rodovias que levam ao interior e litoral do estado. Diretamente por Suzano, passam as rodovias Índio Tibiriçá, Rodoanel e Henrique Eroles. Suzano tem acesso direto à Rodovia Ayrton Senna, Rodovia Anchieta e acesso indireto á Mogi-Dutra e consequentemente a própria Dutra. Destaca-se ainda em Suzano a produção agrícola e de flores, além do esporte. Suzano recebeu por toda a sua história influência da cultura japonesa, tendo recebido várias famílias do Japão no movimento migratório do começo do século. Hoje essas famílias fazem parte da economia e política de Suzano. Atualmente os principais problemas enfrentados pelo município são decorrentes da explosão populacional que ocorreu em Suzano e em toda a Grande São Paulo.
Avenida Dona Áurea Martins dos Anjos, 876 - JundiapebaApartamento no Spazio Malibu em Jundiapeba - Mogi das Cruzes - SP Excelente oportunidade apartamento 2 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, 1 vaga; Com planejados na cozinha. Está impecável e lindo, pintura nova. Próximo a estação, ponto de ônibus, farmácia, mercado, posto de gasolina, saúde, e dentre outros comércios; Condomínio Malibu em Mogi das Cruzes, em avenida principal ao lado do GCM O condomínio possui área de lazer com playground, salão de festas, churrasqueira, quadra poliesportiva, salão de jogos, portaria e segurança 24 horas Localizado entre Suzano e Mogi, em um bairro que está em expansão demográfica e comercial, várias linhas de ônibus, estação de trem, escolas, creches, postos de saúde, hospital; Distância para o Centro de Mogi das Cruzes: 8 km (Via Governador Adhemar de Barros); Distância para Suzano: 7,50 km (Via Rodovia Henrique Eroles); Distância para Poá: 11,5 km (Via Avenida Brasil e Rodovia Henrique Eroles); Distância para Ferraz de Vasconcelos: 13 km (Via Rodovia Henrique Eroles); Distância para Itaquaquecetuba: 15 km (Via Rodovia Henrique Eroles); Distância para São Paulo: 64 km (Via Rodovia Ayrton Senna); Distância para Santos: 90,5 km (Via BR-050 e Rodovia Índio Tibiriçá);.PRÓXIMO DO O PARQUE CENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA, TAMBÉM CONHECIDO APENAS COMO PARQUE CENTENÁRIO, É UM PARQUE LOCALIZADO EM MOGI DAS CRUZES, BRASIL. FOI INAUGURADO EM 28 DE JUNHO DE 2008 EM COMEMORAÇÃO AOS CEM ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA PARA O BRASIL.[1] [2] COM 215 MIL METROS DE ÁREA, O PARQUE CONTA COM QUATRO LAGOS COM PONTES FLUTUANTES E UM MUSEU QUE RETRATA DA HISTÓRIA DE IMIGRANTES JAPONESES, COM VÁRIOS OBJETOS DOS IMIGRANTES DOADOS AO MUSEU. O PARQUE ESTÁ INSERIDO NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA VÁRZEA DO RIO TIETÊ. É ADMINISTRADO PELA PREFEITURA DE MOGI DAS CRUZES.[3] O AMBIENTE E A ARQUITETURA DO PARQUE É INSPIRADO NA CULTURA JAPONESA, COMO O TORII, UM PORTÃO ASSOCIADO COM TEMPLOS XINTOÍSTAS, PARTE DA CULTURA JAPONESA.[2] O PARQUE TAMBÉM CONTA QUADRAS ESPORTIVAS, PISTA PARA CAMINHADA, TRILHAS, PLAYGROUND, QUIOSQUES, LANCHONETE, SANITÁRIOS, CHURRASQUEIRAS E TORNEIRAS. HISTÓRIA A ÁREA ONDE SE ENCONTRA O PARQUE FOI DURANTE A DÉCADA DE 70 UMA IMPORTANTE MINA DE EXTRAÇÃO DE AREIA, EXPLORADA PELA EMPRESA DE MINERAÇÃO LOPES, ATRAVÉS DO DESMONTE HIDRÁULICO. COM O ESGOTAMENTO DA MATÉRIA, O LENÇOL FREÁTICO AFLOROU, CRIANDO OS GRANDES LAGOS.[2] O PROJETO DO PARQUE COMEÇOU EM MARÇO DE 2007, SUCEDENDO EM ANGARIAR FUNDOS PÚBLICOS E PRIVADO PARA A CONSTRUÇÃO DO PARQUE. UMA VERBA DE R$780 MIL FOI LIBERADA PELO MINISTÉRIO DO TURISMO, SENDO QUE A PREFEITURA FOI A RESPONSÁVEL EM ARCAR COM MATERIAL E MÃO-DE-OBRAFÁCIL ACESSO A AVENIDA PRESIDENTE DUTRA-SP A SP-88 É FORMADA POR TRÊS DISTINTAS RODOVIAS: "MOGI-DUTRA", "MOGI-SALESÓPOLIS" E "ESTRADA DAS PITAS", POSSUINDO UMA EXTENSÃO TOTAL DE 97 QUILÔMETROS. SEU TRAJETO INICIA-SE NO ENTRONCAMENTO COM A RODOVIA PRESIDENTE DUTRA (BR-116), NO MUNICÍPIO DE ARUJÁ. O TRECHO ENTRE ARUJÁ E MOGI DAS CRUZES É CONHECIDO COMO "RODOVIA MOGI-DUTRA" (RODOVIA PEDRO EROLES), POSSUINDO AINDA UM ENTRONCAMENTO COM A RODOVIA AYRTON SENNA (SP-70). O TRECHO ENTRE ARUJÁ E A RODOVIA AYRTON SENNA DE OITO QUILÔMETROS POSSUI PISTA SIMPLES, COM UMA FAIXA DE ROLAMENTO EM CADA SENTIDO, POSSUINDO ALGUNS PONTOS COM TERCEIRA FAIXA. HÁ A PREVISÃO DE DUPLICAÇÃO NESTE TRECHO, MAS ISSO SERÁ REALIZADO DEPOIS QUE OCORRER A PRIVATIZAÇÃO DA RODOVIA. HÁ TAMBÉM A INTENÇÃO DE SE COLOCAR UMA PRAÇA DE PEDÁGIO NA ALTURA DO QUILÔMETRO 43 DA RODOVIA.[1] JÁ O TRECHO ENTRE A RODOVIA AYRTON SENNA E O MUNICÍPIO DE MOGI DAS CRUZES FOI DUPLICADO E MODERNIZADO EM 2004, POSSUINDO DUAS OU TRÊS FAIXAS DE ROLAMENTO EM CADA SENTIDO. ESTE TRECHO DUPLICADO CRUZA A SERRA DO ITAPETI, POSSUINDO 14 VIADUTOS NUM TRECHO DE 10 QUILÔMETROS, O MAIOR DELES COM CERCA DE UM QUILÔMETRO DE EXTENSÃO, NA SUBIDA DA SERRA. A RODOVIA MOGI-DUTRA TERMINA NO ENTRONCAMENTO COM O ANEL VIÁRIO DE MOGI DAS CRUZES. NO TRECHO URBANO DE MOGI DAS CRUZES A SP-88 NÃO POSSUI UM TRAÇADO DETERMINADO COMEÇANDO NA "AVENIDA MIGUEL GEMMA", NO BAIRRO DO SOCORRO, ONDE INICIA-SE A "RODOVIA MOGI-SALESÓPOLIS", LIGANDO OS MUNICÍPIOS DE MOGI DAS CRUZES, BIRITIBA MIRIM E SALESÓPOLIS, TODAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. NA SAÍDA DE MOGI DAS CRUZES HÁ UM TRECHO DUPLICADO DE CERCA DE 8 QUILÔMETROS. ENTRE MOGI DAS CRUZES E BIRITIBA MIRIM O TRAÇADO CRUZA O CINTURÃO VERDE, ÁREA NA VÁRZEA DO RIO TIETÊ QUE É RESPONSÁVEL POR 60% DA PRODUÇÃO DE HORTIFRUTIGRANJEIROS DO EIXO RIO-SÃO PAULO, SENDO TAMBÉM A MAIOR PRODUTORA NO PAÍS NESTE RAMO. LOGO APÓS O TRECHO URBANO DE BIRITIBA MIRIM, PRÓXIMO À PONTE SOBRE O RIO TIETÊ, HÁ UMA INTERSEÇÃO COM A RODOVIA SP-92, MAIS CONHECIDA COMO ESTRADA DE CASA GRANDE, QUE SERVE A BAIRROS RURAIS DE BIRITIBA MIRIM E AO SISTEMA PRODUTOR RIO CLARO DA SABESP. A RODOVIA PERCORRE TAMBÉM AS MARGENS DO LAGO DO RESERVATÓRIO DE PARAITINGA, INTEGRANTE DO SISTEMA PRODUTOR DO ALTO TIETÊ, RESPONSÁVEL PELO ABASTECIMENTO DE PARTE DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. SEU TRAÇADO É DOMINADO POR RETAS ENTRE MOGI DAS CRUZES E BIRITIBA MIRIM E POR CURVAS, ACLIVES E DECLIVES SUAVES ENTRE BIRITIBA MIRIM E SALESÓPOLIS, COM PISTA SIMPLES E UMA FAIXA DE ROLAMENTO EM CADA SENTIDO. POSSUI UM TRECHO RECONSTRUÍDO EM 2004, DEVIDO AO ALAGAMENTO DO ANTIGO TRAÇADO PELO RESERVATÓRIO ACIMA MENCIONADO. NO INÍCIO DO TRECHO URBANO DE SALESÓPOLIS, HÁ UMA INTERSECÇÃO COM A "RODOVIA NILO MÁXIMO" (SP-77), COM ACESSO ÀS CIDADES DE SANTA BRANCA E JACAREÍ. JÁ O TRECHO COMPREENDIDO ENTRE SALESÓPOLIS E O ENTRONCAMENTO COM A RODOVIA DOS TAMOIOS (SP-99) É POPULARMENTE CONHECIDO POR "ESTRADA DAS PITAS", CORTANDO OS MUNICÍPIOS DE SALESÓPOLIS E PARAIBUNA. NESTA RODOVIA FICA O ACESSO AO PARQUE NASCENTES DO TIETÊ, ONDE SE LOCALIZADA A NASCENTE DO RIO TIETÊ, QUE CORTA DO ESTADO DE SÃO PAULO. SEU TRAÇADO É SINUOSÍSSIMO, COM INÚMERAS CURVAS E TRECHOS COM A ACLIVIDADES/DECLIVIDADE BASTANTE ACENTUADOS, POSSUINDO POUCAS RETAS, INCLUINDO AINDA UM TRECHO DE SERRA. ESTE TRECHO É UTILIZADO PRINCIPALMENTE PARA O ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO DAS FAZENDAS DE EUCALIPTO, QUE OCUPAM A MAIOR PARTE DA REGIÃO POR ONDE PASSA A ESTRADA DAS PITAS. PRÓXIMO À SALESÓPOLIS HÁ UM ENTRONCAMENTO COM A "ESTRADA DA PETROBRÁS", OU FUTURA ESTRADA DO SOL QUE LIGA A SP-88 À "RODOVIA RIO-SANTOS" (BR-101/SP-55), NO BAIRRO DO PORTO NOVO EM CARAGUATATUBA, EM UM TRAJETO BEM ACIDENTADO, MAS COM BELAS PAISAGENS, SEM QUALQUER TIPO DE PAVIMENTAÇÃO, QUE ACOMPANHA O OLEODUTO QUE ALI PASSA. O TRECHO DA SP-88 COMPREENDIDO ENTRE MOGI DAS CRUZES E A RODOVIA DOS TAMOIOS, DE CERCA DE 80 QUILÔMETROS, RECEBEU MELHORIAS ENTRE 2008 E 2010, COM O RECAPEAMENTO DE TODA A SUA EXTENSÃO, CONSTRUÇÃO DE TERCEIRA-FAIXA EM VÁRIOS TRECHOS, IMPLANTAÇÃO DE PARADAS DE EMERGÊNCIA, NOVOS SISTEMAS DE DRENAGEM, OBRAS DE CONTENÇÃO DE ENCOSTAS E A DUPLICAÇÃO DE UM TRECHO DE 5 KM ENTRE MOGI DAS CRUZES E O DISTRITO DE COCUERA. DENOMINAÇÕES TRECHO DA SP-88 (MOGI-DUTRA) QUE CRUZA A SERRA DO ITAPETI, EM MOGI DAS CRUZES A SP-88 É ADMINISTRADA EM QUASE TODA A SUA EXTENSÃO PELO DER-SP, EXCETO NOS PERÍMETROS URBANOS DE MOGI DAS CRUZES E SALESÓPOLIS, ONDE É ADMINISTRADA PELAS PREFEITURA LOCAIS. A RODOVIA PEDRO EROLES É MAIS CONHECIDA COMO "MOGI-DUTRA", E A RODOVIA ALFREDO ROLIM DE MOURA TAMBÉM É CONHECIDA COMO "AVENIDA MIGUEL GEMMA" E "MOGI-SALESÓPOLIS" (ENTRE MOGI DAS CRUZES E SALESÓPOLIS) E "ESTRADA DAS PITAS" (ENTRE SALESÓPOLIS E RODOVIA DOS TAMOIOS). A RODOVIA RECEBE AS SEGUINTES DENOMINAÇÕES OFICIAIS EM SEU TRAJETO: NOME: PEDRO EROLES, RODOVIA DE - ATÉ: RODOVIA PRESIDENTE DUTRA (EM ARUJÁ NO KM 32) - MOGI DAS CRUZES (NO KM 51) NOME: ALFREDO ROLIM DE MOURA, PROFESSOR, RODOVIA DE : MOGI DAS CRUZES (NO KM 57,4) ATÉ- RODOVIA DOS TAMOIOS (SP-99) (NO KM 135Mogi das Cruzes - SPApartamento no Spazio Malibu em Jundiapeba - Mogi das Cruzes - SP Excelente oportunidade apartamento 2 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, 1 vaga; Com planejados na cozinha. Está impecável e lindo, pintura nova. Próximo a estação, ponto de ônibus, farmácia, mercado, posto de gasolina, saúde, e dentre outros comércios; Condomínio Malibu em Mogi das Cruzes, em avenida principal ao lado do GCM O condomínio possui área de lazer com playground, salão de festas, churrasqueira, quadra poliesportiva, salão de jogos, portaria e segurança 24 horas Localizado entre Suzano e Mogi, em um bairro que está em expansão demográfica e comercial, várias linhas de ônibus, estação de trem, escolas, creches, postos de saúde, hospital; Distância para o Centro de Mogi das Cruzes: 8 km (Via Governador Adhemar de Barros); Distância para Suzano: 7,50 km (Via Rodovia Henrique Eroles); Distância para Poá: 11,5 km (Via Avenida Brasil e Rodovia Henrique Eroles); Distância para Ferraz de Vasconcelos: 13 km (Via Rodovia Henrique Eroles); Distância para Itaquaquecetuba: 15 km (Via Rodovia Henrique Eroles); Distância para São Paulo: 64 km (Via Rodovia Ayrton Senna); Distância para Santos: 90,5 km (Via BR-050 e Rodovia Índio Tibiriçá);.PRÓXIMO DO O PARQUE CENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA, TAMBÉM CONHECIDO APENAS COMO PARQUE CENTENÁRIO, É UM PARQUE LOCALIZADO EM MOGI DAS CRUZES, BRASIL. FOI INAUGURADO EM 28 DE JUNHO DE 2008 EM COMEMORAÇÃO AOS CEM ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA PARA O BRASIL.[1] [2] COM 215 MIL METROS DE ÁREA, O PARQUE CONTA COM QUATRO LAGOS COM PONTES FLUTUANTES E UM MUSEU QUE RETRATA DA HISTÓRIA DE IMIGRANTES JAPONESES, COM VÁRIOS OBJETOS DOS IMIGRANTES DOADOS AO MUSEU. O PARQUE ESTÁ INSERIDO NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA VÁRZEA DO RIO TIETÊ. É ADMINISTRADO PELA PREFEITURA DE MOGI DAS CRUZES.[3] O AMBIENTE E A ARQUITETURA DO PARQUE É INSPIRADO NA CULTURA JAPONESA, COMO O TORII, UM PORTÃO ASSOCIADO COM TEMPLOS XINTOÍSTAS, PARTE DA CULTURA JAPONESA.[2] O PARQUE TAMBÉM CONTA QUADRAS ESPORTIVAS, PISTA PARA CAMINHADA, TRILHAS, PLAYGROUND, QUIOSQUES, LANCHONETE, SANITÁRIOS, CHURRASQUEIRAS E TORNEIRAS. HISTÓRIA A ÁREA ONDE SE ENCONTRA O PARQUE FOI DURANTE A DÉCADA DE 70 UMA IMPORTANTE MINA DE EXTRAÇÃO DE AREIA, EXPLORADA PELA EMPRESA DE MINERAÇÃO LOPES, ATRAVÉS DO DESMONTE HIDRÁULICO. COM O ESGOTAMENTO DA MATÉRIA, O LENÇOL FREÁTICO AFLOROU, CRIANDO OS GRANDES LAGOS.[2] O PROJETO DO PARQUE COMEÇOU EM MARÇO DE 2007, SUCEDENDO EM ANGARIAR FUNDOS PÚBLICOS E PRIVADO PARA A CONSTRUÇÃO DO PARQUE. UMA VERBA DE R$780 MIL FOI LIBERADA PELO MINISTÉRIO DO TURISMO, SENDO QUE A PREFEITURA FOI A RESPONSÁVEL EM ARCAR COM MATERIAL E MÃO-DE-OBRAFÁCIL ACESSO A AVENIDA PRESIDENTE DUTRA-SP A SP-88 É FORMADA POR TRÊS DISTINTAS RODOVIAS: "MOGI-DUTRA", "MOGI-SALESÓPOLIS" E "ESTRADA DAS PITAS", POSSUINDO UMA EXTENSÃO TOTAL DE 97 QUILÔMETROS. SEU TRAJETO INICIA-SE NO ENTRONCAMENTO COM A RODOVIA PRESIDENTE DUTRA (BR-116), NO MUNICÍPIO DE ARUJÁ. O TRECHO ENTRE ARUJÁ E MOGI DAS CRUZES É CONHECIDO COMO "RODOVIA MOGI-DUTRA" (RODOVIA PEDRO EROLES), POSSUINDO AINDA UM ENTRONCAMENTO COM A RODOVIA AYRTON SENNA (SP-70). O TRECHO ENTRE ARUJÁ E A RODOVIA AYRTON SENNA DE OITO QUILÔMETROS POSSUI PISTA SIMPLES, COM UMA FAIXA DE ROLAMENTO EM CADA SENTIDO, POSSUINDO ALGUNS PONTOS COM TERCEIRA FAIXA. HÁ A PREVISÃO DE DUPLICAÇÃO NESTE TRECHO, MAS ISSO SERÁ REALIZADO DEPOIS QUE OCORRER A PRIVATIZAÇÃO DA RODOVIA. HÁ TAMBÉM A INTENÇÃO DE SE COLOCAR UMA PRAÇA DE PEDÁGIO NA ALTURA DO QUILÔMETRO 43 DA RODOVIA.[1] JÁ O TRECHO ENTRE A RODOVIA AYRTON SENNA E O MUNICÍPIO DE MOGI DAS CRUZES FOI DUPLICADO E MODERNIZADO EM 2004, POSSUINDO DUAS OU TRÊS FAIXAS DE ROLAMENTO EM CADA SENTIDO. ESTE TRECHO DUPLICADO CRUZA A SERRA DO ITAPETI, POSSUINDO 14 VIADUTOS NUM TRECHO DE 10 QUILÔMETROS, O MAIOR DELES COM CERCA DE UM QUILÔMETRO DE EXTENSÃO, NA SUBIDA DA SERRA. A RODOVIA MOGI-DUTRA TERMINA NO ENTRONCAMENTO COM O ANEL VIÁRIO DE MOGI DAS CRUZES. NO TRECHO URBANO DE MOGI DAS CRUZES A SP-88 NÃO POSSUI UM TRAÇADO DETERMINADO COMEÇANDO NA "AVENIDA MIGUEL GEMMA", NO BAIRRO DO SOCORRO, ONDE INICIA-SE A "RODOVIA MOGI-SALESÓPOLIS", LIGANDO OS MUNICÍPIOS DE MOGI DAS CRUZES, BIRITIBA MIRIM E SALESÓPOLIS, TODAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. NA SAÍDA DE MOGI DAS CRUZES HÁ UM TRECHO DUPLICADO DE CERCA DE 8 QUILÔMETROS. ENTRE MOGI DAS CRUZES E BIRITIBA MIRIM O TRAÇADO CRUZA O CINTURÃO VERDE, ÁREA NA VÁRZEA DO RIO TIETÊ QUE É RESPONSÁVEL POR 60% DA PRODUÇÃO DE HORTIFRUTIGRANJEIROS DO EIXO RIO-SÃO PAULO, SENDO TAMBÉM A MAIOR PRODUTORA NO PAÍS NESTE RAMO. LOGO APÓS O TRECHO URBANO DE BIRITIBA MIRIM, PRÓXIMO À PONTE SOBRE O RIO TIETÊ, HÁ UMA INTERSEÇÃO COM A RODOVIA SP-92, MAIS CONHECIDA COMO ESTRADA DE CASA GRANDE, QUE SERVE A BAIRROS RURAIS DE BIRITIBA MIRIM E AO SISTEMA PRODUTOR RIO CLARO DA SABESP. A RODOVIA PERCORRE TAMBÉM AS MARGENS DO LAGO DO RESERVATÓRIO DE PARAITINGA, INTEGRANTE DO SISTEMA PRODUTOR DO ALTO TIETÊ, RESPONSÁVEL PELO ABASTECIMENTO DE PARTE DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. SEU TRAÇADO É DOMINADO POR RETAS ENTRE MOGI DAS CRUZES E BIRITIBA MIRIM E POR CURVAS, ACLIVES E DECLIVES SUAVES ENTRE BIRITIBA MIRIM E SALESÓPOLIS, COM PISTA SIMPLES E UMA FAIXA DE ROLAMENTO EM CADA SENTIDO. POSSUI UM TRECHO RECONSTRUÍDO EM 2004, DEVIDO AO ALAGAMENTO DO ANTIGO TRAÇADO PELO RESERVATÓRIO ACIMA MENCIONADO. NO INÍCIO DO TRECHO URBANO DE SALESÓPOLIS, HÁ UMA INTERSECÇÃO COM A "RODOVIA NILO MÁXIMO" (SP-77), COM ACESSO ÀS CIDADES DE SANTA BRANCA E JACAREÍ. JÁ O TRECHO COMPREENDIDO ENTRE SALESÓPOLIS E O ENTRONCAMENTO COM A RODOVIA DOS TAMOIOS (SP-99) É POPULARMENTE CONHECIDO POR "ESTRADA DAS PITAS", CORTANDO OS MUNICÍPIOS DE SALESÓPOLIS E PARAIBUNA. NESTA RODOVIA FICA O ACESSO AO PARQUE NASCENTES DO TIETÊ, ONDE SE LOCALIZADA A NASCENTE DO RIO TIETÊ, QUE CORTA DO ESTADO DE SÃO PAULO. SEU TRAÇADO É SINUOSÍSSIMO, COM INÚMERAS CURVAS E TRECHOS COM A ACLIVIDADES/DECLIVIDADE BASTANTE ACENTUADOS, POSSUINDO POUCAS RETAS, INCLUINDO AINDA UM TRECHO DE SERRA. ESTE TRECHO É UTILIZADO PRINCIPALMENTE PARA O ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO DAS FAZENDAS DE EUCALIPTO, QUE OCUPAM A MAIOR PARTE DA REGIÃO POR ONDE PASSA A ESTRADA DAS PITAS. PRÓXIMO À SALESÓPOLIS HÁ UM ENTRONCAMENTO COM A "ESTRADA DA PETROBRÁS", OU FUTURA ESTRADA DO SOL QUE LIGA A SP-88 À "RODOVIA RIO-SANTOS" (BR-101/SP-55), NO BAIRRO DO PORTO NOVO EM CARAGUATATUBA, EM UM TRAJETO BEM ACIDENTADO, MAS COM BELAS PAISAGENS, SEM QUALQUER TIPO DE PAVIMENTAÇÃO, QUE ACOMPANHA O OLEODUTO QUE ALI PASSA. O TRECHO DA SP-88 COMPREENDIDO ENTRE MOGI DAS CRUZES E A RODOVIA DOS TAMOIOS, DE CERCA DE 80 QUILÔMETROS, RECEBEU MELHORIAS ENTRE 2008 E 2010, COM O RECAPEAMENTO DE TODA A SUA EXTENSÃO, CONSTRUÇÃO DE TERCEIRA-FAIXA EM VÁRIOS TRECHOS, IMPLANTAÇÃO DE PARADAS DE EMERGÊNCIA, NOVOS SISTEMAS DE DRENAGEM, OBRAS DE CONTENÇÃO DE ENCOSTAS E A DUPLICAÇÃO DE UM TRECHO DE 5 KM ENTRE MOGI DAS CRUZES E O DISTRITO DE COCUERA. DENOMINAÇÕES TRECHO DA SP-88 (MOGI-DUTRA) QUE CRUZA A SERRA DO ITAPETI, EM MOGI DAS CRUZES A SP-88 É ADMINISTRADA EM QUASE TODA A SUA EXTENSÃO PELO DER-SP, EXCETO NOS PERÍMETROS URBANOS DE MOGI DAS CRUZES E SALESÓPOLIS, ONDE É ADMINISTRADA PELAS PREFEITURA LOCAIS. A RODOVIA PEDRO EROLES É MAIS CONHECIDA COMO "MOGI-DUTRA", E A RODOVIA ALFREDO ROLIM DE MOURA TAMBÉM É CONHECIDA COMO "AVENIDA MIGUEL GEMMA" E "MOGI-SALESÓPOLIS" (ENTRE MOGI DAS CRUZES E SALESÓPOLIS) E "ESTRADA DAS PITAS" (ENTRE SALESÓPOLIS E RODOVIA DOS TAMOIOS). A RODOVIA RECEBE AS SEGUINTES DENOMINAÇÕES OFICIAIS EM SEU TRAJETO: NOME: PEDRO EROLES, RODOVIA DE - ATÉ: RODOVIA PRESIDENTE DUTRA (EM ARUJÁ NO KM 32) - MOGI DAS CRUZES (NO KM 51) NOME: ALFREDO ROLIM DE MOURA, PROFESSOR, RODOVIA DE : MOGI DAS CRUZES (NO KM 57,4) ATÉ- RODOVIA DOS TAMOIOS (SP-99) (NO KM 135
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Um dos jovens morreu e o outro perdeu o braço. , e a 5,8 Km do Centro de Mogi das Cruzes é um município brasileiro do estado de São Paulo, localizado na Região Metropolitana de São Paulo, na Região do Alto Tietê, também conhecida como Zona Leste da Grande São Paulo, em conformidade com a lei estadual nº 1.139, de 16 de junho de 2011[7] e, consequentemente, com o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI). Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 455 587 habitantes.[8] Sua divisão administrativa é formada pela sede e pelos distritos de Biritiba Ussu, Brás Cubas, César de Sousa, Jundiapeba, Quatinga, Sabaúna, Taboão[9][10] e Taiaçupeba.[11][12] O bandeirante paulista Gaspar Vaz deu início ao povoado, que tornou-se a Vila de Sant'Anna de Mogi Mirim, criada oficialmente em 1 de setembro de 1611, e que viria a se tornar a cidade de Mogi das Cruzes, eventualmente se tornando um ponto de parada entre São Paulo e Rio de Janeiro. Topônimo Segundo Eduardo Navarro, em seu Dicionário de Tupi Antigo (2013), mogi é um nome de origem tupi antiga que significa "rio das cobras", através da junção de moîa (ou mboîa), "cobra", e 'y, "rio",[13] referindo-se ao Tietê, o qual, em seu alto curso, cruza o município. Ao longo dos anos, a grafia M'Boijy, que significa rio da cobra, foi alterada para Boigy, depois para Mogy, Moji e finalmente para Mogi. Segundo as normas ortográficas vigentes da língua portuguesa, este topônimo deveria ser grafado Moji pois prescreve-se o uso da letra "j" para a grafia de palavras de origem tupi-guarani. Assim, tanto o dicionário Houaiss como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística usam a grafia Moji. Historicamente, no entanto, o uso mais comum, apoiado pela administração pública e pela imprensa, é Mogi para o nome da cidade. Dois outros municípios que usam o nome de Mogi são Mogi Guaçu e Mogi Mirim. Por se tratar de topônimo com tradição histórica secular e uso consagrado pelos brasileiros, a grafia com "g" também é aceita (assim como em "Sergipe"), de acordo com a norma ortográfica vigente em sua Base XI: Base XI - Nomes Próprios: regras do Formulário para aportuguesamentos e nomes próprios. Ressalva ao direito de manter a grafia original dos nomes próprios de pessoas e empresas. Exceção feita aos topônimos de tradição histórica, tais como "Bahia". História Obra de Debret (1768-1848) mostrando soldados oriundos da cidade em combate. Mogi das Cruzes começou como um povoado, por volta de 1560, servindo como um ponto de repouso aos bandeirantes e exploradores indo e vindo de São Paulo, entre eles Brás Cubas. Gaspar Vaz Guedes foi responsável pela abertura da primeira estrada entre a capital e Mogi, iniciando o povoado, posteriormente elevado à "Vila", com o nome "Vila de Sant'Ana de Mogi Mirim".[14] O fato foi oficializado em 1º de setembro de 1611.[15] Em 13 de março de 1865 foi elevada à cidade, e em 14 de abril de 1874 à comarca.[16][17][17][18] De acordo com o historiador Isaac Grinberg, o bandeirante Gaspar Vaz além de responsável pela abertura e por desbravar estas terras, após adquirir uma sesmaria na região, o mesmo também foi responsável pelo pedido de elevação do povoado a vila. Fato que se deu em 1611, aos primeiro de Setembro. Mogi das Cruzes acolhe colônias de todos os cantos do mundo, com destaque especial para a colonização japonesa, com uma grande quantidade de japoneses e seus descendentes (aproximadamente 20% segundo a prefeitura), que já estão em sua terceira geração no município. Além disso, o município possui uma considerável população nordestina, sendo que a maioria veio para a capital estadual e, depois, mudou-se para Mogi das Cruzes em busca de melhor qualidade de vida.[19] Geografia Mogi das Cruzes situa-se a uma altitude média de 780 metros. Seu ponto mais alto é o Pico do Urubu com 1 160 metros, localizado na Serra do Itapety. O município é cortado por duas serras: a Serra do Mar e a Serra do Itapety e ainda pelo Rio Tietê. Em seu território se encontram duas represas que fazem parte do Sistema Produtor do Alto Tietê, os reservatórios de Taiaçupeba e do rio Jundiaí. Localização Mogi das Cruzes está situada na região leste da Grande São Paulo, no Alto Tietê. O ponto de referência é o marco zero, um obelisco instalado na Praça Coronel Benedito de Almeida, em frente à Igreja Matriz Catedral Sant'Ana. Latitude: -23º31'23,7" sul. Longitude: -46º11'31,2" oeste. Altitude: 742 metros acima do nível do mar. Os limites são Arujá a noroeste, Santa Isabel a noroeste e norte, Guararema a nordeste, Biritiba Mirim a leste, Bertioga e Santos a sul, Santo André a sudoeste, Suzano a sudoeste e oeste e Itaquaquecetuba a oeste. Depois da capital paulista, Mogi das Cruzes é o maior município em área da Grande São Paulo, com 712,541 quilômetros quadrados.[3] Demografia Igrejas do Carmo, ordens primeira e terceira. População total:455.587(2021)[3] Densidade demográfica (hab./km²): 544,12(2010) Homens: 210.668(2010) Mulheres: 222.237(2010) População Urbana: 400.435 População Rural: 30.466 Mortalidade infantil 10,99 (dados de 2019) Expectativa de vida (anos): 71,08 Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,15 Taxa de alfabetização: 93,50% Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,783 IDH-M Renda: 0,762 IDH-M Longevidade: 0,851 IDH-M Educação: 0,740 Composição racial [20] Raça Porcentagem Branca 52,1% Preta 4,2% Parda 28,8% Amarela 14,8% Indígena 0,1% Vista panorâmica de Mogi das Cruzes a partir da Serra do Itapety. Segurança Pública Ocorrências por 100 mil habitantes Os dados referente ao número de ocorrências por 100 mil habitantes, no ano de 2016: Homicídio Doloso : 7,23 Furto: 416,20 Roubo: 217,51 Furto e Roubo de Veículos: 226,93 Ocorrências absolutas em 2016: Homicídio Doloso: 30 ( 0,08 por dia) Furto: 2.973 (8,14 por dia) Roubo: 1.318 (3,60 por dia) Furto e roubo de veículos: 942 (2,6 por dia) Gráfico de Roubo e Furto de Veículos: Abaixo está o gráfico que mostra a evolução do número de roubo e furto de veículos a partir de 2001 até 2016: Esta página contém um gráfico que utiliza a extensão <graph>. A extensão está temporariamente indisponível e será reativada dentro de alguns dias. Para mais informações, consulte o ticket T334940. Gráfico de homicídios dolosos: Abaixo está o gráfico que mostra a evolução do número de homicídios dolosos a partir de 2001 até 2016: Esta página contém um gráfico que utiliza a extensão <graph>. A extensão está temporariamente indisponível e será reativada dentro de alguns dias. Para mais informações, consulte o ticket T334940. CDP Mogi das Cruzes Mogi das Cruzes conta também com um Centro de Detenção Provisória (CDP), que foi inaugurado em 15 de Outubro de 2002 e que é administrado pela SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) e está localizado na Estrada do Taboão.[21] Segundo a SAP a capacidade do CPD Mogi das Cruzes é de 584 detentos. Em 2016, a realidade é que o CDP lidava com superlotação de mais de 2.000 pessoas.[22] Em 2020, o CDP ainda tinha uma superlotação de 1.573 para um CDP equipado para apenas 844 detentos.[23] Transportes Trens Estação Mogi das Cruzes O município é servido pelos trens da Linha 11 do Trem Metropolitano de São Paulo e conta com quatro estações:[24] Estação Jundiapeba (distrito de Jundiapeba); Estação Braz Cubas (distrito de Brás Cubas); Estação Mogi das Cruzes (centro); Estação Estudantes (acesso às universidades UMC e Braz Cubas, ao Mogi Shopping e ao Terminal Rodoviário Geraldo Scavone). Também no município situa-se a antiga Estação Sabaúna, atualmente utilizada como espaço cultural e ocasionalmente usada como destino do Expresso Turístico, principalmente na época do Natal. Ônibus Terminal Estudantes de ônibus municipais e intermunicipais Duas empresas são responsáveis por operar os ônibus municipais: CS Brasil e Princesa do Norte. Os ônibus são integrados pelo Sistema Integrado Mogiano (SIM), que separa a cidade em oito regiões diferentes. É possível realizar a integração com linhas diferentes com o cartão eletrônico.[25] Há dois terminais de ônibus na cidade: o Terminal Central, que se interliga a Estação Mogi das Cruzes da CPTM e o Terminal Estudantes, que fica próximo da estação de mesmo nome. O município também é servido por linhas de ônibus intermunicipais da EMTU-SP, através do Consórcio Unileste, que ligam Mogi das Cruzes às cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá, Salesópolis, Santa Isabel, São Paulo e Suzano. Existem também algumas linhas de responsabilidade da ARTESP, que interligam Mogi das Cruzes aos municípios de Jacareí, São José dos Campos, Atibaia, Nazaré Paulista, Igaratá, Taubaté, Aparecida, Santo André, São Bernardo do Campo, Santos, São Vicente (São Paulo), Praia Grande, Guarujá, Bertioga e São Sebastião. Existem ainda linhas interestaduais que estão sob responsabilidade da ANTT que ligam aos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ferrovias O município é cortado pelas seguintes ferrovias: Linha 11 do Trem Metropolitano de São Paulo; Variante do Parateí da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil;[26] Ramal de São Paulo da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil (sendo continuada como a Linha 11 da CPTM).[27] Rodovias O município é cortado e servido pelas seguintes rodovias: SP-70 - Rodovia Ayrton Senna; SP-98 - Rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro (Rodovia Mogi-Bertioga); SP-88 - Rodovia Pedro Eroles (Rodovia Mogi-Dutra) e Rodovia Prof. Alfredo Rolim de Moura (Rodovia Mogi-Salesópolis); SP-66 - Rodovia Henrique Eroles (Antiga Estrada São Paulo-Rio e Rodovia Mogi-Guararema); SP-39 - Rodovia Engenheiro Cândido do Rego Chaves (Estrada das Varinhas e Rodovia Mogi-Quatinga); SP-102 - Rodovia Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira (Rodovia Mogi-Taiaçupeba); SP-43 - Estrada Vereadora Mercedes D'Orto. . Venha ConferiMogi das Cruzes - SPAPARTAMENTO EXCELENTE TOTALMENTE REFORMADO COM COZINHA PLANEJADA,LAVANDERIA COM PISO DE GRANITO,2 DORMITÓRIOS COM PISO LAMINADO,BANHEIRO REVESTIDO EM MÁRMORE,SALA COM SANCA,COM LAZER COMPLETO ,Ótima Localização próximo a Supermercados, Padarias, Comércios, Escolas, Postos de Saúde, a poucos minutos da Estação de Brás Cubas da CTPM é uma estação ferroviária, pertencente à Linha 11–Coral da CPTM, localizada no município de Mogi das Cruzes. Construída na Avenida Anchieta, a estação fica próxima ao centro comercial do distrito de Brás Cubas, o mais populoso de Mogi das Cruzes. História A estação Braz Cubas foi aberta pela EFCB como posto telegráfico em 20 de agosto de 1914. Desde 1994 é administrada pela CPTM. A estação foi palco de um crime de repercussão nacional: em 8 de dezembro de 2003 dois jovens foram jogados pelas janelas de uma composição que saía da Estação Braz Cubas por três skinheads. Um dos jovens morreu e o outro perdeu o braço. , e a 5,8 Km do Centro de Mogi das Cruzes é um município brasileiro do estado de São Paulo, localizado na Região Metropolitana de São Paulo, na Região do Alto Tietê, também conhecida como Zona Leste da Grande São Paulo, em conformidade com a lei estadual nº 1.139, de 16 de junho de 2011[7] e, consequentemente, com o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI). Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 455 587 habitantes.[8] Sua divisão administrativa é formada pela sede e pelos distritos de Biritiba Ussu, Brás Cubas, César de Sousa, Jundiapeba, Quatinga, Sabaúna, Taboão[9][10] e Taiaçupeba.[11][12] O bandeirante paulista Gaspar Vaz deu início ao povoado, que tornou-se a Vila de Sant'Anna de Mogi Mirim, criada oficialmente em 1 de setembro de 1611, e que viria a se tornar a cidade de Mogi das Cruzes, eventualmente se tornando um ponto de parada entre São Paulo e Rio de Janeiro. Topônimo Segundo Eduardo Navarro, em seu Dicionário de Tupi Antigo (2013), mogi é um nome de origem tupi antiga que significa "rio das cobras", através da junção de moîa (ou mboîa), "cobra", e 'y, "rio",[13] referindo-se ao Tietê, o qual, em seu alto curso, cruza o município. Ao longo dos anos, a grafia M'Boijy, que significa rio da cobra, foi alterada para Boigy, depois para Mogy, Moji e finalmente para Mogi. Segundo as normas ortográficas vigentes da língua portuguesa, este topônimo deveria ser grafado Moji pois prescreve-se o uso da letra "j" para a grafia de palavras de origem tupi-guarani. Assim, tanto o dicionário Houaiss como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística usam a grafia Moji. Historicamente, no entanto, o uso mais comum, apoiado pela administração pública e pela imprensa, é Mogi para o nome da cidade. Dois outros municípios que usam o nome de Mogi são Mogi Guaçu e Mogi Mirim. Por se tratar de topônimo com tradição histórica secular e uso consagrado pelos brasileiros, a grafia com "g" também é aceita (assim como em "Sergipe"), de acordo com a norma ortográfica vigente em sua Base XI: Base XI - Nomes Próprios: regras do Formulário para aportuguesamentos e nomes próprios. Ressalva ao direito de manter a grafia original dos nomes próprios de pessoas e empresas. Exceção feita aos topônimos de tradição histórica, tais como "Bahia". História Obra de Debret (1768-1848) mostrando soldados oriundos da cidade em combate. Mogi das Cruzes começou como um povoado, por volta de 1560, servindo como um ponto de repouso aos bandeirantes e exploradores indo e vindo de São Paulo, entre eles Brás Cubas. Gaspar Vaz Guedes foi responsável pela abertura da primeira estrada entre a capital e Mogi, iniciando o povoado, posteriormente elevado à "Vila", com o nome "Vila de Sant'Ana de Mogi Mirim".[14] O fato foi oficializado em 1º de setembro de 1611.[15] Em 13 de março de 1865 foi elevada à cidade, e em 14 de abril de 1874 à comarca.[16][17][17][18] De acordo com o historiador Isaac Grinberg, o bandeirante Gaspar Vaz além de responsável pela abertura e por desbravar estas terras, após adquirir uma sesmaria na região, o mesmo também foi responsável pelo pedido de elevação do povoado a vila. Fato que se deu em 1611, aos primeiro de Setembro. Mogi das Cruzes acolhe colônias de todos os cantos do mundo, com destaque especial para a colonização japonesa, com uma grande quantidade de japoneses e seus descendentes (aproximadamente 20% segundo a prefeitura), que já estão em sua terceira geração no município. Além disso, o município possui uma considerável população nordestina, sendo que a maioria veio para a capital estadual e, depois, mudou-se para Mogi das Cruzes em busca de melhor qualidade de vida.[19] Geografia Mogi das Cruzes situa-se a uma altitude média de 780 metros. Seu ponto mais alto é o Pico do Urubu com 1 160 metros, localizado na Serra do Itapety. O município é cortado por duas serras: a Serra do Mar e a Serra do Itapety e ainda pelo Rio Tietê. Em seu território se encontram duas represas que fazem parte do Sistema Produtor do Alto Tietê, os reservatórios de Taiaçupeba e do rio Jundiaí. Localização Mogi das Cruzes está situada na região leste da Grande São Paulo, no Alto Tietê. O ponto de referência é o marco zero, um obelisco instalado na Praça Coronel Benedito de Almeida, em frente à Igreja Matriz Catedral Sant'Ana. Latitude: -23º31'23,7" sul. Longitude: -46º11'31,2" oeste. Altitude: 742 metros acima do nível do mar. Os limites são Arujá a noroeste, Santa Isabel a noroeste e norte, Guararema a nordeste, Biritiba Mirim a leste, Bertioga e Santos a sul, Santo André a sudoeste, Suzano a sudoeste e oeste e Itaquaquecetuba a oeste. Depois da capital paulista, Mogi das Cruzes é o maior município em área da Grande São Paulo, com 712,541 quilômetros quadrados.[3] Demografia Igrejas do Carmo, ordens primeira e terceira. População total:455.587(2021)[3] Densidade demográfica (hab./km²): 544,12(2010) Homens: 210.668(2010) Mulheres: 222.237(2010) População Urbana: 400.435 População Rural: 30.466 Mortalidade infantil 10,99 (dados de 2019) Expectativa de vida (anos): 71,08 Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,15 Taxa de alfabetização: 93,50% Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,783 IDH-M Renda: 0,762 IDH-M Longevidade: 0,851 IDH-M Educação: 0,740 Composição racial [20] Raça Porcentagem Branca 52,1% Preta 4,2% Parda 28,8% Amarela 14,8% Indígena 0,1% Vista panorâmica de Mogi das Cruzes a partir da Serra do Itapety. Segurança Pública Ocorrências por 100 mil habitantes Os dados referente ao número de ocorrências por 100 mil habitantes, no ano de 2016: Homicídio Doloso : 7,23 Furto: 416,20 Roubo: 217,51 Furto e Roubo de Veículos: 226,93 Ocorrências absolutas em 2016: Homicídio Doloso: 30 ( 0,08 por dia) Furto: 2.973 (8,14 por dia) Roubo: 1.318 (3,60 por dia) Furto e roubo de veículos: 942 (2,6 por dia) Gráfico de Roubo e Furto de Veículos: Abaixo está o gráfico que mostra a evolução do número de roubo e furto de veículos a partir de 2001 até 2016: Esta página contém um gráfico que utiliza a extensão <graph>. A extensão está temporariamente indisponível e será reativada dentro de alguns dias. Para mais informações, consulte o ticket T334940. Gráfico de homicídios dolosos: Abaixo está o gráfico que mostra a evolução do número de homicídios dolosos a partir de 2001 até 2016: Esta página contém um gráfico que utiliza a extensão <graph>. A extensão está temporariamente indisponível e será reativada dentro de alguns dias. Para mais informações, consulte o ticket T334940. CDP Mogi das Cruzes Mogi das Cruzes conta também com um Centro de Detenção Provisória (CDP), que foi inaugurado em 15 de Outubro de 2002 e que é administrado pela SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) e está localizado na Estrada do Taboão.[21] Segundo a SAP a capacidade do CPD Mogi das Cruzes é de 584 detentos. Em 2016, a realidade é que o CDP lidava com superlotação de mais de 2.000 pessoas.[22] Em 2020, o CDP ainda tinha uma superlotação de 1.573 para um CDP equipado para apenas 844 detentos.[23] Transportes Trens Estação Mogi das Cruzes O município é servido pelos trens da Linha 11 do Trem Metropolitano de São Paulo e conta com quatro estações:[24] Estação Jundiapeba (distrito de Jundiapeba); Estação Braz Cubas (distrito de Brás Cubas); Estação Mogi das Cruzes (centro); Estação Estudantes (acesso às universidades UMC e Braz Cubas, ao Mogi Shopping e ao Terminal Rodoviário Geraldo Scavone). Também no município situa-se a antiga Estação Sabaúna, atualmente utilizada como espaço cultural e ocasionalmente usada como destino do Expresso Turístico, principalmente na época do Natal. Ônibus Terminal Estudantes de ônibus municipais e intermunicipais Duas empresas são responsáveis por operar os ônibus municipais: CS Brasil e Princesa do Norte. Os ônibus são integrados pelo Sistema Integrado Mogiano (SIM), que separa a cidade em oito regiões diferentes. É possível realizar a integração com linhas diferentes com o cartão eletrônico.[25] Há dois terminais de ônibus na cidade: o Terminal Central, que se interliga a Estação Mogi das Cruzes da CPTM e o Terminal Estudantes, que fica próximo da estação de mesmo nome. O município também é servido por linhas de ônibus intermunicipais da EMTU-SP, através do Consórcio Unileste, que ligam Mogi das Cruzes às cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá, Salesópolis, Santa Isabel, São Paulo e Suzano. Existem também algumas linhas de responsabilidade da ARTESP, que interligam Mogi das Cruzes aos municípios de Jacareí, São José dos Campos, Atibaia, Nazaré Paulista, Igaratá, Taubaté, Aparecida, Santo André, São Bernardo do Campo, Santos, São Vicente (São Paulo), Praia Grande, Guarujá, Bertioga e São Sebastião. Existem ainda linhas interestaduais que estão sob responsabilidade da ANTT que ligam aos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ferrovias O município é cortado pelas seguintes ferrovias: Linha 11 do Trem Metropolitano de São Paulo; Variante do Parateí da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil;[26] Ramal de São Paulo da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil (sendo continuada como a Linha 11 da CPTM).[27] Rodovias O município é cortado e servido pelas seguintes rodovias: SP-70 - Rodovia Ayrton Senna; SP-98 - Rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro (Rodovia Mogi-Bertioga); SP-88 - Rodovia Pedro Eroles (Rodovia Mogi-Dutra) e Rodovia Prof. Alfredo Rolim de Moura (Rodovia Mogi-Salesópolis); SP-66 - Rodovia Henrique Eroles (Antiga Estrada São Paulo-Rio e Rodovia Mogi-Guararema); SP-39 - Rodovia Engenheiro Cândido do Rego Chaves (Estrada das Varinhas e Rodovia Mogi-Quatinga); SP-102 - Rodovia Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira (Rodovia Mogi-Taiaçupeba); SP-43 - Estrada Vereadora Mercedes D'Orto. . Venha Conferi
Rua Mem de Sá, 116 - Jardim MaricaSOBRADO EXCELENTE COM ÁREA CONSTRUIDA DE 240M², SACADA COM MÓVEIS PLANEJADOS, COM 3 DORMITÓRIOS SENDO 1 SUITE, SALA DE JANTAR, SALA DE TV,ESCRITÓRIO BANHEIRO SOCIAL COZINHA ISOLADA , TETO RETRÁTIL AUTOMATIZA, AQUECIMENTO A GÁS , TETO REBAIXADO COM SANCA , PISO EM PORCELANATO E GRANITO,GARAGEM PARA 3 VAGAS COM PORTÃO ELETRÔNICO, ESPAÇO GOURMET COM CHURRASCARIA, FOGÃO A LENHA PIZZA, BANHEIRO EXTERNO, LAVANDERIA MURADA,RUA COM CÂMERA DE SEGURANÇA,PRÓXIMO A UPA 24 HORAS-RODEIO A Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24 horas é uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, que funcionam 24 horas por dia, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. Está equipada e preparada para resolver grande parte das urgências e emergências como crises hipertensivas, febre alta, cortes, infartos e derrames, contribuindo para reduzir as filas nos pronto-socorros dos hospitais. Quando o paciente chega à UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e fazem o diagnóstico. Se for necessário, o paciente pode ser encaminhado ao hospital ou permanecer em observação por até 24 horas,ACESSO A AVENIDA PEDRO ROMERO A avenida Pedro Romero receberá, a partir desta segunda-feira , uma faixa reversível para veículos, no sentido Cezar de Souza – Rodeio. A medida será adotada das 7h às 9h, de segunda a sexta-feira, e tem como objetivo melhorar as condições de trânsito na região leste da cidade no horário de pico da manhã. A nova faixa reversível já foi testada no início desta semana, com resultados positivos para a fluidez do trânsito. A avenida Pedro Romero é uma opção para os motoristas que deixam a região leste da cidade em direção à via Perimetral ou a bairros como o Mogilar, sem precisar utilizar a avenida Francisco Rodrigues Filho. “A implantação da faixa reversível oferece uma nova opção aos motoristas que estão na região leste da cidade e que enfrentam dificuldades com o excesso de veículos. Ela amplia a capacidade viária da avenida Pedro Romero no horário de pico, evitando problemas de fluidez e tendo a possibilidade de diminuir a quantidade de veículos que seguem pela avenida Francisco Rodrigues Filho”, explicou a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres. Faixas serão colocadas na via para alertar os motoristas sobre a nova faixa reversível. Além disso, agentes municipais de trânsito serão deslocados para pontos estratégicos para fazer o acompanhamento da movimentação dos veículos. A secretária lembrou ainda que a administração municipal vem desenvolvendo uma série de providências para a melhoria do trânsito na ligação entre a região leste de Mogi das Cruzes e os bairros próximos à região central. Entre os trabalhos que já estão em andamento está a transformação da rotatória da praça Kazuo Kimura em um complexo viário. A medida trará benefícios para o trânsito na avenida Francisco Rodrigues Filho. A atual rotatória será transformada em um cruzamento com semáforos. Também serão construídas uma nova via ligando a rua Professor Ismael Alves dos Santos e a avenida Yoshiteru Onishi e três transposições sobre o córrego Lavapés. As intervenções foram iniciadas no final de dezembro, com os trabalhos de topografia e medição dos terrenos que receberão as obras. Durante o mês de janeiro, os dados coletados foram transportados para os projetos elaborados e no final do mês foi iniciada a preparação para a construção da nova via. Outra ação que está sendo feita é o estudo sobre a mobilidade urbana na região leste da cidade, que abrange o distrito de Cezar de Souza. O trabalho faz parte dos levantamentos para a revisão dos projetos voltados ao trânsito do Programa Viva Mogi e está fazendo o levantamento de informações sobre a quantidade de veículos que transitam nas vias durante todo o dia, as características dos problemas e o interesse de circulação dos motoristas. Também é possível verificar o impacto do trânsito na circulação do transporte coletivo.Mogi das Cruzes - SPSOBRADO EXCELENTE COM ÁREA CONSTRUIDA DE 240M², SACADA COM MÓVEIS PLANEJADOS, COM 3 DORMITÓRIOS SENDO 1 SUITE, SALA DE JANTAR, SALA DE TV,ESCRITÓRIO BANHEIRO SOCIAL COZINHA ISOLADA , TETO RETRÁTIL AUTOMATIZA, AQUECIMENTO A GÁS , TETO REBAIXADO COM SANCA , PISO EM PORCELANATO E GRANITO,GARAGEM PARA 3 VAGAS COM PORTÃO ELETRÔNICO, ESPAÇO GOURMET COM CHURRASCARIA, FOGÃO A LENHA PIZZA, BANHEIRO EXTERNO, LAVANDERIA MURADA,RUA COM CÂMERA DE SEGURANÇA,PRÓXIMO A UPA 24 HORAS-RODEIO A Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24 horas é uma estrutura de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, que funcionam 24 horas por dia, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. Está equipada e preparada para resolver grande parte das urgências e emergências como crises hipertensivas, febre alta, cortes, infartos e derrames, contribuindo para reduzir as filas nos pronto-socorros dos hospitais. Quando o paciente chega à UPA, os médicos prestam socorro, controlam o problema e fazem o diagnóstico. Se for necessário, o paciente pode ser encaminhado ao hospital ou permanecer em observação por até 24 horas,ACESSO A AVENIDA PEDRO ROMERO A avenida Pedro Romero receberá, a partir desta segunda-feira , uma faixa reversível para veículos, no sentido Cezar de Souza – Rodeio. A medida será adotada das 7h às 9h, de segunda a sexta-feira, e tem como objetivo melhorar as condições de trânsito na região leste da cidade no horário de pico da manhã. A nova faixa reversível já foi testada no início desta semana, com resultados positivos para a fluidez do trânsito. A avenida Pedro Romero é uma opção para os motoristas que deixam a região leste da cidade em direção à via Perimetral ou a bairros como o Mogilar, sem precisar utilizar a avenida Francisco Rodrigues Filho. “A implantação da faixa reversível oferece uma nova opção aos motoristas que estão na região leste da cidade e que enfrentam dificuldades com o excesso de veículos. Ela amplia a capacidade viária da avenida Pedro Romero no horário de pico, evitando problemas de fluidez e tendo a possibilidade de diminuir a quantidade de veículos que seguem pela avenida Francisco Rodrigues Filho”, explicou a secretária municipal de Mobilidade Urbana, Cristiane Ayres. Faixas serão colocadas na via para alertar os motoristas sobre a nova faixa reversível. Além disso, agentes municipais de trânsito serão deslocados para pontos estratégicos para fazer o acompanhamento da movimentação dos veículos. A secretária lembrou ainda que a administração municipal vem desenvolvendo uma série de providências para a melhoria do trânsito na ligação entre a região leste de Mogi das Cruzes e os bairros próximos à região central. Entre os trabalhos que já estão em andamento está a transformação da rotatória da praça Kazuo Kimura em um complexo viário. A medida trará benefícios para o trânsito na avenida Francisco Rodrigues Filho. A atual rotatória será transformada em um cruzamento com semáforos. Também serão construídas uma nova via ligando a rua Professor Ismael Alves dos Santos e a avenida Yoshiteru Onishi e três transposições sobre o córrego Lavapés. As intervenções foram iniciadas no final de dezembro, com os trabalhos de topografia e medição dos terrenos que receberão as obras. Durante o mês de janeiro, os dados coletados foram transportados para os projetos elaborados e no final do mês foi iniciada a preparação para a construção da nova via. Outra ação que está sendo feita é o estudo sobre a mobilidade urbana na região leste da cidade, que abrange o distrito de Cezar de Souza. O trabalho faz parte dos levantamentos para a revisão dos projetos voltados ao trânsito do Programa Viva Mogi e está fazendo o levantamento de informações sobre a quantidade de veículos que transitam nas vias durante todo o dia, as características dos problemas e o interesse de circulação dos motoristas. Também é possível verificar o impacto do trânsito na circulação do transporte coletivo.